A percepção de professores de futsal “extracurricular” sobre a sua prática pedagógica em escolas particulares de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Haro, Guilherme Krummenauer
Orientador(a): Ginciene, Guy
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/235188
Resumo: O esporte como fenômeno cultural alcança diversificados públicos e está presente na escola na Educação Física (componente curricular) e em caráter oferecido por modalidades (atividades extracurriculares). A alta complexidade da função de professor de esporte extracurricular pode apresentar desafios na prática pedagógica. Essa dissertação buscou responder a seguinte questão: como a prática pedagógica é percebida pelos profissionais de Educação Física que atuam como professores da modalidade Futsal em escolas particulares de Porto Alegre? Dessa forma, esse estudo teve por objetivo analisar a percepção dos professores da modalidade Futsal Extracurricular sobre a sua prática pedagógica em escolas particulares de Porto Alegre. Foi realizada uma pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa. A coleta das informações aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas (gravadas e transcritas). Posteriormente, as informações foram tratadas por meio de uma análise temática (BRAUN; CLARKE; WEATE, 2016). Após leitura profunda e minuciosa, juntamente à sequência das fases de análise e codificação dos registros, foram gerados quatro temas: participação em eventos e competições; a construção do fazer dos professores; o fazer dos professores e as repercussões do trabalho do professor. Os temas foram analisados e discutidos à luz das novas tendências em Pedagogia do Esporte. Na fala dos professores participantes, percebi as competições e participação em eventos como o centro do processo de ensino. Observo que não há orientação pedagógica por parte das escolas, o que leva a uma atuação isolada e com demandas que vão além do “dar aula”, na qual o professor é quem deve “se fazer notar”. Entendo que essa falta de apoio e orientação contribui para que o ensino do futsal extracurricular nas escolas acabe sendo balizado como positivo ou negativo com base em resultados das equipes em competições.
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A coleta das informações aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas (gravadas e transcritas). Posteriormente, as informações foram tratadas por meio de uma análise temática (BRAUN; CLARKE; WEATE, 2016). Após leitura profunda e minuciosa, juntamente à sequência das fases de análise e codificação dos registros, foram gerados quatro temas: participação em eventos e competições; a construção do fazer dos professores; o fazer dos professores e as repercussões do trabalho do professor. Os temas foram analisados e discutidos à luz das novas tendências em Pedagogia do Esporte. Na fala dos professores participantes, percebi as competições e participação em eventos como o centro do processo de ensino. Observo que não há orientação pedagógica por parte das escolas, o que leva a uma atuação isolada e com demandas que vão além do “dar aula”, na qual o professor é quem deve “se fazer notar”. Entendo que essa falta de apoio e orientação contribui para que o ensino do futsal extracurricular nas escolas acabe sendo balizado como positivo ou negativo com base em resultados das equipes em competições.Sport as a cultural phenomenon reaches varied audiences, is currently played in schools in Physical Education (curricular component) and is also offered in modalities (extracurricular activities). The high complexity of the role of extracurricular sports teacher can present challenges in pedagogical practice. This dissertation sought to answer the following question: how is pedagogical practice perceived by Physical Education professionals who work as Futsal teachers in private schools in Porto Alegre? Thus, this study aimed to analyze the perception of teachers of the Futsal Extracurricular modality about their pedagogical practice in private schools in Porto Alegre. A descriptive and qualitative approach research was carried out. The collection of information took place through semi-structured interviews (recorded and transcribed). Subsequently, the information was treated through a thematic analysis (BRAUN; CLARKE; WEATE, 2016). After a deep and thorough reading, along with the sequence of the analysis and codification phases of the records, four themes were generated: participation in events and competitions; the construction of teachers' actions; the teachers' actions and the repercussions of the teacher's work. The themes were analyzed and discussed in light of new trends in Sport Pedagogy. In the speech of the participating teachers, I perceived competitions and participation in events as the center of the teaching process. I note that there is no pedagogical guidance on the part of schools, which leads to an isolated action and demands that go beyond “teaching”, in which the teacher is the one who must “be noticed”. I understand that this lack of support and guidance contributes to the fact that the teaching of extracurricular futsal in schools ends up being marked as positive or negative based on the results of the teams in competitions.application/pdfporPrática pedagógicaPedagogia do esporteFutsalAtividade extraclassePedagogical practiceSport pedagogyExtracurricular sportExtracurricular futsalA percepção de professores de futsal “extracurricular” sobre a sua prática pedagógica em escolas particulares de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137412.pdf.txt001137412.pdf.txtExtracted Texttext/plain235677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235188/2/001137412.pdf.txta5c2cc7519b09858f876ac62f454aa29MD52ORIGINAL001137412.pdfTexto completoapplication/pdf929459http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235188/1/001137412.pdfd843fa2983d84912c0de40e34336d01eMD5110183/2351882022-02-22 04:53:17.075579oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235188Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:53:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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