Educação a distância como promotora de aprendizagem cooperativa na direção da construção de uma prática integral em saúde

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Nunes, Tatiana Wittée Neetzow
Orientador(a): Franco, Sérgio Roberto Kieling
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/10835
Resumo: As exigências sócio-políticas atuais sobre a formação e o perfil do profissional de saúde ampliam-se para além da capacitação técnico-científica, exigindo profissionais capazes de um atendimento integral em equipe interdisciplinar/multiprofissional. Baseado nessa realidade, o objetivo desse estudo foi, através da Educação a Distância, baseada em metodologia construtivista/interacionista, promover cenários de interação visando a construção de uma prática/pensamento integral em saúde, com a participação de seis graduandos de Medicina (nono semestre) e nove profissionais da saúde (fisioterapia, nutrição, serviço social, medicina de família, psicologia, cirurgia, cardiologia, pediatria e patologia). Foi utilizado o Teleduc, um software livre, criado por pesquisadores da UNICAMP. Foram editadas no ambiente telemático quatro situações-problema (casos clínicos), com tempo para resolução de duas semanas para cada situação, cuja escolha foi direcionada para dados de história que possibilitassem trabalhar os objetivos propostos. As ferramentas utilizadas foram: atividades; exercícios; fóruns de discussão; correio eletrônico e portfólio. Para cada situação, os alunos registraram suas condutas individuais e, em um segundo momento em equipe de três alunos, após discussões em fóruns de grupo e fóruns de discussão abertos pelos profissionais. O modelo de estudo foi definido como um estudo de caso e, a análise, baseada nas interações dos alunos, na participação nos fóruns de discussão, nas edições dos exercícios individuais e dos portfólios de grupo. O procedimento, a partir da análise quantitativa e qualitativa, mostrou-se um valioso promotor de interação em saúde, possibilitando desequilíbrios, reflexões, postura cooperativa e mudanças de conduta, com geração de conhecimento integral em saúde. A análise ainda proporcionou evidenciar que, para que se construam relações de cooperação no virtual, são necessários elementos que otimizem as interações, conferindo qualidade pedagógica e proporcionando um contexto favorável, a fim de prolongar o aprendizado rumo a uma prática transformadora.
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Foram editadas no ambiente telemático quatro situações-problema (casos clínicos), com tempo para resolução de duas semanas para cada situação, cuja escolha foi direcionada para dados de história que possibilitassem trabalhar os objetivos propostos. As ferramentas utilizadas foram: atividades; exercícios; fóruns de discussão; correio eletrônico e portfólio. Para cada situação, os alunos registraram suas condutas individuais e, em um segundo momento em equipe de três alunos, após discussões em fóruns de grupo e fóruns de discussão abertos pelos profissionais. O modelo de estudo foi definido como um estudo de caso e, a análise, baseada nas interações dos alunos, na participação nos fóruns de discussão, nas edições dos exercícios individuais e dos portfólios de grupo. O procedimento, a partir da análise quantitativa e qualitativa, mostrou-se um valioso promotor de interação em saúde, possibilitando desequilíbrios, reflexões, postura cooperativa e mudanças de conduta, com geração de conhecimento integral em saúde. A análise ainda proporcionou evidenciar que, para que se construam relações de cooperação no virtual, são necessários elementos que otimizem as interações, conferindo qualidade pedagógica e proporcionando um contexto favorável, a fim de prolongar o aprendizado rumo a uma prática transformadora.The social/political demands nowadays about the formation and the profile of the health professional go beyond the technical/scientific ability, demaning professionals able to do a full helping in interdiscipline/multiprofessional group. Based on this reality, the goal of this work was, trough Education by Distance, based on constructive and interrace method, to promote interactions scenes aiming at the construction of a full practice and thought in health, like physiotheraphy, nutrition, social service, family medicine, psychology, surgery, cardiology, pediatrics and pathology. It was used the Teleduc, a free software, created by the researchers from UNICAMP. It were edited in the surrounding four situation-problems (clinical cases), with time to resolution of two weeks for each case, which choice was directed to data of history that became possible to work the proposed goals. The tools used were - activities, exercises, discussion meeting, e-mail and catalog folders. To each situation, the students recorded their individual behavior, and in a second moment of a three students group, after discussions in meetings of group and discussion meetings opened by the professionals. The model of study was defined as a case study, and, the analysis, based on student interactions, in participation in discussion meetings, in individual exercises editions, and in the catalog folders of group. The proceeding, from the quanti and qualitative analysis, a valuable interaction promoter in health was showed, making possible the lack of equilibrium, reflections, cooperative position, and changes of behavior, with generation of full knowledge in health. The analysis still provided to evidence that, to relations of cooperation in the virtual one be constructed, it is necessary elements that optimizes the interactions, conferring teaching quality, and providing to a favorable context, to draw out the learning route to a transforming practice.application/pdfporEnsino a distânciaAprendizagem colaborativaAmbiente de aprendizagemProfissionais da saúdeFormaçãoIntegralidadeTecnologia digitalEducação a distância como promotora de aprendizagem cooperativa na direção da construção de uma prática integral em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000601981.pdf000601981.pdfTexto completoapplication/pdf1471753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10835/1/000601981.pdf78768306f635ddb136725fb98349d34cMD51TEXT000601981.pdf.txt000601981.pdf.txtExtracted Texttext/plain349556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10835/2/000601981.pdf.txt930f36bf72b08877ecd92d76b06fd6bfMD52THUMBNAIL000601981.pdf.jpg000601981.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10835/3/000601981.pdf.jpga351c1fc32b3841556f3a0ab97536ee6MD5310183/108352021-12-06 05:37:27.120649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10835Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:37:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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