Para habitar o museu com o público infantil : uma proposta de formação colaborativa entre professoras da infância e profissionais do Museu Municipal de Arte de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Gabre, Solange de Fátima
Orientador(a): Pillar, Analice Dutra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/151253
Resumo: A presente tese buscou investigar de que maneira o desenvolvimento de uma proposta de trabalho colaborativo, num contexto de formação continuada, entre professoras da educação infantil e profissionais do museu pode possibilitar a transformação da prática e o empoderamento destes, para o trabalho que envolve a visita da criança pequena ao museu de arte. Os principais pressupostos teóricos adotados envolveram os estudos sobre educação museal de Acaso, Camnitzer, Mörsch, Huerta, Alderoqui; sobre educação Infantil e educação infantil no museu os trabalhos de Sarmento; Leite, Fallon e Chavepeyer e Abad, e sobre formação continuada, formação cultural e trabalho colaborativo, Marcelo García, Nóvoa, Alarcão, Kramer, Leite e Ostetto Arslan e Iavelberg, Nogueira, Carvalho, Martins, Day, Imbernón, Rodrigo, Eça, Rodríguez, Arriaga e Coca. O caminho metodológico inserido no campo da educação e das artes visuais seguiu uma linha de investigação qualitativa, com viés metodológico da pesquisa intervenção fundamentado em Nóvoa, Castro e Besset, Uziel e Moreira. O trabalho de campo uniu professoras da educação infantil da Cidade de Curitiba (PR) e profissionais do Museu de Municipal de Arte de Curitiba (MuMA) na formação denominada “Para Habitar o Museu com o Público Infantil”, a qual gerou a exposição “Com Olhos de Criança: o acervo do MuMA”. Os dados gerados constituíram o corpus de análise formado por narrativas escritas e de imagem, observação participante e notas de campo desenvolvidas durante o processo formativo. As conclusões indicam que a formação cultural inserida no processo de formação continuada, como formação colaborativa, é uma possibilidade de contribuir no desenvolvimento profissional de professores da infância e de profissionais do museu, necessário para que as crianças pequenas possam habitar o museu de arte.
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O caminho metodológico inserido no campo da educação e das artes visuais seguiu uma linha de investigação qualitativa, com viés metodológico da pesquisa intervenção fundamentado em Nóvoa, Castro e Besset, Uziel e Moreira. O trabalho de campo uniu professoras da educação infantil da Cidade de Curitiba (PR) e profissionais do Museu de Municipal de Arte de Curitiba (MuMA) na formação denominada “Para Habitar o Museu com o Público Infantil”, a qual gerou a exposição “Com Olhos de Criança: o acervo do MuMA”. Os dados gerados constituíram o corpus de análise formado por narrativas escritas e de imagem, observação participante e notas de campo desenvolvidas durante o processo formativo. As conclusões indicam que a formação cultural inserida no processo de formação continuada, como formação colaborativa, é uma possibilidade de contribuir no desenvolvimento profissional de professores da infância e de profissionais do museu, necessário para que as crianças pequenas possam habitar o museu de arte.Esta tesis tuvo como objetivo investigar cómo el desarrollo de una propuesta en colaboración en el contexto de la educación contínua, incluidos los profesoras de la educación infantil y los profesionales de los museos puede permitir la transformación de la práctica y el empoderamiento de éstos, para el trabajo que implica la visita de los niños pequeños al museo de arte. Los principales supuestos teóricos adoptados envuelve el estudio de la educación en los museos de Acaso, Camnitzer, Mörsch, Huerta, Alderoqui; en la educación infantil y la educación infantil en el museo el trabajo de Sarmento; Leite, Fallon y Chavepeyer, Abad y en la formación continua, formación cultural y el trabajo colaborativo, Marcelo García, Nóvoa, Alarcão, Kramer, Leite y Ostetto, Arslan y Iavelberg, Nogueira, Carvalho, Martins, Day, Imbernón, Rodrigo, Eça, Rodríguez, Arriaga, Coca. El camino metodológico introducido en el campo de la educación y las artes visuales siguió una línea de investigación cualitativa basada en la investigación intervención y los supuestos metodológicos de Nóvoa, Castro y Besset, Uziel y Moreira. El trabajo de campo se unió a los maestros de educación infantil de la ciudad de Curitiba (PR) y profesionales del Museo Municipal de Arte de Curitiba (Muma) en la formación denominada "Para habitar el Museo con el publico infantil", que genero la exposición "Con los ojos de niño: la colección del MuMA". Los datos generados fueron el corpus de análisis formado por la narrativa escrita y de la imagen, la observación participante y las notas de campo desarrolladas durante el proceso de formación. Los resultados indican que la formación cultural en el proceso de educación continua como formación colaborativo, es una posibilidad de contribuir al desarrollo profesional de los maestros de la educación infantil y profesionales de los museos, necesarios para que los niños pequeños puedan habitar el museo de arte.application/pdfporMuseuEducação infantilAprendizagem colaborativaEducação continuadaProfessorEducaciónEducación infantilEducación en los museosEducación continuaTrabajo colaborativoPara habitar o museu com o público infantil : uma proposta de formação colaborativa entre professoras da infância e profissionais do Museu Municipal de Arte de CuritibaPara habitar el museo con el público infantil : una propuesta para la formación en colaboración entre maestros de la educación infantil y profesionales de Museo Municipal de Arte de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001010712.pdf001010712.pdfTexto completoapplication/pdf10560320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151253/1/001010712.pdf2b398beb02c94b5292b45c26ff2fdb82MD51TEXT001010712.pdf.txt001010712.pdf.txtExtracted Texttext/plain415416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151253/2/001010712.pdf.txtba397b2585d2c15ae189cbed2993d14eMD5210183/1512532017-01-27 02:19:02.323263oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532017-01-27T04:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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