A Química e áreas afins como escolha profissional de estudantes do ensino médio : influências do educar pela pesquisa e das unidades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Costa, Denise Kriedte da
Orientador(a): Del Pino, Jose Claudio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/94885
Resumo: Este trabalho de pesquisa objetiva estudar como ocorre a escolha da Química ou áreas afins como futuro profissional de estudantes do Ensino Médio de uma Escola particular de Porto Alegre. Após participar, ao longo do curso, de atividades embasadas no Educar pela Pesquisa com o desenvolvimento de Unidades de Aprendizagem que evidenciaram a construção, desenvolvimento e geração de autonomia, pretende-se compreender, por meio da análise de depoimentos, ocorrências de sala de aula e vivências em diferentes ambientes, como se dá a escolha da Química ou áreas afins como futuro profissional dos estudantes. O trabalho inicia com um breve relato sobre as origens da pesquisa, sua relação com a história pessoal da pesquisadora, justificando a escolha do tema e do problema, bem como as questões de pesquisa que orientam o trabalho. Para o desenvolvimento da pesquisa, estruturam-se alguns caminhos teóricos norteadores que envolveram a reflexão sobre o Educar pela Pesquisa, as Unidades de Aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia pelos estudantes. A pesquisa realizada possibilitou identificar alguns indicadores que influenciaram a escolha profissional; os desafios, a afetividade e motivação; a experimentação e a interdisciplinaridade; importância dos educadores e da família. Os dados da pesquisa fazem crer que o Educar pela Pesquisa e as Unidades de Aprendizagem, podem contribuir com os estudantes na escolha profissional a seguir.
id URGS_c850cb630fbb9ad645970b877e002641
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94885
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Denise Kriedte daDel Pino, Jose Claudio2014-05-01T01:55:43Z2014http://hdl.handle.net/10183/94885000917262Este trabalho de pesquisa objetiva estudar como ocorre a escolha da Química ou áreas afins como futuro profissional de estudantes do Ensino Médio de uma Escola particular de Porto Alegre. Após participar, ao longo do curso, de atividades embasadas no Educar pela Pesquisa com o desenvolvimento de Unidades de Aprendizagem que evidenciaram a construção, desenvolvimento e geração de autonomia, pretende-se compreender, por meio da análise de depoimentos, ocorrências de sala de aula e vivências em diferentes ambientes, como se dá a escolha da Química ou áreas afins como futuro profissional dos estudantes. O trabalho inicia com um breve relato sobre as origens da pesquisa, sua relação com a história pessoal da pesquisadora, justificando a escolha do tema e do problema, bem como as questões de pesquisa que orientam o trabalho. Para o desenvolvimento da pesquisa, estruturam-se alguns caminhos teóricos norteadores que envolveram a reflexão sobre o Educar pela Pesquisa, as Unidades de Aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia pelos estudantes. A pesquisa realizada possibilitou identificar alguns indicadores que influenciaram a escolha profissional; os desafios, a afetividade e motivação; a experimentação e a interdisciplinaridade; importância dos educadores e da família. Os dados da pesquisa fazem crer que o Educar pela Pesquisa e as Unidades de Aprendizagem, podem contribuir com os estudantes na escolha profissional a seguir.This research aims to study how the Chemistry or related areas choice as professional career of High School students from a private school in Porto Alegre occurs. After participating, during the course, in activities based on Education by research with the development of Learning Units that showed the construction and development of autonomy, it intends to understand, through analysis of interviews, classroom events and experiences in different environments, how the Chemistry or related areas choice as students’ professional career happens. The work begins with a brief report of the research sources, its relationship with the authoress’ history, justifying the topic and problem choice, as well as, the questions which guided the work. In order to develop the research, some theoretical guiding routes are structured that involved reflection on the Education by research, the Learning Units and the development of students' autonomy. The presented research enabled to identify some indicators that influenced in the career choice: the challenges, affection and motivation; experimentation and interdisciplinarity; the importance of and educators and family. The research data lead to the possibility that Education by research and Learning Units can contribute to the students in their career choices.Este trabajo de busqueda objetiva estudiar cómo ocurre la escoja de la Química o áreas afines como futuro profesional de estudiantes de la Enseñanza Media de una Escuela particular de Porto Alegre. Tras participar, a lo largo del curso, de actividades basadas en el Educar por la Pesquisa con el desarrollo de Unidades de Aprendizaje que evidenciaron la construcción y desarrollo de autonomía, pretende comprenderse, por medio de análisis de testimonios, ocurrencias de aula y vivencias en diferentes ambientes, cómo se da la escoja de la Química o áreas afines como futuro profesional de los estudiantes. El trabajo comienza con un breve relato sobre los orígenes de la pesquisa, su relación con la propia historia de la autora, justificando la elección del tema y del problema, así como las cuestiones de búsqueda que orientan el trabajo. Para el desarrollo de la pesquisa, se estructuraron algunos caminos teóricos norteadores que abarcaron la reflexión sobre el Educar por la Pesquisa, las Unidades de Aprendizaje y el desarrollo de autonomía por los estudiantes. La pesquisa realizada posibilitó identificar algunos indicadores que influenciaron en la escoja profesional: los desafios, la afectividad y motivación; la experimentación la interdisciplinaridad; la importancia de los educadores y la familia y la propuesta pedagógica de la escuela. Los datos de la búsqueda hacen creer que el Educar por Pesquisa y las Unidades de Aprendizaje, pueden contribuir con los estudantes en la escoja profesional que seguirán.application/pdfporFormação de professoresEnsino de quimicaEnsino médioPesquisaCareer choiceAutonomyLearning unitsEducation through researchEscoja profesionalAutonomíaUnidades de aprendizajeEducar por la pesquisaA Química e áreas afins como escolha profissional de estudantes do ensino médio : influências do educar pela pesquisa e das unidades de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917262.pdf000917262.pdfTexto completoapplication/pdf1023936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94885/1/000917262.pdf7edecab82529b31460d8624e69b07788MD51TEXT000917262.pdf.txt000917262.pdf.txtExtracted Texttext/plain378733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94885/2/000917262.pdf.txt67234998530d71001da91341e7d3c90eMD52THUMBNAIL000917262.pdf.jpg000917262.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94885/3/000917262.pdf.jpg4ffbd3f518b96bb50b642e53855fc813MD5310183/948852022-08-15 04:41:18.845262oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94885Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-15T07:41:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Química e áreas afins como escolha profissional de estudantes do ensino médio : influências do educar pela pesquisa e das unidades de aprendizagem
title A Química e áreas afins como escolha profissional de estudantes do ensino médio : influências do educar pela pesquisa e das unidades de aprendizagem
spellingShingle A Química e áreas afins como escolha profissional de estudantes do ensino médio : influências do educar pela pesquisa e das unidades de aprendizagem
Costa, Denise Kriedte da
Formação de professores
Ensino de quimica
Ensino médio
Pesquisa
Career choice
Autonomy
Learning units
Education through research
Escoja profesional
Autonomía
Unidades de aprendizaje
Educar por la pesquisa
title_short A Química e áreas afins como escolha profissional de estudantes do ensino médio : influências do educar pela pesquisa e das unidades de aprendizagem
title_full A Química e áreas afins como escolha profissional de estudantes do ensino médio : influências do educar pela pesquisa e das unidades de aprendizagem
title_fullStr A Química e áreas afins como escolha profissional de estudantes do ensino médio : influências do educar pela pesquisa e das unidades de aprendizagem
title_full_unstemmed A Química e áreas afins como escolha profissional de estudantes do ensino médio : influências do educar pela pesquisa e das unidades de aprendizagem
title_sort A Química e áreas afins como escolha profissional de estudantes do ensino médio : influências do educar pela pesquisa e das unidades de aprendizagem
author Costa, Denise Kriedte da
author_facet Costa, Denise Kriedte da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Denise Kriedte da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Pino, Jose Claudio
contributor_str_mv Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de quimica
Ensino médio
Pesquisa
topic Formação de professores
Ensino de quimica
Ensino médio
Pesquisa
Career choice
Autonomy
Learning units
Education through research
Escoja profesional
Autonomía
Unidades de aprendizaje
Educar por la pesquisa
dc.subject.eng.fl_str_mv Career choice
Autonomy
Learning units
Education through research
dc.subject.spa.fl_str_mv Escoja profesional
Autonomía
Unidades de aprendizaje
Educar por la pesquisa
description Este trabalho de pesquisa objetiva estudar como ocorre a escolha da Química ou áreas afins como futuro profissional de estudantes do Ensino Médio de uma Escola particular de Porto Alegre. Após participar, ao longo do curso, de atividades embasadas no Educar pela Pesquisa com o desenvolvimento de Unidades de Aprendizagem que evidenciaram a construção, desenvolvimento e geração de autonomia, pretende-se compreender, por meio da análise de depoimentos, ocorrências de sala de aula e vivências em diferentes ambientes, como se dá a escolha da Química ou áreas afins como futuro profissional dos estudantes. O trabalho inicia com um breve relato sobre as origens da pesquisa, sua relação com a história pessoal da pesquisadora, justificando a escolha do tema e do problema, bem como as questões de pesquisa que orientam o trabalho. Para o desenvolvimento da pesquisa, estruturam-se alguns caminhos teóricos norteadores que envolveram a reflexão sobre o Educar pela Pesquisa, as Unidades de Aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia pelos estudantes. A pesquisa realizada possibilitou identificar alguns indicadores que influenciaram a escolha profissional; os desafios, a afetividade e motivação; a experimentação e a interdisciplinaridade; importância dos educadores e da família. Os dados da pesquisa fazem crer que o Educar pela Pesquisa e as Unidades de Aprendizagem, podem contribuir com os estudantes na escolha profissional a seguir.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-01T01:55:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/94885
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917262
url http://hdl.handle.net/10183/94885
identifier_str_mv 000917262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94885/1/000917262.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94885/2/000917262.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94885/3/000917262.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7edecab82529b31460d8624e69b07788
67234998530d71001da91341e7d3c90e
4ffbd3f518b96bb50b642e53855fc813
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065009605378048