A teoria da relatividade restrita em uma sequência de ensino potencialmente significativa com o uso de histórias em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Santos, Andrios Bemfica dos
Orientador(a): Witt, Neila Seliane Pereira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/197466
Resumo: Este trabalho resulta do desenvolvimento e aplicação de um produto educacional vinculado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, UFRGS. O ensino da física moderna e contemporânea vem ganhando espaço nas aulas do ensino médio, em parte, devido a necessidade dos estudantes acompanharem os avanços tecnológicos e científicos que estão presentes em nossas vidas e na sociedade. Muitos dos conhecimentos tecnológicos e científicos fundamentam-se em temas da física, entre eles, a teoria da relatividade restrita proposta por Einstein. É na esteira desta tendência no ensino de física que este estudo se insere. Propõe-se, portanto, como estratégia de ensino facilitadora e potencialmente significativa, uma sequência didática com atividade de criação de histórias em quadrinhos para abordagem da teoria da relatividade. Esta sequência didática e as atividades de construção de histórias em quadrinhos foram realizadas com estudantes do primeiro ano do ensino médio, de uma escola estadual do município de Tramandaí, RS. Em consonância com a teoria da aprendizagem significativa proposta por Ausubel, as histórias em quadrinhos ao serem construídas pelos estudantes durante uma sequência didática, favorecem o processo de reconciliação integradora, visto que possibilitam que a aprendizagem aconteça na relação de conceitos, a partir de suas compreensões e significados sobre a teoria da relatividade restrita. Neste sentido, o presente trabalho sugere uma estratégia que objetiva possibilitar uma interação entre os conceitos estudados, na medida em que proporciona meios para que o estudante possa mobilizar suas aprendizagens e compreensões sobre os fenômenos físicos estudados. Também apresenta uma forma alternativa para a abordagem deste tópico da física moderna e contemporânea, de modo que os estudantes possam compreender a construção do conhecimento físico como um processo histórico, e parte integrante da cultura atual, possibilitando o entendimento das formas pelas quais a física nos leva a interpretar fenômenos naturais que são objetos de estudo desta teoria.
id URGS_c936cc13a1de63f63b6b66e714cb8ba5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197466
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Andrios Bemfica dosWitt, Neila Seliane PereiraSantos, Marcio Gabriel dos2019-07-26T02:32:09Z2019http://hdl.handle.net/10183/197466001097029Este trabalho resulta do desenvolvimento e aplicação de um produto educacional vinculado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, UFRGS. O ensino da física moderna e contemporânea vem ganhando espaço nas aulas do ensino médio, em parte, devido a necessidade dos estudantes acompanharem os avanços tecnológicos e científicos que estão presentes em nossas vidas e na sociedade. Muitos dos conhecimentos tecnológicos e científicos fundamentam-se em temas da física, entre eles, a teoria da relatividade restrita proposta por Einstein. É na esteira desta tendência no ensino de física que este estudo se insere. Propõe-se, portanto, como estratégia de ensino facilitadora e potencialmente significativa, uma sequência didática com atividade de criação de histórias em quadrinhos para abordagem da teoria da relatividade. Esta sequência didática e as atividades de construção de histórias em quadrinhos foram realizadas com estudantes do primeiro ano do ensino médio, de uma escola estadual do município de Tramandaí, RS. Em consonância com a teoria da aprendizagem significativa proposta por Ausubel, as histórias em quadrinhos ao serem construídas pelos estudantes durante uma sequência didática, favorecem o processo de reconciliação integradora, visto que possibilitam que a aprendizagem aconteça na relação de conceitos, a partir de suas compreensões e significados sobre a teoria da relatividade restrita. Neste sentido, o presente trabalho sugere uma estratégia que objetiva possibilitar uma interação entre os conceitos estudados, na medida em que proporciona meios para que o estudante possa mobilizar suas aprendizagens e compreensões sobre os fenômenos físicos estudados. Também apresenta uma forma alternativa para a abordagem deste tópico da física moderna e contemporânea, de modo que os estudantes possam compreender a construção do conhecimento físico como um processo histórico, e parte integrante da cultura atual, possibilitando o entendimento das formas pelas quais a física nos leva a interpretar fenômenos naturais que são objetos de estudo desta teoria.This work results from the development and application of an educational product linked to the National Professional Master's Degree in Physics Teaching, UFRGS. The teaching of modern and contemporary physics has been gaining ground in high school classes in part because of the need for students to keep up with the technological and scientific advances that are present in our lives and in society. Many of the scientific and technological knowledges are based on physics topics, among them, the restricted theory of relativity proposed by Einstein. It is in the wake of this tendency in the teaching of physics that this study is inserted. It is proposed, therefore, as a facilitating and potentially significant teaching strategy, a didactic sequence with the activity of creating comics to approach the theory of relativity. This didactic sequence and comic book construction activities were carried out with students of the first year of high school, from a state school in the municipality of Tramandaí, RS. In line with the theory of meaningful learning proposed by Ausubel, the comic books to be constructed by the students during a sequence didactic, favor the process of integrative reconciliation, since they allow learning to happen in the relation of concepts, from their understandings and meanings about the theory of restricted relativity. In this sense, the present work suggests a strategy that aims to allow an interaction between the concepts studied, in that it provides means for the student to mobilize their learning and understandings about the physical phenomena studied. It also presents an alternative way to approach this topic of modern and contemporary physics, so that students can understand the construction of physical knowledge as a historical process, and an integral part of the current culture, making possible the understanding of the ways in which physics leads to the interpretation of natural phenomena that are objects of study of this theory.application/pdfporFísica : EnsinoTeoria da relatividade restritaAprendizagem significativaHistória em quadrinhosEnsino médioTramandaí (RS)Theory of Restricted RelativityTheory of meaningful learningComic booksA teoria da relatividade restrita em uma sequência de ensino potencialmente significativa com o uso de histórias em quadrinhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097029.pdf.txt001097029.pdf.txtExtracted Texttext/plain291445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197466/2/001097029.pdf.txta228577de2f1b489b8df89a38355c954MD52ORIGINAL001097029.pdfTexto completoapplication/pdf14195766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197466/1/001097029.pdfed5c63f60ad694c1fd6db12c7ab52141MD5110183/1974662023-07-12 03:35:45.625992oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197466Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-12T06:35:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A teoria da relatividade restrita em uma sequência de ensino potencialmente significativa com o uso de histórias em quadrinhos
title A teoria da relatividade restrita em uma sequência de ensino potencialmente significativa com o uso de histórias em quadrinhos
spellingShingle A teoria da relatividade restrita em uma sequência de ensino potencialmente significativa com o uso de histórias em quadrinhos
Santos, Andrios Bemfica dos
Física : Ensino
Teoria da relatividade restrita
Aprendizagem significativa
História em quadrinhos
Ensino médio
Tramandaí (RS)
Theory of Restricted Relativity
Theory of meaningful learning
Comic books
title_short A teoria da relatividade restrita em uma sequência de ensino potencialmente significativa com o uso de histórias em quadrinhos
title_full A teoria da relatividade restrita em uma sequência de ensino potencialmente significativa com o uso de histórias em quadrinhos
title_fullStr A teoria da relatividade restrita em uma sequência de ensino potencialmente significativa com o uso de histórias em quadrinhos
title_full_unstemmed A teoria da relatividade restrita em uma sequência de ensino potencialmente significativa com o uso de histórias em quadrinhos
title_sort A teoria da relatividade restrita em uma sequência de ensino potencialmente significativa com o uso de histórias em quadrinhos
author Santos, Andrios Bemfica dos
author_facet Santos, Andrios Bemfica dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Andrios Bemfica dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Witt, Neila Seliane Pereira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Marcio Gabriel dos
contributor_str_mv Witt, Neila Seliane Pereira
Santos, Marcio Gabriel dos
dc.subject.por.fl_str_mv Física : Ensino
Teoria da relatividade restrita
Aprendizagem significativa
História em quadrinhos
Ensino médio
Tramandaí (RS)
topic Física : Ensino
Teoria da relatividade restrita
Aprendizagem significativa
História em quadrinhos
Ensino médio
Tramandaí (RS)
Theory of Restricted Relativity
Theory of meaningful learning
Comic books
dc.subject.eng.fl_str_mv Theory of Restricted Relativity
Theory of meaningful learning
Comic books
description Este trabalho resulta do desenvolvimento e aplicação de um produto educacional vinculado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, UFRGS. O ensino da física moderna e contemporânea vem ganhando espaço nas aulas do ensino médio, em parte, devido a necessidade dos estudantes acompanharem os avanços tecnológicos e científicos que estão presentes em nossas vidas e na sociedade. Muitos dos conhecimentos tecnológicos e científicos fundamentam-se em temas da física, entre eles, a teoria da relatividade restrita proposta por Einstein. É na esteira desta tendência no ensino de física que este estudo se insere. Propõe-se, portanto, como estratégia de ensino facilitadora e potencialmente significativa, uma sequência didática com atividade de criação de histórias em quadrinhos para abordagem da teoria da relatividade. Esta sequência didática e as atividades de construção de histórias em quadrinhos foram realizadas com estudantes do primeiro ano do ensino médio, de uma escola estadual do município de Tramandaí, RS. Em consonância com a teoria da aprendizagem significativa proposta por Ausubel, as histórias em quadrinhos ao serem construídas pelos estudantes durante uma sequência didática, favorecem o processo de reconciliação integradora, visto que possibilitam que a aprendizagem aconteça na relação de conceitos, a partir de suas compreensões e significados sobre a teoria da relatividade restrita. Neste sentido, o presente trabalho sugere uma estratégia que objetiva possibilitar uma interação entre os conceitos estudados, na medida em que proporciona meios para que o estudante possa mobilizar suas aprendizagens e compreensões sobre os fenômenos físicos estudados. Também apresenta uma forma alternativa para a abordagem deste tópico da física moderna e contemporânea, de modo que os estudantes possam compreender a construção do conhecimento físico como um processo histórico, e parte integrante da cultura atual, possibilitando o entendimento das formas pelas quais a física nos leva a interpretar fenômenos naturais que são objetos de estudo desta teoria.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-26T02:32:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197466
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001097029
url http://hdl.handle.net/10183/197466
identifier_str_mv 001097029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197466/2/001097029.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197466/1/001097029.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a228577de2f1b489b8df89a38355c954
ed5c63f60ad694c1fd6db12c7ab52141
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065130336321536