Concepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Serres, Fabiana Fattore
Orientador(a): Aragón de Nevado, Rosane
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/27686
Resumo: A presente dissertação, cujo objetivo principal é analisar como as alunasprofessoras conceberam e praticaram o ensino da Matemática no decorrer das interdisciplinas de Matemática do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD-UFRGS), é uma pesquisa de natureza qualitativa e perspectiva teórica interpretativa utilizando como estratégia um estudo de caso. A análise dos dados foi feita com base na epistemologia genética de Jean Piaget buscando compreender o processo da construção do conhecimento pelos sujeitos desta pesquisa. A análise foi realizada a partir dos registros das alunasprofessoras no decorrer das interdisciplinas de Matemática do Curso PEAD-UFRGS. Os resultados da pesquisa mostram que as alunas-professoras reconstruíram suas concepções do ensinar Matemática, demonstrando terem se apropriado da proposta interativa e problematizadora das interdisciplinas de Matemática, ainda que parcialmente, e incorporado esta metodologia em suas práticas pedagógicas priorizando a construção do conhecimento pelos seus alunos.
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spelling Serres, Fabiana FattoreAragón de Nevado, RosaneBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2011-02-04T05:59:32Z2010http://hdl.handle.net/10183/27686000766338A presente dissertação, cujo objetivo principal é analisar como as alunasprofessoras conceberam e praticaram o ensino da Matemática no decorrer das interdisciplinas de Matemática do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD-UFRGS), é uma pesquisa de natureza qualitativa e perspectiva teórica interpretativa utilizando como estratégia um estudo de caso. A análise dos dados foi feita com base na epistemologia genética de Jean Piaget buscando compreender o processo da construção do conhecimento pelos sujeitos desta pesquisa. A análise foi realizada a partir dos registros das alunasprofessoras no decorrer das interdisciplinas de Matemática do Curso PEAD-UFRGS. Os resultados da pesquisa mostram que as alunas-professoras reconstruíram suas concepções do ensinar Matemática, demonstrando terem se apropriado da proposta interativa e problematizadora das interdisciplinas de Matemática, ainda que parcialmente, e incorporado esta metodologia em suas práticas pedagógicas priorizando a construção do conhecimento pelos seus alunos.The present dissertation whose aim is to analyze how students-teachers conceived and practiced the teaching of Mathematics as the discipline of the distance course of Pedagogy from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul progress, consists of a qualitative research and an interpretative theoretical perspective having as strategy a case study. Data analysis was conducted based on the genetic epistemology of Jean Piaget, seeking to understand the process of knowledge construction by the subjects of this study. The records gathered from the studentteachers during the Mathematics subjects of the distance course of Pedagogy from Universidade Federal do Rio do Sul were analyzed. The results of this study show that the student-teachers have rebuilt their conceptions about the Mathematical teaching, demonstrating their appropriation of the interactive and problematizing approach of the mathematical disciplines, even if only partially, and have incorporated this methodology into their pedagogical practices prioritizing the construction of the knowledge by their students.application/pdfporMatemáticaEpistemologia genéticaCurso de PedagogiaEnsino a distânciaProfessorFormaçãoDistance educationGenetic epistemologyKnowledge constructionTeachers’ formationFirst years’ educationConcepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000766338.pdf000766338.pdfTexto completoapplication/pdf3354876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27686/1/000766338.pdf9d7911e35a52b494c6e7405a3ba2baabMD51TEXT000766338.pdf.txt000766338.pdf.txtExtracted Texttext/plain202120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27686/2/000766338.pdf.txt732df429a745d84d0e05c3a68e5b29aeMD52THUMBNAIL000766338.pdf.jpg000766338.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27686/3/000766338.pdf.jpg746927fe3a2515aeab254589906c9be7MD5310183/276862021-12-06 05:34:16.677727oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27686Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:34:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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