Engenheiro em formação : o sujeito da aprendizagem e a construção do conhecimento em engenharia elétrica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Loder, Liane Ludwig
Orientador(a): Becker, Fernando
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/16183
Resumo: Esta tese trata da experiência de aprendizagem em um contexto escolar de engenharia elétrica. A partir das representações sociais de alunos e de professores, inseridos nesse contexto, e, também, de ex-alunos do Curso, campo das investigações, a Pesquisa objetiva conceituar a aprendizagem em engenharia elétrica na sua especificidade. Considerando que cada grupo de indivíduos e, em particular, cada indivíduo, tem um senso de realidade que é único, a Pesquisa, a partir das perspectivas desses diferentes sujeitos, constrói uma totalidade que representa esse contexto escolar, ambiente de ações intelectuais e sociais desses sujeitos e onde têm lugar muitas, das múltiplas, aprendizagens que concorrem para a formação do engenheiro. Assim, a aprendizagem e o ensino, em suas diferentes circunstâncias e na forma de ações epistemológicas, pedagógicas e sociais, vão sendo reveladas. Nesse processo de desvelamento da realidade sensível, o senso comum sobre diferentes aspectos do processo de ensino-aprendizagem vai sendo criticado sob a ótica da fundamentação teórica construtivista que norteia a investigação. Dessa forma, a Pesquisa procura responder às questões fundamentais: Como o aluno aprende? Como o aluno se forma engenheiro? Como o Professor ensina? Qual o impacto do ensino do Professor na aprendizagem do Aluno e na sua formação em engenharia? Quais as especificidades, do ponto de vista epistêmico e didático-pedagógico, de um curso de engenharia elétrica? Quais as ações pedagógicas mais adequadas para a consecução das metas de formar um engenheiro tecnicamente competente, empreendedor, criativo, autônomo, comunicativo, ético e socialmente responsável? A partir dessas respostas, a Pesquisa tem como meta subsidiar as ações das Instituições de Ensino formadoras de novos engenheiros e, em particular, trazer elementos para subsidiar as ações do professor ao repensar o seu papel como docente e ao executar sua tarefa cotidiana de planejar o seu ensino.
id URGS_ce817810661846e9b964a04c73940659
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16183
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Loder, Liane LudwigBecker, Fernando2009-06-23T04:12:43Z2009http://hdl.handle.net/10183/16183000698248Esta tese trata da experiência de aprendizagem em um contexto escolar de engenharia elétrica. A partir das representações sociais de alunos e de professores, inseridos nesse contexto, e, também, de ex-alunos do Curso, campo das investigações, a Pesquisa objetiva conceituar a aprendizagem em engenharia elétrica na sua especificidade. Considerando que cada grupo de indivíduos e, em particular, cada indivíduo, tem um senso de realidade que é único, a Pesquisa, a partir das perspectivas desses diferentes sujeitos, constrói uma totalidade que representa esse contexto escolar, ambiente de ações intelectuais e sociais desses sujeitos e onde têm lugar muitas, das múltiplas, aprendizagens que concorrem para a formação do engenheiro. Assim, a aprendizagem e o ensino, em suas diferentes circunstâncias e na forma de ações epistemológicas, pedagógicas e sociais, vão sendo reveladas. Nesse processo de desvelamento da realidade sensível, o senso comum sobre diferentes aspectos do processo de ensino-aprendizagem vai sendo criticado sob a ótica da fundamentação teórica construtivista que norteia a investigação. Dessa forma, a Pesquisa procura responder às questões fundamentais: Como o aluno aprende? Como o aluno se forma engenheiro? Como o Professor ensina? Qual o impacto do ensino do Professor na aprendizagem do Aluno e na sua formação em engenharia? Quais as especificidades, do ponto de vista epistêmico e didático-pedagógico, de um curso de engenharia elétrica? Quais as ações pedagógicas mais adequadas para a consecução das metas de formar um engenheiro tecnicamente competente, empreendedor, criativo, autônomo, comunicativo, ético e socialmente responsável? A partir dessas respostas, a Pesquisa tem como meta subsidiar as ações das Instituições de Ensino formadoras de novos engenheiros e, em particular, trazer elementos para subsidiar as ações do professor ao repensar o seu papel como docente e ao executar sua tarefa cotidiana de planejar o seu ensino.This dissertation is about the learning experiences within the academic context of an Electrical Engineering undergraduate course. Based on the social representations of students, professors and also alumni from the course under investigation, this research aimed at investigating the specifics of learning Electrical Engineering. Taking into consideration that each group of individuals (and even each individual in particular) has its unique sense of reality, the present study considers the varied perspectives of the individuals interviewed to provide a picture of such an academic context, where different intellectual and social stances are taken and multiple learning opportunities are available for engineering students. Thus, the different circumstances and epistemological, pedagogical and social perspectives on learning and teaching are revealed. As this unveiling process develops, the common sense ideas on the teaching-learning process are critically assessed based on the theoretical background of Constructivism. The fundamental research questions for the present Dissertation were: How does the student learn? How does the individual develop from student to engineer? How does the professor teach? What is the impact of the professor's teaching abilities on the student's learning process? What are the specific epistemic and pedagogical issues involved in an Electrical Engineering undergraduate course? Which pedagogical practices are more suitable for the education of a technically competent, creative, autonomous, communicative, ethically and socially responsible engineer? Based on the answers to these research questions, this study intended to support actions to be taken by higher education institutions and particularly to provide professors with insights into students' learning processes in order to help professors rethink their role as a teacher and perform their daily task of planning their classes.Esa tesis trata de la experiencia de aprendizaje en un contexto escolar de ingeniería eléctrica. A partir de las representaciones sociales de alumnos y de profesores, insertados en ese contexto, y también de ex-alumnos del curso, campo de las investigaciones, la investigación tiene por objetivo conceptuar el aprendizaje en ingeniería eléctrica en su especificidad. Considerando que cada grupo de individuos y, en particular, cada individuo, tiene un sentido de realidad que es único, la investigación, a partir de las perspectivas de esos distintos sujetos, construye una totalidad que representa ese contexto escolar, ambiente de acciones intelectuales y sociales de esos sujetos y donde ocurren muchos de los múltiples aprendizajes que convergen a la formación del ingeniero. Así, el aprendizaje y la enseñanza, en sus distintas circunstancias y en la forma de acciones epistemológicas, pedagógicas y sociales, van siendo revelados. En ese proceso de desvelo de la realidad sensible, el sentido común sobre distintos aspectos del proceso de enseñanza-aprendizaje va siendo criticado bajo la óptica de la fundamentación teórica constructivista que guía la investigación. De ese modo, la investigación busca contestar a las cuestiones fundamentales:¿Cómo el alumno aprende?¿Cómo el alumno se forma ingeniero?¿Cómo el profesor enseña?¿Cuál es el impacto de la enseñanza del profesor en el aprendizaje del alumno y en su formación en ingeniería?¿Cuáles son las especificidades, desde la mirada epistémica y didácticopedagógica, de un curso de ingeniería eléctrica?¿Cuáles son las acciones pedagógicas más adecuadas para la consecución de las metas de formar a un ingeniero teóricamente competente, emprendedor, creativo, autónomo, comunicativo, ético y socialmente responsable? A partir de esas respuestas, la investigación tiene por meta subsidiar las acciones de las Instituciones de Enseñanza formadoras de nuevos ingenieros y, en particular, traer elementos para subsidiar las acciones del profesor al re-pensar su rol como docente y al ejecutar su tarea cotidiana de planificar su enseñanza.application/pdfporFormação profissionalConstrutivismoEpistemologia genéticaConstrução do conhecimentoEngenharia elétricaEnsino superiorElectrical engineeringGraduateEngineering educationTeachingLearningConstructivismGenetic epistemologyConstruction of knowledgeIngeniería eléctricaGraduaciónFormaciónEnseñanzaAprendizajeConstructivismoConstrucción de conocimientosEngenheiro em formação : o sujeito da aprendizagem e a construção do conhecimento em engenharia elétricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000698248.pdf000698248.pdfTexto completoapplication/pdf1414507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16183/1/000698248.pdf39f42d420041344450bf79353586b1a5MD51TEXT000698248.pdf.txt000698248.pdf.txtExtracted Texttext/plain922498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16183/2/000698248.pdf.txt5ae47006b544b863df85965a02b7048eMD52THUMBNAIL000698248.pdf.jpg000698248.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16183/3/000698248.pdf.jpg4dc866d9d554f7d4aa85690a995a1480MD5310183/161832018-10-08 08:33:22.971oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16183Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:33:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Engenheiro em formação : o sujeito da aprendizagem e a construção do conhecimento em engenharia elétrica
title Engenheiro em formação : o sujeito da aprendizagem e a construção do conhecimento em engenharia elétrica
spellingShingle Engenheiro em formação : o sujeito da aprendizagem e a construção do conhecimento em engenharia elétrica
Loder, Liane Ludwig
Formação profissional
Construtivismo
Epistemologia genética
Construção do conhecimento
Engenharia elétrica
Ensino superior
Electrical engineering
Graduate
Engineering education
Teaching
Learning
Constructivism
Genetic epistemology
Construction of knowledge
Ingeniería eléctrica
Graduación
Formación
Enseñanza
Aprendizaje
Constructivismo
Construcción de conocimientos
title_short Engenheiro em formação : o sujeito da aprendizagem e a construção do conhecimento em engenharia elétrica
title_full Engenheiro em formação : o sujeito da aprendizagem e a construção do conhecimento em engenharia elétrica
title_fullStr Engenheiro em formação : o sujeito da aprendizagem e a construção do conhecimento em engenharia elétrica
title_full_unstemmed Engenheiro em formação : o sujeito da aprendizagem e a construção do conhecimento em engenharia elétrica
title_sort Engenheiro em formação : o sujeito da aprendizagem e a construção do conhecimento em engenharia elétrica
author Loder, Liane Ludwig
author_facet Loder, Liane Ludwig
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loder, Liane Ludwig
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Fernando
contributor_str_mv Becker, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Construtivismo
Epistemologia genética
Construção do conhecimento
Engenharia elétrica
Ensino superior
topic Formação profissional
Construtivismo
Epistemologia genética
Construção do conhecimento
Engenharia elétrica
Ensino superior
Electrical engineering
Graduate
Engineering education
Teaching
Learning
Constructivism
Genetic epistemology
Construction of knowledge
Ingeniería eléctrica
Graduación
Formación
Enseñanza
Aprendizaje
Constructivismo
Construcción de conocimientos
dc.subject.eng.fl_str_mv Electrical engineering
Graduate
Engineering education
Teaching
Learning
Constructivism
Genetic epistemology
Construction of knowledge
dc.subject.spa.fl_str_mv Ingeniería eléctrica
Graduación
Formación
Enseñanza
Aprendizaje
Constructivismo
Construcción de conocimientos
description Esta tese trata da experiência de aprendizagem em um contexto escolar de engenharia elétrica. A partir das representações sociais de alunos e de professores, inseridos nesse contexto, e, também, de ex-alunos do Curso, campo das investigações, a Pesquisa objetiva conceituar a aprendizagem em engenharia elétrica na sua especificidade. Considerando que cada grupo de indivíduos e, em particular, cada indivíduo, tem um senso de realidade que é único, a Pesquisa, a partir das perspectivas desses diferentes sujeitos, constrói uma totalidade que representa esse contexto escolar, ambiente de ações intelectuais e sociais desses sujeitos e onde têm lugar muitas, das múltiplas, aprendizagens que concorrem para a formação do engenheiro. Assim, a aprendizagem e o ensino, em suas diferentes circunstâncias e na forma de ações epistemológicas, pedagógicas e sociais, vão sendo reveladas. Nesse processo de desvelamento da realidade sensível, o senso comum sobre diferentes aspectos do processo de ensino-aprendizagem vai sendo criticado sob a ótica da fundamentação teórica construtivista que norteia a investigação. Dessa forma, a Pesquisa procura responder às questões fundamentais: Como o aluno aprende? Como o aluno se forma engenheiro? Como o Professor ensina? Qual o impacto do ensino do Professor na aprendizagem do Aluno e na sua formação em engenharia? Quais as especificidades, do ponto de vista epistêmico e didático-pedagógico, de um curso de engenharia elétrica? Quais as ações pedagógicas mais adequadas para a consecução das metas de formar um engenheiro tecnicamente competente, empreendedor, criativo, autônomo, comunicativo, ético e socialmente responsável? A partir dessas respostas, a Pesquisa tem como meta subsidiar as ações das Instituições de Ensino formadoras de novos engenheiros e, em particular, trazer elementos para subsidiar as ações do professor ao repensar o seu papel como docente e ao executar sua tarefa cotidiana de planejar o seu ensino.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-23T04:12:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16183
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000698248
url http://hdl.handle.net/10183/16183
identifier_str_mv 000698248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16183/1/000698248.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16183/2/000698248.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16183/3/000698248.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 39f42d420041344450bf79353586b1a5
5ae47006b544b863df85965a02b7048e
4dc866d9d554f7d4aa85690a995a1480
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810088745880256512