Configuração espacial urbana e interações com atividades varejistas : uma proposta metodológica baseada em contato e alcance
Ano de defesa: | 2021 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/235498 |
Resumo: | A tese analisa a relação entre a configuração espacial urbana e as interações dos usuários com o comércio varejista. A hipótese é que cidades que apresentam configurações espaciais com as maiores capacidades de favorecer o alcance e o contato de seus usuários com interfaces comerciais tendem a ter melhor desempenho do varejo, aferido a partir do seu volume de vendas. O trabalho propõe a adaptação de um modelo configuracional urbano, aqui denominado de Contato, que, juntamente com o modelo de Alcance, compõem as métricas utilizadas para hierarquizar as redes espaciais urbanas. Um extenso estudo empírico envolveu 35 cidades norteamericanas (EUA) cujas redes espaciais foram modeladas e carregadas com dados demográficos e do varejo. As hierarquias oriundas dos cenários modelados são comparadas estatisticamente com os volumes de vendas registrados no varejo de cada uma dessas cidades, buscando validar a hipótese apresentada. Os resultados dos 525 experimentos realizados na pesquisa estão disponibilizados num site (www.projetocontactum.com.br)*. Foram identificadas correlações positivas moderadas, especialmente quando se aplicam os modelos alcance e contato considerando-se raios de processamento inferiores a 1000 m, sugerindo que ambas as métricas são úteis para descrever a performance varejista. Finalmente, além de concluir que o caráter aglomerativo do centro da cidade permanece forte e, portanto, fundamental para a dinâmica varejista, os resultados demonstram que a metodologia proposta tem potencial de identificar cidades que apresentam os ambientes urbanos mais propícios à ocorrência de interações com o varejo, podendo subsidiar o planejamento público e privado. *Disponível, apenas, em Português. Alternativamente, acesse: https://leonardolima61.wixsite.com/operis-contactu/ |
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Lima, Leonardo da Silva eMaraschin, Clarice2022-02-26T04:56:34Z2021http://hdl.handle.net/10183/235498001137489A tese analisa a relação entre a configuração espacial urbana e as interações dos usuários com o comércio varejista. A hipótese é que cidades que apresentam configurações espaciais com as maiores capacidades de favorecer o alcance e o contato de seus usuários com interfaces comerciais tendem a ter melhor desempenho do varejo, aferido a partir do seu volume de vendas. O trabalho propõe a adaptação de um modelo configuracional urbano, aqui denominado de Contato, que, juntamente com o modelo de Alcance, compõem as métricas utilizadas para hierarquizar as redes espaciais urbanas. Um extenso estudo empírico envolveu 35 cidades norteamericanas (EUA) cujas redes espaciais foram modeladas e carregadas com dados demográficos e do varejo. As hierarquias oriundas dos cenários modelados são comparadas estatisticamente com os volumes de vendas registrados no varejo de cada uma dessas cidades, buscando validar a hipótese apresentada. Os resultados dos 525 experimentos realizados na pesquisa estão disponibilizados num site (www.projetocontactum.com.br)*. Foram identificadas correlações positivas moderadas, especialmente quando se aplicam os modelos alcance e contato considerando-se raios de processamento inferiores a 1000 m, sugerindo que ambas as métricas são úteis para descrever a performance varejista. Finalmente, além de concluir que o caráter aglomerativo do centro da cidade permanece forte e, portanto, fundamental para a dinâmica varejista, os resultados demonstram que a metodologia proposta tem potencial de identificar cidades que apresentam os ambientes urbanos mais propícios à ocorrência de interações com o varejo, podendo subsidiar o planejamento público e privado. *Disponível, apenas, em Português. Alternativamente, acesse: https://leonardolima61.wixsite.com/operis-contactu/This research investigates the influence that urban spatial configuration has on the interactions of inhabitants with retail activities. Hypothetically, we assume that in cities in which the urban spatial configuration generates more opportunities for its inhabitants to reach and to contact commercial interfaces there are more chances to the occurrence of the best retail performance (measured in terms of total sales). Here, we purposed a method to hierarchize different urban spatial networks according to their chances of stimulating (or constrain) the occurrence of interactions between inhabitants and retail activities. This method is based on two urban configurational models: Contact (developed for this research) and Reach. Empirically, we modelled urban spatial networks of 35 US cities considering aspects as retail distribution and population data. After that, the obtained spatial hierarchies were statistically related to the total retail sales of these cities to validate our hypothesis. All this experiment was compiled, and it is available for consultation on a website (www.projetocontactum.com.br)*. The results show positive and moderate correlations between urban configuration and retail performance especially when we applied urban configurational models considering radius equal to or less than 1000m suggesting that the downtown still plays a fundamental role in the retail dynamic. Therefore, both models can describe the retail performance with the same level of assertiveness. Finally, the purposed method can be applied to identify cities in which the urban environment is more susceptible to the occurrence of interactions with retail activities, assisting public and private strategies of urban planning. *Available in Portuguese. Alternatively: https://leonardolima61.wixsite.com/operis-contactu/application/pdfporPlanejamento urbanoConfiguração espacialConfiguração urbanaCidades : Estados UnidosUrban spatial configurationUrban spatial networksUrban configurational modelsRetail performanceInteractions with retail activitiesUS citiesConfiguração espacial urbana e interações com atividades varejistas : uma proposta metodológica baseada em contato e alcanceUrban spatial configuration and interactions with retail activities : a methodological proposal based on contact and reachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137489.pdf.txt001137489.pdf.txtExtracted Texttext/plain854276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235498/2/001137489.pdf.txt1af9dba2d21f8a3d60b6e33124456cecMD52ORIGINAL001137489.pdfTexto completoapplication/pdf115119205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235498/1/001137489.pdfd13dc481b20c124f634f880114fff98eMD5110183/2354982022-03-26 05:02:45.683174oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235498Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-03-26T08:02:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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