O teatro com adolescentes como possibilidade pedagógica de letramento histórico para o enfrentamento de negacionismos e neofascismo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Fraga, Juliana
Orientador(a): Eichler, Marcelo Leandro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/252087
Resumo: A era digital, que prenunciava uma democracia do conhecimento, o fim das fronteiras e uma nova aldeia global de comunicação e de informação, gerou desinformação e ignorância em larga escala. A Sociedade das Plataformas, caracterizada pela hiperconexão, tem ascendido discussões no âmbito da educação sobre seus aspectos negativos, dentre eles, a propagação vertiginosa de discursos negacionistas e conteúdo de cunho neofascista pelos meios cibernéticos. Um contexto que desafia a educação comprometida com o conhecimento, em especial o ensino de história, que, com os movimentos revisionistas e negacionistas, têm sido constantemente desprestigiado, atacado e vigiado. Este é um cenário que exige uma reflexão profunda sobre alternativas e práticas pedagógicas de enfrentamento da situação, assim como metodologias capazes de atenuar as consequências maléficas da Sociedade das Plataformas. A pesquisa “O teatro com adolescentes como possibilidade pedagógica de letramento histórico para o enfrentamento de negacionismos e neofascismo” pretende responder à pergunta que move a investigação: como a potência do teatro pode contribuir para o letramento histórico de adolescentes no contexto da Sociedade das Plataformas, combatendo negacionismos e neofascismo através de uma contra-educação? Para tanto, propõe-se relacionar ensino de história, potência teatral e experiência estética, entrelaçando-os para o letramento histórico coerente com uma contra-educação. A pesquisa dialoga com autores clássicos e contemporâneos que defendem uma educação libertadora, desafiando a educação neoliberal, como Paulo Freire, bell hooks e Márcia Tiburi. Também propõe aprofundar o estudo em metodologias de pesquisa, como o enlace entre pesquisa-ação e a/r/tografia, visando contribuir com futuros educadores/pesquisadores que acreditam em uma educação estética que desafie a ignorância de nossos tempos. Além disso, a pesquisa busca nas memórias e nas experiências pedagógicas da mestranda, nesse encontro entre teatro e história com adolescentes, elementos para o diálogo com autores, que evidenciem uma contra-educação, como alternativa de mitigação da ignorância - que seria típica da Sociedade das Plataformas - através de análise da potencialidade de práticas, como jogos e improvisos, performance e produção de esquetes (recursos que promovem diálogo, troca e necessidade de busca por referenciais históricos que contribuam com a construção do conhecimento).
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spelling Fraga, JulianaEichler, Marcelo Leandro2022-12-01T04:52:08Z2022http://hdl.handle.net/10183/252087001154231A era digital, que prenunciava uma democracia do conhecimento, o fim das fronteiras e uma nova aldeia global de comunicação e de informação, gerou desinformação e ignorância em larga escala. A Sociedade das Plataformas, caracterizada pela hiperconexão, tem ascendido discussões no âmbito da educação sobre seus aspectos negativos, dentre eles, a propagação vertiginosa de discursos negacionistas e conteúdo de cunho neofascista pelos meios cibernéticos. Um contexto que desafia a educação comprometida com o conhecimento, em especial o ensino de história, que, com os movimentos revisionistas e negacionistas, têm sido constantemente desprestigiado, atacado e vigiado. Este é um cenário que exige uma reflexão profunda sobre alternativas e práticas pedagógicas de enfrentamento da situação, assim como metodologias capazes de atenuar as consequências maléficas da Sociedade das Plataformas. A pesquisa “O teatro com adolescentes como possibilidade pedagógica de letramento histórico para o enfrentamento de negacionismos e neofascismo” pretende responder à pergunta que move a investigação: como a potência do teatro pode contribuir para o letramento histórico de adolescentes no contexto da Sociedade das Plataformas, combatendo negacionismos e neofascismo através de uma contra-educação? Para tanto, propõe-se relacionar ensino de história, potência teatral e experiência estética, entrelaçando-os para o letramento histórico coerente com uma contra-educação. A pesquisa dialoga com autores clássicos e contemporâneos que defendem uma educação libertadora, desafiando a educação neoliberal, como Paulo Freire, bell hooks e Márcia Tiburi. Também propõe aprofundar o estudo em metodologias de pesquisa, como o enlace entre pesquisa-ação e a/r/tografia, visando contribuir com futuros educadores/pesquisadores que acreditam em uma educação estética que desafie a ignorância de nossos tempos. Além disso, a pesquisa busca nas memórias e nas experiências pedagógicas da mestranda, nesse encontro entre teatro e história com adolescentes, elementos para o diálogo com autores, que evidenciem uma contra-educação, como alternativa de mitigação da ignorância - que seria típica da Sociedade das Plataformas - através de análise da potencialidade de práticas, como jogos e improvisos, performance e produção de esquetes (recursos que promovem diálogo, troca e necessidade de busca por referenciais históricos que contribuam com a construção do conhecimento).The digital age, which heralded a democracy of knowledge, the end of borders and a new global village of communication and information, has generated disinformation and ignorance on a large scale. The Society of Platforms, characterized by hyperconnection, has raised discussions in the field of education about its negative aspects, among them, the dizzying propagation of negationist discourses and neo-fascist content by cybernetic means. A context that challenges education committed to knowledge, especially the teaching of history, which, with the revisionist and negationist movements, has been constantly discredited, attacked and watched. This is a scenario that requires a deep reflection on alternatives and pedagogical practices to face the situation, as well as methodologies capable of mitigating the harmful consequences of the Society of Platforms. The research “Theatre with adolescents as a pedagogical possibility of historical literacy to face denialism and neo-fascism” intends to answer the question that moves the investigation: how the power of theater can contribute to the historical literacy of adolescents in the context of the Society of Platforms, fighting denialism and neo-fascism through counter-education? Therefore, it is proposed to relate the teaching of history, theatrical power and aesthetic experience, intertwining them for historical literacy coherent with a counter-education. The research dialogues with classic and contemporary authors who defend a liberating education, challenging neoliberal education, such as Paulo Freire, bell hooks and Márcia Tiburi. It also proposes to deepen the study in research methodologies, such as the link between action research and a/r/tography, aiming to contribute to future educators/researchers who believe in an aesthetic education that challenges the ignorance of our times. In addition, the research seeks in the master's student's memories and pedagogical experiences, in this encounter between theater and history with adolescents, elements for dialogue with authors, which evidence a counter-education, as an alternative to mitigating ignorance - which would be typical of the Platforms - through the analysis of the potential of practices, such as games and improvisations, performance and production of sketches (resources that promote dialogue, exchange and the need to search for historical references that contribute to the construction of knowledge).application/pdfporEnsino e aprendizagemFascismoSociety of PlatformsDenialismNeo-fascismAdolescentAction researchA/r/tographyHistorical literacyPedagogical power of theaterCounter-educationO teatro com adolescentes como possibilidade pedagógica de letramento histórico para o enfrentamento de negacionismos e neofascismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154231.pdf.txt001154231.pdf.txtExtracted Texttext/plain527941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252087/2/001154231.pdf.txt0be80b4bc32d1b3e37e2c924e1751c2dMD52ORIGINAL001154231.pdfTexto completoapplication/pdf6096956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252087/1/001154231.pdf776aea8b1a70091876c4b6219b87c87fMD5110183/2520872022-12-02 05:53:00.561035oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252087Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-02T07:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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