Análise dos fatores que distinguem empresas de sucesso no comércio de varejista de Porto Alegre
Ano de defesa: | 1999 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/29127 |
Resumo: | A presente pesquisa constitui-se num estudo exploratório sobre os fatores que distinguem as empresas bem-sucedidas do comércio varejista de Porto Alegre à luz das características das empresas visionárias, do trabalho de Collins e Porras (1995). Entrevistas em profundidade forneceram o material para a análise dos três casos estudados e as pessoas entrevistadas foram os dirigentes principais, executivos, alguns colaboradores e ex-funcionários das empresas analisadas. Estas empresas tiveram origem no Rio Grande do Sul, são as mais admiradas pelos empresários e são líderes em seu segmento. Os resultados indicaram que estas empresas, ainda que em menor grau, apresentam características comuns às empresas visionárias, mas, ao mesmo tempo, exibiram aspectos particulares relacionados às diferenças de formação étnica, cultural e social do povo brasileiro e ao movimento de entrelaçamento de mercados globais com repercussões ainda imprevisíveis para empresas varejistas brasileiras. Finalmente, proposições para investigações futuras são apresentadas no trabalho, indicando caminhos para o avanço do conhecimento relativo à área. |
id |
URGS_d7b5f04b14f9e8100d0e7114041035f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29127 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lemos, Ilsa Solka deFachin, Roberto Costa2011-05-25T05:59:25Z1999http://hdl.handle.net/10183/29127000243942A presente pesquisa constitui-se num estudo exploratório sobre os fatores que distinguem as empresas bem-sucedidas do comércio varejista de Porto Alegre à luz das características das empresas visionárias, do trabalho de Collins e Porras (1995). Entrevistas em profundidade forneceram o material para a análise dos três casos estudados e as pessoas entrevistadas foram os dirigentes principais, executivos, alguns colaboradores e ex-funcionários das empresas analisadas. Estas empresas tiveram origem no Rio Grande do Sul, são as mais admiradas pelos empresários e são líderes em seu segmento. Os resultados indicaram que estas empresas, ainda que em menor grau, apresentam características comuns às empresas visionárias, mas, ao mesmo tempo, exibiram aspectos particulares relacionados às diferenças de formação étnica, cultural e social do povo brasileiro e ao movimento de entrelaçamento de mercados globais com repercussões ainda imprevisíveis para empresas varejistas brasileiras. Finalmente, proposições para investigações futuras são apresentadas no trabalho, indicando caminhos para o avanço do conhecimento relativo à área.The present research is constituted of an explanatory study about the factors that distinguish the well succeeded commercial retailing companies of Porto Alegre, in the light of the characteristics of the visionary companies, according to the work of Collins and Porras (1995). Interviews in depth provided the material for the analyses of the three cases studied and the persons interviewed were the chief officers, executives, some collaborators and former employees of the companies analyzed. These companies had their origins in their businesses in Rio Grande do Sul, they are the most admired by the managers and they are leaders in their fields. The results indicated that these companies present some common characteristics with the visionary companies, although in a lesser degree, but, in the same time, showed particular aspects related to the ethnic, cultural and social differences of the Brazilian people and the globalization the economies are going through, with repercussions still impredictable for retailing companies of Brazil. Finally, propositions for future investigations are presented in this work, indicating paths toward the increase of knowledge related to this area.application/pdfporOrganizacoes : Gestao : Desempenho : Comercio varejista : Porto Alegre-RSAnálise dos fatores que distinguem empresas de sucesso no comércio de varejista de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS1999mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000243942.pdf.txt000243942.pdf.txtExtracted Texttext/plain308253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29127/2/000243942.pdf.txt33e33f4635b4f9918b214212335d5347MD52ORIGINAL000243942.pdf000243942.pdfTexto completoapplication/pdf913648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29127/1/000243942.pdf079d34db9c7cdbb6d324a8d96351bcccMD51THUMBNAIL000243942.pdf.jpg000243942.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29127/3/000243942.pdf.jpgf4e4637d12b2e770efa84f47c88c91faMD5310183/291272018-10-17 08:52:06.46oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:52:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise dos fatores que distinguem empresas de sucesso no comércio de varejista de Porto Alegre |
title |
Análise dos fatores que distinguem empresas de sucesso no comércio de varejista de Porto Alegre |
spellingShingle |
Análise dos fatores que distinguem empresas de sucesso no comércio de varejista de Porto Alegre Lemos, Ilsa Solka de Organizacoes : Gestao : Desempenho : Comercio varejista : Porto Alegre-RS |
title_short |
Análise dos fatores que distinguem empresas de sucesso no comércio de varejista de Porto Alegre |
title_full |
Análise dos fatores que distinguem empresas de sucesso no comércio de varejista de Porto Alegre |
title_fullStr |
Análise dos fatores que distinguem empresas de sucesso no comércio de varejista de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Análise dos fatores que distinguem empresas de sucesso no comércio de varejista de Porto Alegre |
title_sort |
Análise dos fatores que distinguem empresas de sucesso no comércio de varejista de Porto Alegre |
author |
Lemos, Ilsa Solka de |
author_facet |
Lemos, Ilsa Solka de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Ilsa Solka de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fachin, Roberto Costa |
contributor_str_mv |
Fachin, Roberto Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organizacoes : Gestao : Desempenho : Comercio varejista : Porto Alegre-RS |
topic |
Organizacoes : Gestao : Desempenho : Comercio varejista : Porto Alegre-RS |
description |
A presente pesquisa constitui-se num estudo exploratório sobre os fatores que distinguem as empresas bem-sucedidas do comércio varejista de Porto Alegre à luz das características das empresas visionárias, do trabalho de Collins e Porras (1995). Entrevistas em profundidade forneceram o material para a análise dos três casos estudados e as pessoas entrevistadas foram os dirigentes principais, executivos, alguns colaboradores e ex-funcionários das empresas analisadas. Estas empresas tiveram origem no Rio Grande do Sul, são as mais admiradas pelos empresários e são líderes em seu segmento. Os resultados indicaram que estas empresas, ainda que em menor grau, apresentam características comuns às empresas visionárias, mas, ao mesmo tempo, exibiram aspectos particulares relacionados às diferenças de formação étnica, cultural e social do povo brasileiro e ao movimento de entrelaçamento de mercados globais com repercussões ainda imprevisíveis para empresas varejistas brasileiras. Finalmente, proposições para investigações futuras são apresentadas no trabalho, indicando caminhos para o avanço do conhecimento relativo à área. |
publishDate |
1999 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1999 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-25T05:59:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29127 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000243942 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29127 |
identifier_str_mv |
000243942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29127/2/000243942.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29127/1/000243942.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29127/3/000243942.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
33e33f4635b4f9918b214212335d5347 079d34db9c7cdbb6d324a8d96351bccc f4e4637d12b2e770efa84f47c88c91fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064959007391744 |