Tem gente jovem atrás da máquina : a educação profissional em uma fábrica de calçados : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Carabajal, Adelmar Alberto
Orientador(a): Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/8554
Resumo: A dissertação tem por objeto de estudo o papel da qualificação realizada pelo Centro de Desenvolvimento Profissional/CDP da Azaléia Calçados, na profissionalização e inserção de jovens das cidades de Parobé e Taquara a partir de 1993. A pesquisa de campo envolveu quatro alunos egressos do Curso de Multioperação de Calçados, três gerentes da empresa e um educador do projeto. O estudo toma como ângulo de análise a qualificação profissional como uma relação socialmente construída, que integra o fenômeno da relação salarial moderna, que é uma das formas históricas de regulação das relações entre capital e trabalho. Os conceitos de inserção, trajetórias e profissão completaram as referências de análise. Partindo da noção do tempo de trabalho como medida dos valores econômicos, o estudo aborda a qualificação como decorrência do modelo fordista de produção, no contexto da reestrututração produtiva no setor coureiro-calçadista. No processo de reprodução da força de trabalho se verifica a incidência da qualificação no trabalho produtivo dos jovens nas células de trabalho e nos seus modos de vida. As relações entre qualificação, trabalho e inserção profissional que caracterizam a socialização profissional, na experiência estudada acontecem através do CDP, com a mediação de uma rede social que tem um papel importante na articulação entre a qualificação e a inserção profissional.
id URGS_de0686ac122c28c977dd735647243ce9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8554
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Carabajal, Adelmar AlbertoRibeiro, Jorge Alberto Rosa2007-06-06T19:16:58Z2005http://hdl.handle.net/10183/8554000580524A dissertação tem por objeto de estudo o papel da qualificação realizada pelo Centro de Desenvolvimento Profissional/CDP da Azaléia Calçados, na profissionalização e inserção de jovens das cidades de Parobé e Taquara a partir de 1993. A pesquisa de campo envolveu quatro alunos egressos do Curso de Multioperação de Calçados, três gerentes da empresa e um educador do projeto. O estudo toma como ângulo de análise a qualificação profissional como uma relação socialmente construída, que integra o fenômeno da relação salarial moderna, que é uma das formas históricas de regulação das relações entre capital e trabalho. Os conceitos de inserção, trajetórias e profissão completaram as referências de análise. Partindo da noção do tempo de trabalho como medida dos valores econômicos, o estudo aborda a qualificação como decorrência do modelo fordista de produção, no contexto da reestrututração produtiva no setor coureiro-calçadista. No processo de reprodução da força de trabalho se verifica a incidência da qualificação no trabalho produtivo dos jovens nas células de trabalho e nos seus modos de vida. As relações entre qualificação, trabalho e inserção profissional que caracterizam a socialização profissional, na experiência estudada acontecem através do CDP, com a mediação de uma rede social que tem um papel importante na articulação entre a qualificação e a inserção profissional.The composition has the purpose of studying the role of qualification made by “Professional Development Center”/CDP of Azaléia Calçados (shoes factory), in the vocational training and insertion of young people of the cities Parobé and Taquara since 1993. The research involved four egressed students of “Shoes Multi-operation Course, three manager of the company and a instructor of the project. The study takes as focus of analysis the professional qualification (vocational training) as a relation socialy built, that consists of the phenomenon of the modern wage terms (rules, conditions), that is one of the historic ways to regulate the relations between capital and work (labor). The concepts of insertion, trajectories and profession have completed the analysis references. Starting with the notion of time of work (work-time) like measurement of economic value, the study deals with the qualification as a result of Ford-model of producing, in the context of productive reestruturation in the field “shoes-leather”. In the process of the reproduction of the workforce we see the occurrence of the qualification in the productive work of the young people in the work cell and in their way of life. The relations among qualification, work and professional insertion that describes the professional insertion that describes the professional socialization in the studied experience happens through the “CDP” (Professional Development Center) with the intervention of a social chain that has an important role in the link between qualification and professional insertion.application/pdfporAzaléia Calçados. Centro de Desenvolvimento Profissional.Ensino profissionalizanteSetor coureiro-calçadistaQualificação profissionalTrabalhoRio Grande do SulQualificationWage termsProfession (labor)TrajectoryEducation workTem gente jovem atrás da máquina : a educação profissional em uma fábrica de calçados : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000580524.pdf000580524.pdfTexto completoapplication/pdf2687903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8554/1/000580524.pdfd8f8262082759bfac7f6b86ea5b548cdMD51TEXT000580524.pdf.txt000580524.pdf.txtExtracted Texttext/plain491103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8554/2/000580524.pdf.txt36c2504ce152615c9d4ffae666a48f8bMD52THUMBNAIL000580524.pdf.jpg000580524.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8554/3/000580524.pdf.jpg5ebc780e7ab6f256e34797ef51da7e1eMD5310183/85542018-10-08 08:49:42.925oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:49:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tem gente jovem atrás da máquina : a educação profissional em uma fábrica de calçados : um estudo de caso
title Tem gente jovem atrás da máquina : a educação profissional em uma fábrica de calçados : um estudo de caso
spellingShingle Tem gente jovem atrás da máquina : a educação profissional em uma fábrica de calçados : um estudo de caso
Carabajal, Adelmar Alberto
Azaléia Calçados. Centro de Desenvolvimento Profissional.
Ensino profissionalizante
Setor coureiro-calçadista
Qualificação profissional
Trabalho
Rio Grande do Sul
Qualification
Wage terms
Profession (labor)
Trajectory
Education work
title_short Tem gente jovem atrás da máquina : a educação profissional em uma fábrica de calçados : um estudo de caso
title_full Tem gente jovem atrás da máquina : a educação profissional em uma fábrica de calçados : um estudo de caso
title_fullStr Tem gente jovem atrás da máquina : a educação profissional em uma fábrica de calçados : um estudo de caso
title_full_unstemmed Tem gente jovem atrás da máquina : a educação profissional em uma fábrica de calçados : um estudo de caso
title_sort Tem gente jovem atrás da máquina : a educação profissional em uma fábrica de calçados : um estudo de caso
author Carabajal, Adelmar Alberto
author_facet Carabajal, Adelmar Alberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carabajal, Adelmar Alberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
contributor_str_mv Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Azaléia Calçados. Centro de Desenvolvimento Profissional.
Ensino profissionalizante
Setor coureiro-calçadista
Qualificação profissional
Trabalho
Rio Grande do Sul
topic Azaléia Calçados. Centro de Desenvolvimento Profissional.
Ensino profissionalizante
Setor coureiro-calçadista
Qualificação profissional
Trabalho
Rio Grande do Sul
Qualification
Wage terms
Profession (labor)
Trajectory
Education work
dc.subject.eng.fl_str_mv Qualification
Wage terms
Profession (labor)
Trajectory
Education work
description A dissertação tem por objeto de estudo o papel da qualificação realizada pelo Centro de Desenvolvimento Profissional/CDP da Azaléia Calçados, na profissionalização e inserção de jovens das cidades de Parobé e Taquara a partir de 1993. A pesquisa de campo envolveu quatro alunos egressos do Curso de Multioperação de Calçados, três gerentes da empresa e um educador do projeto. O estudo toma como ângulo de análise a qualificação profissional como uma relação socialmente construída, que integra o fenômeno da relação salarial moderna, que é uma das formas históricas de regulação das relações entre capital e trabalho. Os conceitos de inserção, trajetórias e profissão completaram as referências de análise. Partindo da noção do tempo de trabalho como medida dos valores econômicos, o estudo aborda a qualificação como decorrência do modelo fordista de produção, no contexto da reestrututração produtiva no setor coureiro-calçadista. No processo de reprodução da força de trabalho se verifica a incidência da qualificação no trabalho produtivo dos jovens nas células de trabalho e nos seus modos de vida. As relações entre qualificação, trabalho e inserção profissional que caracterizam a socialização profissional, na experiência estudada acontecem através do CDP, com a mediação de uma rede social que tem um papel importante na articulação entre a qualificação e a inserção profissional.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:16:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8554
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000580524
url http://hdl.handle.net/10183/8554
identifier_str_mv 000580524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8554/1/000580524.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8554/2/000580524.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8554/3/000580524.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d8f8262082759bfac7f6b86ea5b548cd
36c2504ce152615c9d4ffae666a48f8b
5ebc780e7ab6f256e34797ef51da7e1e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810088706081554432