Redes P2P em e-learning

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Turcatel, Isadora Oliveira
Orientador(a): Granville, Lisandro Zambenedetti
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
P2P
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/196522
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo sobre redes P2P em e-learning. O estudo explica que as redes de computadores e a Internet ampliam as possibilidades de comunicação e de transmissão de dados, enquanto apresenta como justificativa da pesquisa as características e as semelhanças das redes P2P com o atual contexto da Web. Esta dissertação também esclarece que não existem estudos que investigam a produção científica em redes P2P no contexto do e-learning e traz como problema de pesquisa a apresentação da produção científica sobre o uso de redes P2P no contexto do e-learning, em níveis nacional e internacional. O trabalho então apresenta como objetivo geral a investigação da produção científica sobre o uso de redes P2P em e-learning a partir das publicações científicas indexadas na base de dados Scopus, no período de 2001 a 2017, enquanto aborda os temas de Internet, Redes de Computadores e e-learning no referencial teórico do estudo. A dissertação apresenta a pesquisa como básica, de abordagem quantitativa, exploratória e descritiva quanto aos objetivos e a pesquisa bibliográfica como procedimento técnico. O trabalho também cita a bibliometria como técnica de pesquisa para a análise dos dados e aponta que os resultados da pesquisa estão divididos em duas etapas, explicando que cada etapa corresponde a um artigo científico. O trabalho apresenta os resultados da pesquisa a partir de oito indicadores bibliométricos: número de publicações por tipo de documento, número de publicações por autor, número de autores por publicação, número de publicações por veículo, número de publicações por país, número de publicações por instituição, número de publicações por ano e palavras mais ocorrentes nos títulos das publicações. A dissertação também apresenta o artigo de evento como o tipo de documento com maior número de publicações, citando Kazunori Sugahara como o autor com maior número de publicações. É esclarecido também que a maior parte das publicações científicas foi escrita por dois autores, apontando o Lectures Notes in Computer Science (LNCS) como o veículo com maior número de publicações. A China se apresenta como o país que mais publicou, enquanto que a Tottori University é a instituição com maior número de publicações. 2010 é o ano com maior número de publicações, quanto às palavras learning system, network, collaborative, environment, web, grid, application, gente, technology, distributed, learning, system, learned, collaboration, remote e laboratory são as mais ocorrentes. Ao final, conclui-se que redes P2P podem oferecer vantagens quando comparadas ao modelo cliente-servidor, se aplicadas em plataformas de e-learning, pois possuem características semelhantes ao atual contexto da Web: o uso e o compartilhamento de informações, por um grande número de usuários, em um ambiente descentralizado, coletivo e dinâmico. Por fim, esta dissertação explica que estudos futuros poderão investigar o uso de redes P2P associadas ao contexto da Internet da Coisas, de Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs), do mobile learning, e de ambientes personalizados de aprendizagem.
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spelling Turcatel, Isadora OliveiraGranville, Lisandro Zambenedetti2019-07-04T02:33:33Z2019http://hdl.handle.net/10183/196522001095268Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo sobre redes P2P em e-learning. O estudo explica que as redes de computadores e a Internet ampliam as possibilidades de comunicação e de transmissão de dados, enquanto apresenta como justificativa da pesquisa as características e as semelhanças das redes P2P com o atual contexto da Web. Esta dissertação também esclarece que não existem estudos que investigam a produção científica em redes P2P no contexto do e-learning e traz como problema de pesquisa a apresentação da produção científica sobre o uso de redes P2P no contexto do e-learning, em níveis nacional e internacional. O trabalho então apresenta como objetivo geral a investigação da produção científica sobre o uso de redes P2P em e-learning a partir das publicações científicas indexadas na base de dados Scopus, no período de 2001 a 2017, enquanto aborda os temas de Internet, Redes de Computadores e e-learning no referencial teórico do estudo. A dissertação apresenta a pesquisa como básica, de abordagem quantitativa, exploratória e descritiva quanto aos objetivos e a pesquisa bibliográfica como procedimento técnico. O trabalho também cita a bibliometria como técnica de pesquisa para a análise dos dados e aponta que os resultados da pesquisa estão divididos em duas etapas, explicando que cada etapa corresponde a um artigo científico. O trabalho apresenta os resultados da pesquisa a partir de oito indicadores bibliométricos: número de publicações por tipo de documento, número de publicações por autor, número de autores por publicação, número de publicações por veículo, número de publicações por país, número de publicações por instituição, número de publicações por ano e palavras mais ocorrentes nos títulos das publicações. A dissertação também apresenta o artigo de evento como o tipo de documento com maior número de publicações, citando Kazunori Sugahara como o autor com maior número de publicações. É esclarecido também que a maior parte das publicações científicas foi escrita por dois autores, apontando o Lectures Notes in Computer Science (LNCS) como o veículo com maior número de publicações. A China se apresenta como o país que mais publicou, enquanto que a Tottori University é a instituição com maior número de publicações. 2010 é o ano com maior número de publicações, quanto às palavras learning system, network, collaborative, environment, web, grid, application, gente, technology, distributed, learning, system, learned, collaboration, remote e laboratory são as mais ocorrentes. Ao final, conclui-se que redes P2P podem oferecer vantagens quando comparadas ao modelo cliente-servidor, se aplicadas em plataformas de e-learning, pois possuem características semelhantes ao atual contexto da Web: o uso e o compartilhamento de informações, por um grande número de usuários, em um ambiente descentralizado, coletivo e dinâmico. Por fim, esta dissertação explica que estudos futuros poderão investigar o uso de redes P2P associadas ao contexto da Internet da Coisas, de Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs), do mobile learning, e de ambientes personalizados de aprendizagem.This master’s dissertation presents a study about P2P networks in the context of e-learning. Our study explains that computer networks and the Internet increase the possibilities of communication and data transmission, while it presents as a justification for the research the characteristics and similarities of P2P networks with the current context of the Web. This dissertation also clarifies that there are no studies that investigate the scientific production about P2P networks in the context of e-learning, while it brings as a research problem the presentation of the scientific production on the use of P2P networks in the context of e-learning, at national and international levels. This work presents as general objective the investigation of the scientific production about the use of P2P networks in e-learning from the scientific publications indexed in the Scopus database, between 2001 to 2017, while it addresses the themes of Internet, Computer Networks and e-learning in the theoretical referential of the study. This dissertation presents the research as basic, quantitative, exploratory, and descriptive approach regarding the objectives and the bibliographical research as technical procedure. The work cites bibliometrics as a research technique for data analysis and points out that the search results are divided into two steps. It explains that each stage corresponds to a scientific article. It presents the results of the research from eight bibliometric indicators: number of publications by document type, number of publications by author, number of authors by publication, number of publications by publishing medium, number of publications by country, number of publications by institution, number of publications by year and more words occurring in the titles of publications. This dissertation also shows that conference papers are the document type with the highest number of publications. It cites Kazunori Sugahara as the author with the highest number of publications and explains that most of the scientific publications were written by two authors. It points to Lectures Notes in Computer Science (LNCS) as the publishing venue with the largest number of publications and presents China as the country that has published the most. It explains that Tottori University is the institution with the highest number of publications. 2010 is the year with the highest number of publications. It quotes the words learning system, network, collaborative, environment, web, grid, application, agent, technology, distributed, learning, system, learned, collaboration, remote and laboratory as the most occurring. At the end, the study concludes that P2P networks can offer advantages, when compared to the client-server model, if applied in platforms of e-learning because they have similar characteristics to the current context of the Web: the use and the information share by a great number of users, in a decentralized, collective, and dynamic environment. Finally, this dissertation explains that future studies may investigate the use of P2P networks associated with the Internet of Things, Massive Open Online Courses (MOOCs), mobile learning, and personalized learning environments.application/pdfporProdução científicaBibliometriaRedes de comunicação de computadoresP2PInternetEnsino e aprendizagemComputer netwoksP2P networksE-learningRedes P2P em e-learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095268.pdf.txt001095268.pdf.txtExtracted Texttext/plain80046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196522/2/001095268.pdf.txt7389b18eb3947d90426e294f6f898caeMD52ORIGINAL001095268.pdfTexto completoapplication/pdf1105441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196522/1/001095268.pdf14460b885e43787bbc379716a6338e5cMD5110183/1965222019-07-05 02:33:42.09305oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-05T05:33:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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