O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Debom, Camila Riegel
Orientador(a): Santiago, Basilio Xavier
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/26491
Resumo: Apresentamos o planejamento, desenvolvimento e aplicação de uma proposta de curso de extensão em Astronomia, dividido em módulos e oferecido a estudantes de ensino médio visando a aprendizagem da Astronomia e das ciências afins a partir da observação rudimentar e da imagem astronômica. A confecção do material didático destinado ao curso e a elaboração das aulas tiveram por base a teoria da mediação de Lev Vygotsky e a epistemologia de Stephen Toulmin. O projeto incluiu a realização de uma experiência piloto, da qual foram extraídos subsídios para seu aperfeiçoamento. Apresentamos aqui o relato desta experiência e de seus resultados, bem como o desenvolvimento e aplicação de uma segunda versão do curso e dos resultados obtidos. Como instrumentos de avaliação foram utilizados pré e póstestes idênticos. Da análise destes instrumentos, verificamos um aumento no número absoluto de acertos de cerca de 55% na avaliação, com relação à avaliação prévia, na segunda implementação do curso. Esse resultado, conjuntamente com a análise qualitativa dos comentários feitos pelos estudantes concluiu-se que a utilização da imagem astronômica e a observação rudimentar com fins didáticos é viável e frutífera. Como produto educacional desta dissertação confeccionamos um CD com o conteúdo das aulas, que acompanha guias ao professor que queira replicar a experiência.
id URGS_e746c206a47d844c9f874401be1b49af
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26491
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Debom, Camila RiegelSantiago, Basilio Xavier2010-10-29T11:10:54Z2010http://hdl.handle.net/10183/26491000756014Apresentamos o planejamento, desenvolvimento e aplicação de uma proposta de curso de extensão em Astronomia, dividido em módulos e oferecido a estudantes de ensino médio visando a aprendizagem da Astronomia e das ciências afins a partir da observação rudimentar e da imagem astronômica. A confecção do material didático destinado ao curso e a elaboração das aulas tiveram por base a teoria da mediação de Lev Vygotsky e a epistemologia de Stephen Toulmin. O projeto incluiu a realização de uma experiência piloto, da qual foram extraídos subsídios para seu aperfeiçoamento. Apresentamos aqui o relato desta experiência e de seus resultados, bem como o desenvolvimento e aplicação de uma segunda versão do curso e dos resultados obtidos. Como instrumentos de avaliação foram utilizados pré e póstestes idênticos. Da análise destes instrumentos, verificamos um aumento no número absoluto de acertos de cerca de 55% na avaliação, com relação à avaliação prévia, na segunda implementação do curso. Esse resultado, conjuntamente com a análise qualitativa dos comentários feitos pelos estudantes concluiu-se que a utilização da imagem astronômica e a observação rudimentar com fins didáticos é viável e frutífera. Como produto educacional desta dissertação confeccionamos um CD com o conteúdo das aulas, que acompanha guias ao professor que queira replicar a experiência.We present an outreach course in Astronomy and related sciences at high school level, describing its planning, development and application. The course is modulated and uses elementary astronomical observation and images as its basic learning tools. The didatic material for the project and the lecture grid are based on Lev Vygotsky mediation theory and the epistemology be Stephen Toulmin. The project involved an initial test course, from which we extracted subsidies for its improvement. We describe this initial experience and its results. We also describe the application of the second version of the course. Identical pre and post course tests we used to assess the impact of both versions and led to a final 55% improvement in the rate of correct answers, on the second version of the course. This result, along with the qualitative analysis of the comments made by the students, shows the importance of astronomical images and observations as teaching tools. Finally, the course is detailed out in a CD containing not only the material developed for the lectures, but also a guide to other teachers who wish to apply it in their classes.application/pdfporEnsino de físicaEnsino médioAstronomiaAprendizagemAstronomyAstronomical imageTeaching of physicsO aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2010mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000756014.pdf000756014.pdfTexto completoapplication/pdf7280323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26491/1/000756014.pdf628ea44fee7bd6ee3c1471a34e4e2011MD51TEXT000756014.pdf.txt000756014.pdf.txtExtracted Texttext/plain164676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26491/2/000756014.pdf.txtfd5907514629686da412fcea5a591233MD52THUMBNAIL000756014.pdf.jpg000756014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26491/3/000756014.pdf.jpg443489968efe543c990ba9aea5240fa3MD5310183/264912022-10-08 05:00:13.409991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26491Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-08T08:00:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica
title O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica
spellingShingle O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica
Debom, Camila Riegel
Ensino de física
Ensino médio
Astronomia
Aprendizagem
Astronomy
Astronomical image
Teaching of physics
title_short O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica
title_full O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica
title_fullStr O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica
title_full_unstemmed O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica
title_sort O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica
author Debom, Camila Riegel
author_facet Debom, Camila Riegel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Debom, Camila Riegel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santiago, Basilio Xavier
contributor_str_mv Santiago, Basilio Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino médio
Astronomia
Aprendizagem
topic Ensino de física
Ensino médio
Astronomia
Aprendizagem
Astronomy
Astronomical image
Teaching of physics
dc.subject.eng.fl_str_mv Astronomy
Astronomical image
Teaching of physics
description Apresentamos o planejamento, desenvolvimento e aplicação de uma proposta de curso de extensão em Astronomia, dividido em módulos e oferecido a estudantes de ensino médio visando a aprendizagem da Astronomia e das ciências afins a partir da observação rudimentar e da imagem astronômica. A confecção do material didático destinado ao curso e a elaboração das aulas tiveram por base a teoria da mediação de Lev Vygotsky e a epistemologia de Stephen Toulmin. O projeto incluiu a realização de uma experiência piloto, da qual foram extraídos subsídios para seu aperfeiçoamento. Apresentamos aqui o relato desta experiência e de seus resultados, bem como o desenvolvimento e aplicação de uma segunda versão do curso e dos resultados obtidos. Como instrumentos de avaliação foram utilizados pré e póstestes idênticos. Da análise destes instrumentos, verificamos um aumento no número absoluto de acertos de cerca de 55% na avaliação, com relação à avaliação prévia, na segunda implementação do curso. Esse resultado, conjuntamente com a análise qualitativa dos comentários feitos pelos estudantes concluiu-se que a utilização da imagem astronômica e a observação rudimentar com fins didáticos é viável e frutífera. Como produto educacional desta dissertação confeccionamos um CD com o conteúdo das aulas, que acompanha guias ao professor que queira replicar a experiência.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-29T11:10:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26491
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000756014
url http://hdl.handle.net/10183/26491
identifier_str_mv 000756014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26491/1/000756014.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26491/2/000756014.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26491/3/000756014.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 628ea44fee7bd6ee3c1471a34e4e2011
fd5907514629686da412fcea5a591233
443489968efe543c990ba9aea5240fa3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810088773351899136