O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/26491 |
Resumo: | Apresentamos o planejamento, desenvolvimento e aplicação de uma proposta de curso de extensão em Astronomia, dividido em módulos e oferecido a estudantes de ensino médio visando a aprendizagem da Astronomia e das ciências afins a partir da observação rudimentar e da imagem astronômica. A confecção do material didático destinado ao curso e a elaboração das aulas tiveram por base a teoria da mediação de Lev Vygotsky e a epistemologia de Stephen Toulmin. O projeto incluiu a realização de uma experiência piloto, da qual foram extraídos subsídios para seu aperfeiçoamento. Apresentamos aqui o relato desta experiência e de seus resultados, bem como o desenvolvimento e aplicação de uma segunda versão do curso e dos resultados obtidos. Como instrumentos de avaliação foram utilizados pré e póstestes idênticos. Da análise destes instrumentos, verificamos um aumento no número absoluto de acertos de cerca de 55% na avaliação, com relação à avaliação prévia, na segunda implementação do curso. Esse resultado, conjuntamente com a análise qualitativa dos comentários feitos pelos estudantes concluiu-se que a utilização da imagem astronômica e a observação rudimentar com fins didáticos é viável e frutífera. Como produto educacional desta dissertação confeccionamos um CD com o conteúdo das aulas, que acompanha guias ao professor que queira replicar a experiência. |
id |
URGS_e746c206a47d844c9f874401be1b49af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26491 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Debom, Camila RiegelSantiago, Basilio Xavier2010-10-29T11:10:54Z2010http://hdl.handle.net/10183/26491000756014Apresentamos o planejamento, desenvolvimento e aplicação de uma proposta de curso de extensão em Astronomia, dividido em módulos e oferecido a estudantes de ensino médio visando a aprendizagem da Astronomia e das ciências afins a partir da observação rudimentar e da imagem astronômica. A confecção do material didático destinado ao curso e a elaboração das aulas tiveram por base a teoria da mediação de Lev Vygotsky e a epistemologia de Stephen Toulmin. O projeto incluiu a realização de uma experiência piloto, da qual foram extraídos subsídios para seu aperfeiçoamento. Apresentamos aqui o relato desta experiência e de seus resultados, bem como o desenvolvimento e aplicação de uma segunda versão do curso e dos resultados obtidos. Como instrumentos de avaliação foram utilizados pré e póstestes idênticos. Da análise destes instrumentos, verificamos um aumento no número absoluto de acertos de cerca de 55% na avaliação, com relação à avaliação prévia, na segunda implementação do curso. Esse resultado, conjuntamente com a análise qualitativa dos comentários feitos pelos estudantes concluiu-se que a utilização da imagem astronômica e a observação rudimentar com fins didáticos é viável e frutífera. Como produto educacional desta dissertação confeccionamos um CD com o conteúdo das aulas, que acompanha guias ao professor que queira replicar a experiência.We present an outreach course in Astronomy and related sciences at high school level, describing its planning, development and application. The course is modulated and uses elementary astronomical observation and images as its basic learning tools. The didatic material for the project and the lecture grid are based on Lev Vygotsky mediation theory and the epistemology be Stephen Toulmin. The project involved an initial test course, from which we extracted subsidies for its improvement. We describe this initial experience and its results. We also describe the application of the second version of the course. Identical pre and post course tests we used to assess the impact of both versions and led to a final 55% improvement in the rate of correct answers, on the second version of the course. This result, along with the qualitative analysis of the comments made by the students, shows the importance of astronomical images and observations as teaching tools. Finally, the course is detailed out in a CD containing not only the material developed for the lectures, but also a guide to other teachers who wish to apply it in their classes.application/pdfporEnsino de físicaEnsino médioAstronomiaAprendizagemAstronomyAstronomical imageTeaching of physicsO aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2010mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000756014.pdf000756014.pdfTexto completoapplication/pdf7280323http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26491/1/000756014.pdf628ea44fee7bd6ee3c1471a34e4e2011MD51TEXT000756014.pdf.txt000756014.pdf.txtExtracted Texttext/plain164676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26491/2/000756014.pdf.txtfd5907514629686da412fcea5a591233MD52THUMBNAIL000756014.pdf.jpg000756014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26491/3/000756014.pdf.jpg443489968efe543c990ba9aea5240fa3MD5310183/264912022-10-08 05:00:13.409991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26491Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-08T08:00:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica |
title |
O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica |
spellingShingle |
O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica Debom, Camila Riegel Ensino de física Ensino médio Astronomia Aprendizagem Astronomy Astronomical image Teaching of physics |
title_short |
O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica |
title_full |
O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica |
title_fullStr |
O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica |
title_full_unstemmed |
O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica |
title_sort |
O aprendizado da astronomia e das ciências afins com a mediação da observação rudimentar e da imagem astronômica |
author |
Debom, Camila Riegel |
author_facet |
Debom, Camila Riegel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Debom, Camila Riegel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santiago, Basilio Xavier |
contributor_str_mv |
Santiago, Basilio Xavier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino médio Astronomia Aprendizagem |
topic |
Ensino de física Ensino médio Astronomia Aprendizagem Astronomy Astronomical image Teaching of physics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Astronomy Astronomical image Teaching of physics |
description |
Apresentamos o planejamento, desenvolvimento e aplicação de uma proposta de curso de extensão em Astronomia, dividido em módulos e oferecido a estudantes de ensino médio visando a aprendizagem da Astronomia e das ciências afins a partir da observação rudimentar e da imagem astronômica. A confecção do material didático destinado ao curso e a elaboração das aulas tiveram por base a teoria da mediação de Lev Vygotsky e a epistemologia de Stephen Toulmin. O projeto incluiu a realização de uma experiência piloto, da qual foram extraídos subsídios para seu aperfeiçoamento. Apresentamos aqui o relato desta experiência e de seus resultados, bem como o desenvolvimento e aplicação de uma segunda versão do curso e dos resultados obtidos. Como instrumentos de avaliação foram utilizados pré e póstestes idênticos. Da análise destes instrumentos, verificamos um aumento no número absoluto de acertos de cerca de 55% na avaliação, com relação à avaliação prévia, na segunda implementação do curso. Esse resultado, conjuntamente com a análise qualitativa dos comentários feitos pelos estudantes concluiu-se que a utilização da imagem astronômica e a observação rudimentar com fins didáticos é viável e frutífera. Como produto educacional desta dissertação confeccionamos um CD com o conteúdo das aulas, que acompanha guias ao professor que queira replicar a experiência. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-10-29T11:10:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/26491 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000756014 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/26491 |
identifier_str_mv |
000756014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26491/1/000756014.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26491/2/000756014.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26491/3/000756014.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
628ea44fee7bd6ee3c1471a34e4e2011 fd5907514629686da412fcea5a591233 443489968efe543c990ba9aea5240fa3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810088773351899136 |