Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/18388 |
Resumo: | Que relações se estabelecem entre a escrita de diários por professoras, a equipe de trabalho da escola e a produção da professoralidade de todos os envolvidos neste processo? Esta foi a pergunta que busquei responder nesta pesquisa. Este é um estudo sobre registro e formação de professores, que buscou nos conceitos de documentos de processo (Cecília Almeida Salles), escrita de si, (Michel Foucault), professoralidade (Marcos Villela Pereira), signo e linguagem (Charles Sanders Peirce) o sentido necessário para estabelecer relações entre escrita e auto-formação. Do ponto de vista metodológico, busquei referências na etnografia para conhecer como duas professoras - e a equipe pedagógica da instituição - relacionavam escrita e auto-formação. Utilizei-me também, em certa medida, da auto-biografia, pois este é um estudo que fala muito da minha relação com a escrita de diários e de como percebo a interferência deste ato na produção da minha professoralidade. |
id |
URGS_e82cc7f1e203516926005af29ff755ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18388 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pecoits, Sariane da SilvaJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2010-01-28T04:14:39Z2009http://hdl.handle.net/10183/18388000729564Que relações se estabelecem entre a escrita de diários por professoras, a equipe de trabalho da escola e a produção da professoralidade de todos os envolvidos neste processo? Esta foi a pergunta que busquei responder nesta pesquisa. Este é um estudo sobre registro e formação de professores, que buscou nos conceitos de documentos de processo (Cecília Almeida Salles), escrita de si, (Michel Foucault), professoralidade (Marcos Villela Pereira), signo e linguagem (Charles Sanders Peirce) o sentido necessário para estabelecer relações entre escrita e auto-formação. Do ponto de vista metodológico, busquei referências na etnografia para conhecer como duas professoras - e a equipe pedagógica da instituição - relacionavam escrita e auto-formação. Utilizei-me também, em certa medida, da auto-biografia, pois este é um estudo que fala muito da minha relação com a escrita de diários e de como percebo a interferência deste ato na produção da minha professoralidade.What relations define between teachers diaries writing, the school work group and the teaching production of all involved in this process? This was the question which I sought to answer in this search. This is a review about teachers register and graduation, which sought in the concepts of the process documentations (Cecília Almeida Salles), self writing, (Michel Foucault), teaching (Marcos Villela Pereira), sign and language (Charles Sanders Peirce) the necessary meaning to establish relations between writing and self graduation. From a methodological point of view, I sought references on ethnography to understand how two different teachers and the pedagogical team of the institution related writing and self graduation. I include my self too, in certain way, in the autobiography, because this is a study which relates a lot about my relation with the diaries writing and how I see the interference of this act in my own teaching.application/pdfporFormaçãoProfessorEscritaTeachingWritingTeaching educationDiariesSelf educationQuerido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000729564.pdf000729564.pdfTexto completoapplication/pdf754973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18388/1/000729564.pdff9301510674f04bb6394475b61229d26MD51TEXT000729564.pdf.txt000729564.pdf.txtExtracted Texttext/plain297922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18388/2/000729564.pdf.txt6896bd39669548c1cf2c46e2775da5bcMD52THUMBNAIL000729564.pdf.jpg000729564.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18388/3/000729564.pdf.jpg7b006f5f45799099ad86db589640065aMD5310183/183882018-10-15 08:45:52.246oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18388Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:45:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores |
title |
Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores |
spellingShingle |
Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores Pecoits, Sariane da Silva Formação Professor Escrita Teaching Writing Teaching education Diaries Self education |
title_short |
Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores |
title_full |
Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores |
title_fullStr |
Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores |
title_full_unstemmed |
Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores |
title_sort |
Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores |
author |
Pecoits, Sariane da Silva |
author_facet |
Pecoits, Sariane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pecoits, Sariane da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
contributor_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Professor Escrita |
topic |
Formação Professor Escrita Teaching Writing Teaching education Diaries Self education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Writing Teaching education Diaries Self education |
description |
Que relações se estabelecem entre a escrita de diários por professoras, a equipe de trabalho da escola e a produção da professoralidade de todos os envolvidos neste processo? Esta foi a pergunta que busquei responder nesta pesquisa. Este é um estudo sobre registro e formação de professores, que buscou nos conceitos de documentos de processo (Cecília Almeida Salles), escrita de si, (Michel Foucault), professoralidade (Marcos Villela Pereira), signo e linguagem (Charles Sanders Peirce) o sentido necessário para estabelecer relações entre escrita e auto-formação. Do ponto de vista metodológico, busquei referências na etnografia para conhecer como duas professoras - e a equipe pedagógica da instituição - relacionavam escrita e auto-formação. Utilizei-me também, em certa medida, da auto-biografia, pois este é um estudo que fala muito da minha relação com a escrita de diários e de como percebo a interferência deste ato na produção da minha professoralidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-01-28T04:14:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18388 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000729564 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18388 |
identifier_str_mv |
000729564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18388/1/000729564.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18388/2/000729564.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18388/3/000729564.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f9301510674f04bb6394475b61229d26 6896bd39669548c1cf2c46e2775da5bc 7b006f5f45799099ad86db589640065a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064937183379456 |