Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Pecoits, Sariane da Silva
Orientador(a): Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/18388
Resumo: Que relações se estabelecem entre a escrita de diários por professoras, a equipe de trabalho da escola e a produção da professoralidade de todos os envolvidos neste processo? Esta foi a pergunta que busquei responder nesta pesquisa. Este é um estudo sobre registro e formação de professores, que buscou nos conceitos de documentos de processo (Cecília Almeida Salles), escrita de si, (Michel Foucault), professoralidade (Marcos Villela Pereira), signo e linguagem (Charles Sanders Peirce) o sentido necessário para estabelecer relações entre escrita e auto-formação. Do ponto de vista metodológico, busquei referências na etnografia para conhecer como duas professoras - e a equipe pedagógica da instituição - relacionavam escrita e auto-formação. Utilizei-me também, em certa medida, da auto-biografia, pois este é um estudo que fala muito da minha relação com a escrita de diários e de como percebo a interferência deste ato na produção da minha professoralidade.
id URGS_e82cc7f1e203516926005af29ff755ae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18388
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Pecoits, Sariane da SilvaJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2010-01-28T04:14:39Z2009http://hdl.handle.net/10183/18388000729564Que relações se estabelecem entre a escrita de diários por professoras, a equipe de trabalho da escola e a produção da professoralidade de todos os envolvidos neste processo? Esta foi a pergunta que busquei responder nesta pesquisa. Este é um estudo sobre registro e formação de professores, que buscou nos conceitos de documentos de processo (Cecília Almeida Salles), escrita de si, (Michel Foucault), professoralidade (Marcos Villela Pereira), signo e linguagem (Charles Sanders Peirce) o sentido necessário para estabelecer relações entre escrita e auto-formação. Do ponto de vista metodológico, busquei referências na etnografia para conhecer como duas professoras - e a equipe pedagógica da instituição - relacionavam escrita e auto-formação. Utilizei-me também, em certa medida, da auto-biografia, pois este é um estudo que fala muito da minha relação com a escrita de diários e de como percebo a interferência deste ato na produção da minha professoralidade.What relations define between teachers diaries writing, the school work group and the teaching production of all involved in this process? This was the question which I sought to answer in this search. This is a review about teachers register and graduation, which sought in the concepts of the process documentations (Cecília Almeida Salles), self writing, (Michel Foucault), teaching (Marcos Villela Pereira), sign and language (Charles Sanders Peirce) the necessary meaning to establish relations between writing and self graduation. From a methodological point of view, I sought references on ethnography to understand how two different teachers and the pedagogical team of the institution related writing and self graduation. I include my self too, in certain way, in the autobiography, because this is a study which relates a lot about my relation with the diaries writing and how I see the interference of this act in my own teaching.application/pdfporFormaçãoProfessorEscritaTeachingWritingTeaching educationDiariesSelf educationQuerido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000729564.pdf000729564.pdfTexto completoapplication/pdf754973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18388/1/000729564.pdff9301510674f04bb6394475b61229d26MD51TEXT000729564.pdf.txt000729564.pdf.txtExtracted Texttext/plain297922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18388/2/000729564.pdf.txt6896bd39669548c1cf2c46e2775da5bcMD52THUMBNAIL000729564.pdf.jpg000729564.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18388/3/000729564.pdf.jpg7b006f5f45799099ad86db589640065aMD5310183/183882018-10-15 08:45:52.246oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18388Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:45:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores
title Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores
spellingShingle Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores
Pecoits, Sariane da Silva
Formação
Professor
Escrita
Teaching
Writing
Teaching education
Diaries
Self education
title_short Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores
title_full Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores
title_fullStr Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores
title_full_unstemmed Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores
title_sort Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores
author Pecoits, Sariane da Silva
author_facet Pecoits, Sariane da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pecoits, Sariane da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
contributor_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Professor
Escrita
topic Formação
Professor
Escrita
Teaching
Writing
Teaching education
Diaries
Self education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Writing
Teaching education
Diaries
Self education
description Que relações se estabelecem entre a escrita de diários por professoras, a equipe de trabalho da escola e a produção da professoralidade de todos os envolvidos neste processo? Esta foi a pergunta que busquei responder nesta pesquisa. Este é um estudo sobre registro e formação de professores, que buscou nos conceitos de documentos de processo (Cecília Almeida Salles), escrita de si, (Michel Foucault), professoralidade (Marcos Villela Pereira), signo e linguagem (Charles Sanders Peirce) o sentido necessário para estabelecer relações entre escrita e auto-formação. Do ponto de vista metodológico, busquei referências na etnografia para conhecer como duas professoras - e a equipe pedagógica da instituição - relacionavam escrita e auto-formação. Utilizei-me também, em certa medida, da auto-biografia, pois este é um estudo que fala muito da minha relação com a escrita de diários e de como percebo a interferência deste ato na produção da minha professoralidade.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-28T04:14:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18388
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000729564
url http://hdl.handle.net/10183/18388
identifier_str_mv 000729564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18388/1/000729564.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18388/2/000729564.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18388/3/000729564.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f9301510674f04bb6394475b61229d26
6896bd39669548c1cf2c46e2775da5bc
7b006f5f45799099ad86db589640065a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064937183379456