A reforma do estado e os processos de subjetivação : um estudo sobre o trabalho do servidor público em instituição de educação profissional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Zulke, Maria Inês Utzig
Orientador(a): Nardi, Henrique Caetano
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/13410
Resumo: Esta dissertação analisa os efeitos das transformações contemporâneas nos processos de subjetivação dos trabalhadores do serviço público estatal em um contexto de Reforma do Estado. Trata-se de um estudo que recorta algumas proposições do Plano de Reforma do Estado que têm sustentado o discurso governamental sobre a ineficiência do serviço público justificando a introdução no seu interior de modos de operar característicos da lógica privada e empresarial. A pesquisa foi realizada com professores e funcionários de duas instituições de educação profissional da região do Vale do Rio dos Sinos. Com base nas contribuições teóricas de Michel Foucault, a análise toma a Reforma do Estado como um dispositivo que atualiza as estratégias de afirmação de uma governamentalidade constituída a partir das novas configurações do capitalismo. A pesquisa demonstra que a Reforma do Estado engendrou um conjunto de procedimentos e de saberes considerados úteis para a conformação de sujeitos e de instituições adequados às necessidades contemporâneas do capital, no nosso caso orientado aos trabalhadores das escolas e aos futuros trabalhadores que estão sendo formados por estas instituições de educação profissional. Finalmente, o estudo enfatiza a heterogeneidade do Estado e a multiplicidade discursiva que possibilitam vislumbrar as resistências que coexistem no interior dos jogos de poder e verdade que caracterizam o campo de pesquisa.
id URGS_ea453ffbb9c0a2273eaa5b4fce90184e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13410
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Zulke, Maria Inês UtzigNardi, Henrique Caetano2008-07-23T04:12:51Z2007http://hdl.handle.net/10183/13410000644450Esta dissertação analisa os efeitos das transformações contemporâneas nos processos de subjetivação dos trabalhadores do serviço público estatal em um contexto de Reforma do Estado. Trata-se de um estudo que recorta algumas proposições do Plano de Reforma do Estado que têm sustentado o discurso governamental sobre a ineficiência do serviço público justificando a introdução no seu interior de modos de operar característicos da lógica privada e empresarial. A pesquisa foi realizada com professores e funcionários de duas instituições de educação profissional da região do Vale do Rio dos Sinos. Com base nas contribuições teóricas de Michel Foucault, a análise toma a Reforma do Estado como um dispositivo que atualiza as estratégias de afirmação de uma governamentalidade constituída a partir das novas configurações do capitalismo. A pesquisa demonstra que a Reforma do Estado engendrou um conjunto de procedimentos e de saberes considerados úteis para a conformação de sujeitos e de instituições adequados às necessidades contemporâneas do capital, no nosso caso orientado aos trabalhadores das escolas e aos futuros trabalhadores que estão sendo formados por estas instituições de educação profissional. Finalmente, o estudo enfatiza a heterogeneidade do Estado e a multiplicidade discursiva que possibilitam vislumbrar as resistências que coexistem no interior dos jogos de poder e verdade que caracterizam o campo de pesquisa.This paper analyses the effects of contemporary transformations on the processes of subjectivation of state public service workers in a context of State Reform. It is about a study that cuts some of the propositions from the State Reform Plan which have been sustaining government speeches about the inefficiency of public services justifying the introduction of modus operandi characteristic of the private and business logics in its interior. The research was made with teachers and employees of two institutions of professional education in the Sinos Rives Valley area. Based on the theoretical contributions of Michel Foucault, the analysis takes the State Reform as a device updating the affirming strategies of a governmentality constituted from the new configurations of capitalism. The research shows that the State Reform generated a series of procedures and knowledge considered useful in conforming subjects and institutions adequate to the contemporary needs of capital, in our case oriented towards school workers and the future workers being formed by these professional education institutions. Finally the study emphasizes State heterogeneity and discursive multiplicity which make possible to see the resistances that coexist in the power and truth games characteristic of this research field.application/pdfporSubjetividadeServiço públicoTrabalhoReforma do estadoEducação profissionalState reformGovernmentalitySubjectivation processesState public serviceProfessional educationA reforma do estado e os processos de subjetivação : um estudo sobre o trabalho do servidor público em instituição de educação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000644450.pdf000644450.pdfTexto completoapplication/pdf508282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13410/1/000644450.pdff3279af85d878d9212da7c1a194bbcc4MD51TEXT000644450.pdf.txt000644450.pdf.txtExtracted Texttext/plain216081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13410/2/000644450.pdf.txt5f39f5994f8f68a6e8216c29d4d1a4dcMD52THUMBNAIL000644450.pdf.jpg000644450.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13410/3/000644450.pdf.jpg46b6b1a40c1d9bc7366dd6b0ea61be29MD5310183/134102018-10-18 07:16:27.82oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:16:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A reforma do estado e os processos de subjetivação : um estudo sobre o trabalho do servidor público em instituição de educação profissional
title A reforma do estado e os processos de subjetivação : um estudo sobre o trabalho do servidor público em instituição de educação profissional
spellingShingle A reforma do estado e os processos de subjetivação : um estudo sobre o trabalho do servidor público em instituição de educação profissional
Zulke, Maria Inês Utzig
Subjetividade
Serviço público
Trabalho
Reforma do estado
Educação profissional
State reform
Governmentality
Subjectivation processes
State public service
Professional education
title_short A reforma do estado e os processos de subjetivação : um estudo sobre o trabalho do servidor público em instituição de educação profissional
title_full A reforma do estado e os processos de subjetivação : um estudo sobre o trabalho do servidor público em instituição de educação profissional
title_fullStr A reforma do estado e os processos de subjetivação : um estudo sobre o trabalho do servidor público em instituição de educação profissional
title_full_unstemmed A reforma do estado e os processos de subjetivação : um estudo sobre o trabalho do servidor público em instituição de educação profissional
title_sort A reforma do estado e os processos de subjetivação : um estudo sobre o trabalho do servidor público em instituição de educação profissional
author Zulke, Maria Inês Utzig
author_facet Zulke, Maria Inês Utzig
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zulke, Maria Inês Utzig
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nardi, Henrique Caetano
contributor_str_mv Nardi, Henrique Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade
Serviço público
Trabalho
Reforma do estado
Educação profissional
topic Subjetividade
Serviço público
Trabalho
Reforma do estado
Educação profissional
State reform
Governmentality
Subjectivation processes
State public service
Professional education
dc.subject.eng.fl_str_mv State reform
Governmentality
Subjectivation processes
State public service
Professional education
description Esta dissertação analisa os efeitos das transformações contemporâneas nos processos de subjetivação dos trabalhadores do serviço público estatal em um contexto de Reforma do Estado. Trata-se de um estudo que recorta algumas proposições do Plano de Reforma do Estado que têm sustentado o discurso governamental sobre a ineficiência do serviço público justificando a introdução no seu interior de modos de operar característicos da lógica privada e empresarial. A pesquisa foi realizada com professores e funcionários de duas instituições de educação profissional da região do Vale do Rio dos Sinos. Com base nas contribuições teóricas de Michel Foucault, a análise toma a Reforma do Estado como um dispositivo que atualiza as estratégias de afirmação de uma governamentalidade constituída a partir das novas configurações do capitalismo. A pesquisa demonstra que a Reforma do Estado engendrou um conjunto de procedimentos e de saberes considerados úteis para a conformação de sujeitos e de instituições adequados às necessidades contemporâneas do capital, no nosso caso orientado aos trabalhadores das escolas e aos futuros trabalhadores que estão sendo formados por estas instituições de educação profissional. Finalmente, o estudo enfatiza a heterogeneidade do Estado e a multiplicidade discursiva que possibilitam vislumbrar as resistências que coexistem no interior dos jogos de poder e verdade que caracterizam o campo de pesquisa.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-07-23T04:12:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13410
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000644450
url http://hdl.handle.net/10183/13410
identifier_str_mv 000644450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13410/1/000644450.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13410/2/000644450.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13410/3/000644450.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f3279af85d878d9212da7c1a194bbcc4
5f39f5994f8f68a6e8216c29d4d1a4dc
46b6b1a40c1d9bc7366dd6b0ea61be29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064912930865152