Português como língua adicional e saúde : análise de materiais didáticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silveira, Thamis Larissa dos Santos
Orientador(a): Schlatter, Margarete
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/243126
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar tarefas de compreensão oral e leitura em materiais didáticos de Português como Língua Adicional (PLA) para profissionais da saúde à luz da concepção dialógica da linguagem e da noção de gêneros do discurso. Compreendendo que a comunicação ocorre em contextos sociais singulares, onde os sujeitos interagem por meio de enunciados concretos e únicos, busca-se verificar de que modo as tarefas pedagógicas propõem a compreensão de textos orais e escritos levando em conta suas condições de produção para promover interações com os textos conforme projetadas pelos gêneros do discurso em foco. Os materiais didáticos analisados são três livros didáticos: Diga trinta e três… em português (2017), Sou todo ouvidos! (2018), Isso Mesmo! (2019) — desenvolvidos pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação no período de atividade do Programa Mais Médicos para o Brasil; e o curso online autoformativo PORTOS - Português Online para a Saúde (2018), criado pela UNA-SUS/UFCSPA em parceria com o Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS (PPE - UFRGS), para profissionais da saúde que tenham interesse em atuar ou já estejam atuando em solo brasileiro. Para análise desses materiais, parte-se da abordagem de Ensino de Línguas para Fins Específicos (HUTCHINSON; WATERS, 1986), que compreende o ensino de línguas a partir da análise das necessidades dos estudantes tendo em vista sua participação em esferas de atuação específicos na língua adicional. Os materiais foram analisados quanto à pertinência dos temas e dos gêneros do discurso para a área de saúde, e as tarefas de compreensão oral e de leitura foram analisadas em relação à sua coerência com a expectativa de compreensão projetada pelos gêneros. Os resultados mostram que todos os livros propiciam a prática com temas e gêneros do discurso pertinentes e relevantes para o público-alvo. Em relação às tarefas de compreensão e de leitura, conclui-se que muitas propõem uma compreensão focada na recuperação de informações do texto e apenas algumas, com destaque para as do curso PORTOS, propõem experiências de participação coerentes com as condições de recepção dos textos orais e escritos focalizados nas unidades didáticas.
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spelling Silveira, Thamis Larissa dos SantosSchlatter, Margarete2022-07-19T04:46:31Z2021http://hdl.handle.net/10183/243126001123932Este trabalho tem como objetivo analisar tarefas de compreensão oral e leitura em materiais didáticos de Português como Língua Adicional (PLA) para profissionais da saúde à luz da concepção dialógica da linguagem e da noção de gêneros do discurso. Compreendendo que a comunicação ocorre em contextos sociais singulares, onde os sujeitos interagem por meio de enunciados concretos e únicos, busca-se verificar de que modo as tarefas pedagógicas propõem a compreensão de textos orais e escritos levando em conta suas condições de produção para promover interações com os textos conforme projetadas pelos gêneros do discurso em foco. Os materiais didáticos analisados são três livros didáticos: Diga trinta e três… em português (2017), Sou todo ouvidos! (2018), Isso Mesmo! (2019) — desenvolvidos pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação no período de atividade do Programa Mais Médicos para o Brasil; e o curso online autoformativo PORTOS - Português Online para a Saúde (2018), criado pela UNA-SUS/UFCSPA em parceria com o Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS (PPE - UFRGS), para profissionais da saúde que tenham interesse em atuar ou já estejam atuando em solo brasileiro. Para análise desses materiais, parte-se da abordagem de Ensino de Línguas para Fins Específicos (HUTCHINSON; WATERS, 1986), que compreende o ensino de línguas a partir da análise das necessidades dos estudantes tendo em vista sua participação em esferas de atuação específicos na língua adicional. Os materiais foram analisados quanto à pertinência dos temas e dos gêneros do discurso para a área de saúde, e as tarefas de compreensão oral e de leitura foram analisadas em relação à sua coerência com a expectativa de compreensão projetada pelos gêneros. Os resultados mostram que todos os livros propiciam a prática com temas e gêneros do discurso pertinentes e relevantes para o público-alvo. Em relação às tarefas de compreensão e de leitura, conclui-se que muitas propõem uma compreensão focada na recuperação de informações do texto e apenas algumas, com destaque para as do curso PORTOS, propõem experiências de participação coerentes com as condições de recepção dos textos orais e escritos focalizados nas unidades didáticas.This work aims to analyze oral comprehension and reading tasks in teaching materials of Portuguese as an Additional Language (PLA) for health professionals in the light of the dialogical conception of language and the notion of discourse genres. Understanding that communication occurs in singular social contexts, where the subjects interact through concrete and unique utterances, we seek to verify how the pedagogical tasks propose the understanding of oral and written texts taking into account their production conditions in order to promote interactions with the texts as projected by the discourse genres focused. The didactic materials analyzed consist of three textbooks: Diga trinta e três… em português (2017), Sou todos ouvidos! (2018), Isso mesmo! (2019) - developed by the Ministry of Health in partnership with the Ministry of Education during the period of activity of the Mais Médicos para Brasil Program; and the self-study online course PORTOS - Português Online Para a Saúde (2018), created by UNA-SUS / UFCSPA in partnership with the UFRGS Portuguese as an Additional Language Center (PALC - UFRGS), for health professionals interested in working or who are already working in Brazil. The analysis of these materials is anchored in the Teaching of Languages for Specific Purposes approach (HUTCHINSON; WATERS, 1986), which comprises the teaching of languages based on students’ needs analysis in view of their participation in specific spheres of activity in additional language. The materials were analyzed for the relevance of the themes and discourse genres for the health area, and the oral comprehension and reading tasks were analyzed in relation to their coherence with the oral and reading comprehension expectations projected by the genres. The results show that all books provide practice with themes and discourse genres pertinent and relevant to the target students. Regarding comprehension and reading tasks, there are various tasks that propose an understanding focused on the retrieval of information from the text and only a few, with emphasis on those in the PORTOS course, promote participation experiences consistent with the reception conditions of the oral and written texts focused in the lessons.application/pdfporProfissionais da saúdeLivro didático no ensino de línguasCompreensão da linguagemLíngua adicionalLíngua portuguesaLinguagem e línguasPortuguese as an additional languageDidactic materials for the health areaLanguage teaching for specific purposesListening and reading taskPortuguês como língua adicional e saúde : análise de materiais didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123932.pdf.txt001123932.pdf.txtExtracted Texttext/plain331465http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243126/2/001123932.pdf.txt9ae8c9589bec0b958b003be479ae4ac0MD52ORIGINAL001123932.pdfTexto completoapplication/pdf7179653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243126/1/001123932.pdf6f4ff8b9b80babd92240729bc4890bf6MD5110183/2431262022-07-20 04:49:36.310014oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243126Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-20T07:49:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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