Beleza, sedução e juventude : a Revista do Globo ensinando feminilidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Dulac, Elaine Beatriz Ferreira
Orientador(a): Wortmann, Maria Lúcia Castagna
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/256247
Resumo: Esta dissertação trata de representações de feminilidade articuladas com três atributos - beleza, sedução e juventude -, tradicionalmente atribuídas às mulheres, sob uma perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais, que chama a atenção para relações entre cultura, saber e poder. Minha intenção, neste trabalho, é tomar aquilo que vem sendo considerado como próprio ao mundo feminino, a feminilidade associada à beleza, à sedução e à juventude, e "desnaturalizá-lo", tentando mostrar o quanto essa feminilidade é construída de "formas" peculiares em cada época, nas sociedades ocidentais. Para tanto utilizei como fontes de pesquisa os anúncios publicitários de cosméticos, veiculados na Revista do Globo nas décadas de 1940 e 1950, destinados ao embelezamento feminino buscando tramar as representações de feminilidade ali presentes com outras que circulavam nas reportagens e artigos dessa mesma Revista e nos livros A nossa vida sexual de Fritz Kahn (1940) e A Questão Sexual de August Forel (1957), que tratavam da sexualidade humana, nessa mesma época. A partir desses materiais, tomados aqui como pedagogias culturais, e dos referenciais teóricos explorados, elegi três tramas para comporem as análises que articulam feminilidade e beleza, feminilidade e sedução, feminilidade e juventude.
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