Intelectualidades negras e constituição de um êthos negro pesquisador

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Siqueira, Carolina de Freitas Corrêa
Orientador(a): Rocha, Cristianne Maria Famer
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/242106
Resumo: A Tese de Doutorado que ora se apresenta tem por objetivo central analisar os processos por meio dos quais se constituem modos de ser pesquisador/a negro/a nos espaços de produção intelectual-acadêmica no Brasil contemporâneo. Para a realização das análises propostas, lançou-se mão de ferramentas teóricas e metodológicas dos Estudos Foucaultianos aliadas a um repertório conceitual e analítico dos estudos acerca das Relações Étnico-Raciais, sobretudo no que tange o papel tático do campo educacional dentro das mobilizações e lutas antirracistas. O corpus documental da pesquisa é composto por produções científicas divulgadas na homepage da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). As análises realizadas nesta Tese apontam que a autodeclaração étnico-racial; as condutas afirmativas da negritude imbricadas com a prática da produção científica; as posturas de combate ao racismo em âmbito individual, institucional e estrutural, bem como a construção de redes de apoio e centralidade da produção autoral negra presente nas pesquisas, são elementos recorrentes nos processos de constituição de determinados “modos de ser” de pesquisadoras/es negras/os no campo das intelectualidades acadêmicas negras. Esse conjunto de modos de elaboração das subjetividades negras pesquisadoras está sendo nomeando, nesta Tese, como “êthos negro pesquisador”. Espera-se que análises como a apresentada nesta Tese possam contribuir com as discussões no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como estabelecer diálogos entre as perspectivas teórico-metodológicas dos Estudos Foucaultianos com modos de pensar a produção de conhecimento acadêmico-intelectual a partir da prerrogativa do antirracismo radical enquanto eixo balizador do fazer científico no Brasil contemporâneo.
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spelling Siqueira, Carolina de Freitas CorrêaRocha, Cristianne Maria FamerThoma, Adriana da Silva2022-07-08T04:50:42Z2022http://hdl.handle.net/10183/242106001144915A Tese de Doutorado que ora se apresenta tem por objetivo central analisar os processos por meio dos quais se constituem modos de ser pesquisador/a negro/a nos espaços de produção intelectual-acadêmica no Brasil contemporâneo. Para a realização das análises propostas, lançou-se mão de ferramentas teóricas e metodológicas dos Estudos Foucaultianos aliadas a um repertório conceitual e analítico dos estudos acerca das Relações Étnico-Raciais, sobretudo no que tange o papel tático do campo educacional dentro das mobilizações e lutas antirracistas. O corpus documental da pesquisa é composto por produções científicas divulgadas na homepage da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). As análises realizadas nesta Tese apontam que a autodeclaração étnico-racial; as condutas afirmativas da negritude imbricadas com a prática da produção científica; as posturas de combate ao racismo em âmbito individual, institucional e estrutural, bem como a construção de redes de apoio e centralidade da produção autoral negra presente nas pesquisas, são elementos recorrentes nos processos de constituição de determinados “modos de ser” de pesquisadoras/es negras/os no campo das intelectualidades acadêmicas negras. Esse conjunto de modos de elaboração das subjetividades negras pesquisadoras está sendo nomeando, nesta Tese, como “êthos negro pesquisador”. Espera-se que análises como a apresentada nesta Tese possam contribuir com as discussões no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como estabelecer diálogos entre as perspectivas teórico-metodológicas dos Estudos Foucaultianos com modos de pensar a produção de conhecimento acadêmico-intelectual a partir da prerrogativa do antirracismo radical enquanto eixo balizador do fazer científico no Brasil contemporâneo.The objective of the Doctoral Thesis presented here is to analyse the processes through which ways of being a black researcher are constituted in spaces of intellectual-academic production in contemporary Brazil. To carry out the proposed analyses, theoretical and methodological tools of Foucauldian Studies were used, combined with a conceptual and analytical repertoire of studies on Ethnic-Racial Relations, especially with regard to the tactical role of the educational field within mobilizations and struggles against anti-racists. The documental corpus of the research is composed of scientific productions published on the homepage of the Brazilian Association of Black Researchers (ABPN). The analysis carried out in this Thesis point out that ethnic-racial self-declaration; the affirmative behaviours of blackness intertwined with the practice of scientific production; the positions of combating racism in the individual, institutional and structural scope, as well as the construction of support networks and the centrality of black authorial production present in the researches, are recurrent elements in the processes of constitution of certain “ways of being” of researchers black women in the field of black academic intellectuals. This set of ways of elaborating black researcher subjectivities is being named, in this Thesis, as “black researcher êthos”. Hopefully, analyses such as the one presented in this Thesis can contribute to the discussions in the field of Education of Ethnic-Racial Relations, as well as establish dialogues between the theoretical and methodological perspectives of Foucauldian Studies through ways of thinking about the production of academic-intellectual knowledge based on the prerogative of radical anti-racism as a guiding axis of scientific work in contemporary Brazil.La tesis de doctorado que se presenta tiene por objetivo central analizar los procesos por medio de los cuales se constituyen maneras de ser pesquisador/a negro/a en los espacios de producción intelectual-académica en el Brasil contemporáneo. Para la realización de los análisis propuestos, se utilizó herramientas teórico-metodológicas de los Estudios Foucaultianos aliadas a un repertorio conceptual y analítico de los estudios sobre las Relaciones Étnico-Raciales, sobre todo en relación al papel táctico del campo educacional dentro de las movilizaciones y luchas antirracistas. El corpus documental de la pesquisa es compuesto por producciones científicas divulgadas en el homepage de la Asociación Brasileña de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Los análisis realizados en esta Tesis apuntan que la autodeclaración étnico-racial; las conductas afirmativas de la negritud imbricadas con la práctica de la producción científica; las posturas de combate al racismo em ámbito individual, institucional y estructural, bien como la construcción de redes de apoyo y centralidad de la producción autoral negra presente en las pesquisas, son elementos recurrentes en los procesos de constitución de determinadas “maneras de ser” pesquisadoras/es negras/os en el campo de las intelectualidades académicas negras. Ese conjunto de maneras de elaboración de las subjetividades negras pesquisadoras está siendo nombrado en esta Tesis, como “êthos negro pesquisador”. Se espera que análisis como el presentado en esta Tesis puedan contribuir a las discusiones en el campo de la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales, así como establecer diálogos entre las perspectivas teóricas y metodológicas de los Estudios Foucaultianos con las formas de pensar la producción de conocimiento académico-intelectual a partir de la prerrogativa del antirracismo radical como eje orientador del trabajo científico en el Brasil contemporáneo.application/pdfporRelações étnicas e raciaisNegroEthnic-Racial relations educationFoucauldian studiesBlack intellectualityEthosEducación de las relaciones etnico-racialesEstudios foucaultianosIntelectualidade negraÊthosIntelectualidades negras e constituição de um êthos negro pesquisadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144915.pdf.txt001144915.pdf.txtExtracted Texttext/plain341844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242106/2/001144915.pdf.txtd691a0717185b749ae81b60120a7aff2MD52ORIGINAL001144915.pdfTexto completoapplication/pdf4250133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242106/1/001144915.pdf5c2006ab8f69678c2c7e49ba26d08241MD5110183/2421062022-07-09 05:06:29.001427oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-09T08:06:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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