Circuitos de entrada e de saída: por uma poética do atravessamento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Maroso, Elias Edmundo
Orientador(a): Santos, Maria Ivone dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/230213
Resumo: Este texto integra uma pesquisa em artes visuais voltada ao atravessamento espacial enquanto objeto de estudo e conceito operatório. Refere-se a uma poética conduzida em diferentes linguagens artísticas, contextos de inserção e aportes teóricos, atenta a fluências de passagem, a circuitos de entrada e de saída. Sob o signo do atravessamento, o processo criativo alcança múltiplos espaços, impregnando-se de variações atmosféricas. No intuito de tornar tangível e movente tal assunto de pesquisa, seu desenvolvimento perpassa quatro lócus de criação, alusivos a instâncias e situações práticas: Espaço Mental, Sala Fechada, Zona de Passagem e Área Aberta. Os tipos de espaço são apresentados em quatro cadernos-seção, os quais evocam condições de atividade e tópicos relacionados a cada circunstância de contato. Para tanto, a metodologia de investigação considera particularidades da condução criativa, consoante às bases da poiética e da cartografia, além de experimentar associações e recursos favoráveis ao atravessamento. Em cursividade indisciplinar, vinte e seis proposições inéditas foram concebidas ao longo da investigação, envolvendo ensaios gráficos, diagramas elétricos, sinais para ambientes fechados, intervenções ao ar livre, distorções imagéticas e a produção de pulsos energéticos que realmente atravessam as paredes do recinto expositivo. Junto aos resultados poéticos, encontros com saberes das artes, filosofia e ciências compõem os cadernos-seção, destacando perspectivas do pós-estruturalismo e da fenomenologia bem como discussões sobre matéria e imaterialidade, crítica instituinte e táticas cotidianas. Como abertura de um fazer artístico empenhado em pensar e praticar dinâmicas de passagem, a presente tese tanto evidencia os componentes de seu processo quanto redige considerações sobre os limites e excedentes do visível, autonomia técnica e trânsitos coextensivos entre criação e entorno.
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Para tanto, a metodologia de investigação considera particularidades da condução criativa, consoante às bases da poiética e da cartografia, além de experimentar associações e recursos favoráveis ao atravessamento. Em cursividade indisciplinar, vinte e seis proposições inéditas foram concebidas ao longo da investigação, envolvendo ensaios gráficos, diagramas elétricos, sinais para ambientes fechados, intervenções ao ar livre, distorções imagéticas e a produção de pulsos energéticos que realmente atravessam as paredes do recinto expositivo. Junto aos resultados poéticos, encontros com saberes das artes, filosofia e ciências compõem os cadernos-seção, destacando perspectivas do pós-estruturalismo e da fenomenologia bem como discussões sobre matéria e imaterialidade, crítica instituinte e táticas cotidianas. Como abertura de um fazer artístico empenhado em pensar e praticar dinâmicas de passagem, a presente tese tanto evidencia os componentes de seu processo quanto redige considerações sobre os limites e excedentes do visível, autonomia técnica e trânsitos coextensivos entre criação e entorno.This text integrates a visual art-based research focused on spatial traversing as an object of study and operative concept. It refers to a poetics conducted in different artistic languages, contexts of insertion and theoretical contributions, with attention to passing fluences, through entrance and exit circuits. Under the sign of traversing, the creative process reaches multiple spaces, impregnating itself with atmospheric variations. In order to make this research subject tangible and moving, its development spans four locus of creation, alluding to practical instances and situations: Mental Space, Closed Room, Passing Zone and Open Area. The types of space are presented in four notebook-sections, which evoke conditions of activity and topics related to each circumstance of contact. To this purpose, the research methodology considers particularities of creative conduct, depending on the bases of poïétique and cartography, in addition to experimenting with associations and favorable resources to the traversing practice. In indisciplined cursivity, twenty-six unprecedented propositions were conceived throughout the investigation, involving graphic essays, electrical diagrams, indoor signs, outdoor interventions, distorted images and the manufacture of devices that actually traverse the walls of the exhibition space. Along with the poetic results, encounters with arts, philosophy and sciences knowledge compose the notebook-sections, emphasising perspectives of post-structuralism and phenomenology as well as discussions on matter and immateriality, instituent criticism and everyday tactics. As an opening to an artistic practice committed to thinking and practicing dynamics of passage, this thesis highlights the components of its process and writes considerations about the limits and surpluses of the visible, technical autonomy and co-extensive transits between creation and environment.application/pdfporArte contemporâneaProcessos de criaçãoPoéticas visuaisContemporary artCreation processesVisual poeticsTraversingCircuitos de entrada e de saída: por uma poética do atravessamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131834.pdf.txt001131834.pdf.txtExtracted Texttext/plain810642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230213/2/001131834.pdf.txt0480155c5a31b8756e664d4618e22aceMD52ORIGINAL001131834.pdfTexto completoapplication/pdf133286291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230213/1/001131834.pdfd416c2ce9e10276c9e0c4e8dd2cd8456MD5110183/2302132021-10-04 04:25:23.39136oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230213Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-10-04T07:25:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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