Desconstruções edificantes : uma análise da ordenação do espaço como elemento do currículo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Rocha, Cristianne Maria Famer
Orientador(a): Veiga-Neto, Alfredo José da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/27853
Resumo: Busco, na desconstrução histórica de algumas edificações escolares situadas na cidade de Porto Alegre (RS) - consideradas as marcas pedagógicas que direta ou indiretamente modelaram seus espaços arquitetônicos - analisar a relação entre espaço(s) escolar(es) e padagógico(s), descrevendo as continuidades e as rupturas que tais marcas imprimiram aos espaços por elas ocupados (ou te mesmo determinados). Assim como, analisar alguns dos mecanismos de sujeição (controle) e disciplinamento (vigilância) que se ativaram, particularmente na idade Moderna, em relação ao uso e à disposição dos espaços. Dentre os inúmeros estabelecimentos de ensino aqui existentes, foram escolhidos aqueles que parecerem mais significativos - pela história que possuem, pela posição geográfica e cultural que ocupam na cidade, pelas marcas pedagógicas (mais ou menos visíveis) que carregam e pelo espaço arquitetônico constituído e formalmente representado que possuem. Distinguem-se, entre si, por representarem mais de um século de histórias pedagógicas (positivistas, escolanovistas, tecnistas, neomontessorianas ou construtivistas) que são (quase que) imediatamente reconhecidas nas decisões arquitetônicas que compõem os espaços físicos destas escolas. Ao investigar estes espaços escolares, procuro compreender o modo como eles foram sendo constituídos e justificados - num projeto sistêmico generalizante de “avanços, progressos e evoluções” - além de definir os elementos que permitem compreendê-los enquanto construções que foram se “modernizando” para permitirem um contínuo e mais econômico controle com um sempre menos exercício de violência “explícita”.
id URGS_f4eb8824d0085c032cefa1066f48e106
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27853
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Cristianne Maria FamerVeiga-Neto, Alfredo José da2011-02-22T06:00:19Z2000http://hdl.handle.net/10183/27853000272329Busco, na desconstrução histórica de algumas edificações escolares situadas na cidade de Porto Alegre (RS) - consideradas as marcas pedagógicas que direta ou indiretamente modelaram seus espaços arquitetônicos - analisar a relação entre espaço(s) escolar(es) e padagógico(s), descrevendo as continuidades e as rupturas que tais marcas imprimiram aos espaços por elas ocupados (ou te mesmo determinados). Assim como, analisar alguns dos mecanismos de sujeição (controle) e disciplinamento (vigilância) que se ativaram, particularmente na idade Moderna, em relação ao uso e à disposição dos espaços. Dentre os inúmeros estabelecimentos de ensino aqui existentes, foram escolhidos aqueles que parecerem mais significativos - pela história que possuem, pela posição geográfica e cultural que ocupam na cidade, pelas marcas pedagógicas (mais ou menos visíveis) que carregam e pelo espaço arquitetônico constituído e formalmente representado que possuem. Distinguem-se, entre si, por representarem mais de um século de histórias pedagógicas (positivistas, escolanovistas, tecnistas, neomontessorianas ou construtivistas) que são (quase que) imediatamente reconhecidas nas decisões arquitetônicas que compõem os espaços físicos destas escolas. Ao investigar estes espaços escolares, procuro compreender o modo como eles foram sendo constituídos e justificados - num projeto sistêmico generalizante de “avanços, progressos e evoluções” - além de definir os elementos que permitem compreendê-los enquanto construções que foram se “modernizando” para permitirem um contínuo e mais econômico controle com um sempre menos exercício de violência “explícita”.Working within the historical deconstruction of some school buildings located in the city of Porto Alegre (State of Rio Grande do Sul, Brazil), - considering the pedagogical marks that have shaped their architectural spaces - I aim at examining the relationship between school space(s) and pedagogy (ies), describing the continuities and ruptures that such marks have imprinted to the spaces they have occupied (or even determined). I also examine some of the subjection (control) and discipline (surveillance) mechanisms that have been activated, specially in Modern Age, regarding use and space arrangements. Among the numerous schools existing in the city, I have chosen those which seemed to be more significant - for their history, geographical and cultural position in the city, for the pedagogical marks (more or lees visible) they carry and for their formally represented and constituted architectural space. They are distinguished from each other for representing more than a century of pedagogical histories (Positivists, Technicists, Progressivists, Neomontessorians or Cobstructivists) which are (almost immediately) recognized in the architectural decisions. In investigating those school spaces, I try to understand the way have been constituted and use - in a systemic and generalizing process of “advances, progresses and evolutions”. Furthermore, I try to define the elements that allow us to understand them as constructions that have been “modernizing” themselves to allow a permanent and more economic control, together with lower scale “explicit” violence.application/pdfporArquitetura escolarEspaço físicoEscolaCurrículoHistória da educaçãoPorto Alegre (RS)Desconstruções edificantes : uma análise da ordenação do espaço como elemento do currículoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2000mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000272329.pdf000272329.pdfTexto completoapplication/pdf24072265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27853/1/000272329.pdfdffa36be1289dff49afc0f7efc2946f0MD51TEXT000272329.pdf.txt000272329.pdf.txtExtracted Texttext/plain176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27853/2/000272329.pdf.txtf93e12b8ece20c369a7899527e1ad72dMD52THUMBNAIL000272329.pdf.jpg000272329.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27853/3/000272329.pdf.jpg8d3528104a9e769ee722d7f2d25b5ee8MD5310183/278532018-10-09 08:47:34.274oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:47:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desconstruções edificantes : uma análise da ordenação do espaço como elemento do currículo
title Desconstruções edificantes : uma análise da ordenação do espaço como elemento do currículo
spellingShingle Desconstruções edificantes : uma análise da ordenação do espaço como elemento do currículo
Rocha, Cristianne Maria Famer
Arquitetura escolar
Espaço físico
Escola
Currículo
História da educação
Porto Alegre (RS)
title_short Desconstruções edificantes : uma análise da ordenação do espaço como elemento do currículo
title_full Desconstruções edificantes : uma análise da ordenação do espaço como elemento do currículo
title_fullStr Desconstruções edificantes : uma análise da ordenação do espaço como elemento do currículo
title_full_unstemmed Desconstruções edificantes : uma análise da ordenação do espaço como elemento do currículo
title_sort Desconstruções edificantes : uma análise da ordenação do espaço como elemento do currículo
author Rocha, Cristianne Maria Famer
author_facet Rocha, Cristianne Maria Famer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Cristianne Maria Famer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veiga-Neto, Alfredo José da
contributor_str_mv Veiga-Neto, Alfredo José da
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura escolar
Espaço físico
Escola
Currículo
História da educação
Porto Alegre (RS)
topic Arquitetura escolar
Espaço físico
Escola
Currículo
História da educação
Porto Alegre (RS)
description Busco, na desconstrução histórica de algumas edificações escolares situadas na cidade de Porto Alegre (RS) - consideradas as marcas pedagógicas que direta ou indiretamente modelaram seus espaços arquitetônicos - analisar a relação entre espaço(s) escolar(es) e padagógico(s), descrevendo as continuidades e as rupturas que tais marcas imprimiram aos espaços por elas ocupados (ou te mesmo determinados). Assim como, analisar alguns dos mecanismos de sujeição (controle) e disciplinamento (vigilância) que se ativaram, particularmente na idade Moderna, em relação ao uso e à disposição dos espaços. Dentre os inúmeros estabelecimentos de ensino aqui existentes, foram escolhidos aqueles que parecerem mais significativos - pela história que possuem, pela posição geográfica e cultural que ocupam na cidade, pelas marcas pedagógicas (mais ou menos visíveis) que carregam e pelo espaço arquitetônico constituído e formalmente representado que possuem. Distinguem-se, entre si, por representarem mais de um século de histórias pedagógicas (positivistas, escolanovistas, tecnistas, neomontessorianas ou construtivistas) que são (quase que) imediatamente reconhecidas nas decisões arquitetônicas que compõem os espaços físicos destas escolas. Ao investigar estes espaços escolares, procuro compreender o modo como eles foram sendo constituídos e justificados - num projeto sistêmico generalizante de “avanços, progressos e evoluções” - além de definir os elementos que permitem compreendê-los enquanto construções que foram se “modernizando” para permitirem um contínuo e mais econômico controle com um sempre menos exercício de violência “explícita”.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-02-22T06:00:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27853
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000272329
url http://hdl.handle.net/10183/27853
identifier_str_mv 000272329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27853/1/000272329.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27853/2/000272329.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27853/3/000272329.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dffa36be1289dff49afc0f7efc2946f0
f93e12b8ece20c369a7899527e1ad72d
8d3528104a9e769ee722d7f2d25b5ee8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816737221012619264