NIDABA : plataforma digital para produção de recursos educacionais inclusivos baseados em mesa tangível

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Preuss, Evandro
Orientador(a): Henriques, Renato Ventura Bayan
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/229757
Resumo: A utilização de ferramentas tecnológicas na educação é bastante disseminada no Brasil e no mundo, porém, quando envolve educação inclusiva, especialmente com crianças com deficiência intelectual ou autismo, existem poucas soluções e recursos tecnológicos disponíveis. O uso de interfaces tangíveis para fins educacionais apresenta consideráveis vantagens e pode proporcionar um incremento no engajamento e motivação dos estudantes e se revelando um recurso de tecnologia assistiva adequado para a educação. Um dos principais problemas encontrados para a utilização de mesas tangíveis no ambiente educacional é a ausência de softwares para a sua programação e uso que atendam às necessidades educacionais e que sejam fáceis de utilizar, especialmente por educadores que não dominam a lógica de programação. A presente tese tem por objetivo criar uma plataforma digital para produção de recursos educacionais baseados em mesa tangível, que atendam à diversidade para a educação inclusiva. Para isso, um levantamento de necessidades pedagógicas e as questões de acessibilidade para a interação tangível no contexto inclusivo são analisadas e é desenvolvido um editor intuitivo e de fácil utilização para criação de recursos educacionais, juntamente com um player para executar as aplicações em mesas tangíveis e que permite a simulação em computadores, tablets e smartphones. Uma avaliação da usabilidade do editor e do player com as aplicações para mesa tangível e a viabilidade e utilidade da proposta é realizada e é apresentada uma especificação para a construção e montagem de uma mesa de baixo custo. Assim, este estudo apresenta uma proposta de uso da mesa tangível na educação inclusiva, juntamente com uma ferramenta de autoria para a construção de aplicativos e a plataforma necessária para sua execução, desenvolvidos especificamente para este propósito. Esta plataforma pode ser utilizada como um instrumento de mediação tecnológica, de forma interativa e intuitiva por educadores e estudantes, para o desenvolvimento e utilização de atividades pedagógicas num contexto inclusivo. A plataforma desenvolvida e o editor reúnem, numa única ferramenta, diversas características importantes apresentadas em trabalhos relacionados e apresenta, ainda, vários recursos inovadores para a produção de aplicações para mesa tangível.
id URGS_f5befe4395543557f918b18e4625fddd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229757
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Preuss, EvandroHenriques, Renato Ventura BayanBaldassarri, Sandra2021-09-14T04:27:59Z2021http://hdl.handle.net/10183/229757001131242A utilização de ferramentas tecnológicas na educação é bastante disseminada no Brasil e no mundo, porém, quando envolve educação inclusiva, especialmente com crianças com deficiência intelectual ou autismo, existem poucas soluções e recursos tecnológicos disponíveis. O uso de interfaces tangíveis para fins educacionais apresenta consideráveis vantagens e pode proporcionar um incremento no engajamento e motivação dos estudantes e se revelando um recurso de tecnologia assistiva adequado para a educação. Um dos principais problemas encontrados para a utilização de mesas tangíveis no ambiente educacional é a ausência de softwares para a sua programação e uso que atendam às necessidades educacionais e que sejam fáceis de utilizar, especialmente por educadores que não dominam a lógica de programação. A presente tese tem por objetivo criar uma plataforma digital para produção de recursos educacionais baseados em mesa tangível, que atendam à diversidade para a educação inclusiva. Para isso, um levantamento de necessidades pedagógicas e as questões de acessibilidade para a interação tangível no contexto inclusivo são analisadas e é desenvolvido um editor intuitivo e de fácil utilização para criação de recursos educacionais, juntamente com um player para executar as aplicações em mesas tangíveis e que permite a simulação em computadores, tablets e smartphones. Uma avaliação da usabilidade do editor e do player com as aplicações para mesa tangível e a viabilidade e utilidade da proposta é realizada e é apresentada uma especificação para a construção e montagem de uma mesa de baixo custo. Assim, este estudo apresenta uma proposta de uso da mesa tangível na educação inclusiva, juntamente com uma ferramenta de autoria para a construção de aplicativos e a plataforma necessária para sua execução, desenvolvidos especificamente para este propósito. Esta plataforma pode ser utilizada como um instrumento de mediação tecnológica, de forma interativa e intuitiva por educadores e estudantes, para o desenvolvimento e utilização de atividades pedagógicas num contexto inclusivo. A plataforma desenvolvida e o editor reúnem, numa única ferramenta, diversas características importantes apresentadas em trabalhos relacionados e apresenta, ainda, vários recursos inovadores para a produção de aplicações para mesa tangível.Use of technological tools in education is widespread in Brazil and in the world, however when it involves inclusive education, especially with children with intellectual disabilities or autism, there are few technological solutions and resources available. Tangible interfaces use for educational purposes has considerable advantages and can provide an increase in student engagement and motivation, and have proved to be suitable for assistive technology resources for education. One of the main problems found for the use of tangible tabletops in the educational environment is the absence of software for their programming and use that meet educational needs and that are easy to use, especially by teachers who do not master the programming logic. This thesis aims to create a digital platform for the production of educational resources based on a tangible tabletop, to contemplate diversity for inclusive education. For this, a survey of pedagogical needs and accessibility issues for tangible interaction in the inclusive context are analyzed and an intuitive and user-friendly editor is developed for creating educational resources, along with a player to run the applications on tangible tabletop and that allows simulation on computers, tablets and smartphones. An evaluation of the editor and player usability with the tangible tabletop applications and the feasibility and usefulness of the proposal is carried out and is presented a specification for the construction and assembly of a low-cost table. Thus, this study presents a proposal for using the tangible table in inclusive education, together with an authoring tool for building applications and the platform needed for its execution, developed specifically for this purpose. This platform can be used as an instrument of technological mediation, in an interactive and intuitive way by teachers and students, for the development and use of pedagogical activities in an inclusive context. The developed platform and the editor bring together in a single tool, several important features presented in related works and also presents several innovative resources for the production of applications to a tangible tabletop.application/pdfporTecnologia assistivaInclusão escolarTangible tabletopInclusive educationAssistive technologyAuthoring toolNIDABA : plataforma digital para produção de recursos educacionais inclusivos baseados em mesa tangívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131242.pdf.txt001131242.pdf.txtExtracted Texttext/plain507801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229757/2/001131242.pdf.txt8f54a0484d1a5b2f3d59422724dce1e3MD52ORIGINAL001131242.pdfTexto completoapplication/pdf8750488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229757/1/001131242.pdf0759c7621b84e1ade5e063d6d4451aa2MD5110183/2297572021-09-19 04:31:37.819933oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229757Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:31:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv NIDABA : plataforma digital para produção de recursos educacionais inclusivos baseados em mesa tangível
title NIDABA : plataforma digital para produção de recursos educacionais inclusivos baseados em mesa tangível
spellingShingle NIDABA : plataforma digital para produção de recursos educacionais inclusivos baseados em mesa tangível
Preuss, Evandro
Tecnologia assistiva
Inclusão escolar
Tangible tabletop
Inclusive education
Assistive technology
Authoring tool
title_short NIDABA : plataforma digital para produção de recursos educacionais inclusivos baseados em mesa tangível
title_full NIDABA : plataforma digital para produção de recursos educacionais inclusivos baseados em mesa tangível
title_fullStr NIDABA : plataforma digital para produção de recursos educacionais inclusivos baseados em mesa tangível
title_full_unstemmed NIDABA : plataforma digital para produção de recursos educacionais inclusivos baseados em mesa tangível
title_sort NIDABA : plataforma digital para produção de recursos educacionais inclusivos baseados em mesa tangível
author Preuss, Evandro
author_facet Preuss, Evandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Preuss, Evandro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Henriques, Renato Ventura Bayan
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Baldassarri, Sandra
contributor_str_mv Henriques, Renato Ventura Bayan
Baldassarri, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva
Inclusão escolar
topic Tecnologia assistiva
Inclusão escolar
Tangible tabletop
Inclusive education
Assistive technology
Authoring tool
dc.subject.eng.fl_str_mv Tangible tabletop
Inclusive education
Assistive technology
Authoring tool
description A utilização de ferramentas tecnológicas na educação é bastante disseminada no Brasil e no mundo, porém, quando envolve educação inclusiva, especialmente com crianças com deficiência intelectual ou autismo, existem poucas soluções e recursos tecnológicos disponíveis. O uso de interfaces tangíveis para fins educacionais apresenta consideráveis vantagens e pode proporcionar um incremento no engajamento e motivação dos estudantes e se revelando um recurso de tecnologia assistiva adequado para a educação. Um dos principais problemas encontrados para a utilização de mesas tangíveis no ambiente educacional é a ausência de softwares para a sua programação e uso que atendam às necessidades educacionais e que sejam fáceis de utilizar, especialmente por educadores que não dominam a lógica de programação. A presente tese tem por objetivo criar uma plataforma digital para produção de recursos educacionais baseados em mesa tangível, que atendam à diversidade para a educação inclusiva. Para isso, um levantamento de necessidades pedagógicas e as questões de acessibilidade para a interação tangível no contexto inclusivo são analisadas e é desenvolvido um editor intuitivo e de fácil utilização para criação de recursos educacionais, juntamente com um player para executar as aplicações em mesas tangíveis e que permite a simulação em computadores, tablets e smartphones. Uma avaliação da usabilidade do editor e do player com as aplicações para mesa tangível e a viabilidade e utilidade da proposta é realizada e é apresentada uma especificação para a construção e montagem de uma mesa de baixo custo. Assim, este estudo apresenta uma proposta de uso da mesa tangível na educação inclusiva, juntamente com uma ferramenta de autoria para a construção de aplicativos e a plataforma necessária para sua execução, desenvolvidos especificamente para este propósito. Esta plataforma pode ser utilizada como um instrumento de mediação tecnológica, de forma interativa e intuitiva por educadores e estudantes, para o desenvolvimento e utilização de atividades pedagógicas num contexto inclusivo. A plataforma desenvolvida e o editor reúnem, numa única ferramenta, diversas características importantes apresentadas em trabalhos relacionados e apresenta, ainda, vários recursos inovadores para a produção de aplicações para mesa tangível.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-14T04:27:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229757
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001131242
url http://hdl.handle.net/10183/229757
identifier_str_mv 001131242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229757/2/001131242.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229757/1/001131242.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f54a0484d1a5b2f3d59422724dce1e3
0759c7621b84e1ade5e063d6d4451aa2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810089024948273152