Diálogos intergeracionais tupi guarani em uma perspectiva Intercultural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Lima, Karen Villanova
Orientador(a): Doll, Johannes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/216885
Resumo: O presente trabalho situa-se no encontro entre dois mundos: o nhandereko – ou modo de viver – Tupi Guarani e o modo de viver não indígena. Neste encontro, convergem as seguintes áreas: (1) os estudos interculturais e de(s)coloniais, como aporte teórico que viabiliza a compreensão e a postura da/na experiência prática intercultural; (2) os estudos do envelhecimento, com foco nas questões geracionais; (3) a educação, com ênfase nos processos educativos não escolares; (4) a co-laboração intercultural, como ferramenta metodológica que possibilita a aproximação de dois mundos de forma a conhecer formas outras de construção de conhecimentos por meio do diálogo com os povos originários. A partir da convergência dessas áreas, este trabalho consiste em uma reflexão sobre os processos educativos não escolares que ocorrem no encontro entre os membros mais velhos – os txeramõi e txedjarãy Tupi Guarani – e mais jovens de uma comunidade Tupi Guarani, a Aldeia Tapirema, localizada na Terra Indígena (TI) Piaçaguera, em Peruíbe, litoral do estado de São Paulo. Esta pesquisa teve como objetivos principais construir laços interculturais e refletir sobre formas outras de construção de conhecimento, ao observar a relação dos mais velhos com os mais jovens na cultura Tupi Guarani, buscando a compreensão sobre os diálogos entre essas diferentes gerações. Este trabalho propõe uma aproximação de dois mundos, a qual possibilita visões mais amplas e transformadoras de posturas hegemônicas sobre formas de construção de conhecimento, educação e relações intergeracionais, de forma plural.
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spelling Lima, Karen VillanovaDoll, Johannes2020-12-24T04:21:34Z2020http://hdl.handle.net/10183/216885001120950O presente trabalho situa-se no encontro entre dois mundos: o nhandereko – ou modo de viver – Tupi Guarani e o modo de viver não indígena. Neste encontro, convergem as seguintes áreas: (1) os estudos interculturais e de(s)coloniais, como aporte teórico que viabiliza a compreensão e a postura da/na experiência prática intercultural; (2) os estudos do envelhecimento, com foco nas questões geracionais; (3) a educação, com ênfase nos processos educativos não escolares; (4) a co-laboração intercultural, como ferramenta metodológica que possibilita a aproximação de dois mundos de forma a conhecer formas outras de construção de conhecimentos por meio do diálogo com os povos originários. A partir da convergência dessas áreas, este trabalho consiste em uma reflexão sobre os processos educativos não escolares que ocorrem no encontro entre os membros mais velhos – os txeramõi e txedjarãy Tupi Guarani – e mais jovens de uma comunidade Tupi Guarani, a Aldeia Tapirema, localizada na Terra Indígena (TI) Piaçaguera, em Peruíbe, litoral do estado de São Paulo. Esta pesquisa teve como objetivos principais construir laços interculturais e refletir sobre formas outras de construção de conhecimento, ao observar a relação dos mais velhos com os mais jovens na cultura Tupi Guarani, buscando a compreensão sobre os diálogos entre essas diferentes gerações. Este trabalho propõe uma aproximação de dois mundos, a qual possibilita visões mais amplas e transformadoras de posturas hegemônicas sobre formas de construção de conhecimento, educação e relações intergeracionais, de forma plural.The present paper lies within two worlds: the nhandereko – or way of living – of the indigenous Tupi Guarani and the non-indigenous way of living. This encounter conveys the convergence of the following areas of study: (1) intercultural and de(s)colonial studies, as theoretical background in order to provide the means for comprehension as well as finding an adequate attitude over the intercultural practice thus enabling it to happen critically; (2) aging studies, with a focus on generational issues; (3) education, with an emphasis on nonformal educational processes; (4) co-laboração intercultural – or intercultural collaboration – as a methodological tool enabling the dialogue between these two worlds and thus leading to different insights on how knowledge is created rather than the hegemonic means of doing so. Due to the convergence of these fields, this work consists of a reflection about the nonformal educational processes which take place through the engagement of the elders – txeramõi and txedjarãy – and the younger generations within a Tupi Guarani community, Aldeia Tapirema, located in an indigenous land called Terra Indígena (TI) Piaçaguera, in Peruíbe, in the coast of São Paulo. This research aimed to build intercultural bonds and reflect upon different means of creating knowledge by observing the relation between older and younger generations within the Tupi Guarani realm and thus, trying to comprehend the dialogues between these different generations. This work proposes an approximation of two worlds in order to enable wider and transforming views over hegemonic forms of knowledge creation, education and intergenerational relations, in a plural manner.application/pdfporIndígenasInterculturalidadeLíngua indígenaCollaborationIndigenousInterculturalIntergenerational.Diálogos intergeracionais tupi guarani em uma perspectiva Interculturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120950.pdf.txt001120950.pdf.txtExtracted Texttext/plain244678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216885/2/001120950.pdf.txtd5d5920ddb84573bb76a4345c4ed507bMD52ORIGINAL001120950.pdfTexto completoapplication/pdf3310942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216885/1/001120950.pdfc392144e9e9ac1d5ed403f7b714a837cMD5110183/2168852020-12-25 05:12:14.683031oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216885Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-12-25T07:12:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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