Estudando matrizes a partir de transformações geométricas
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/14965 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo central a elaboração, implementação e reflexão sobre uma sequência didática para o estudo de matrizes a partir de tranformações geométricas. A sequência didática pretende propiciar ao aluno um estudo que justifique as definições das operações entre matrizes e suas respectivas propriedades, a partir da observação e análise de algumas transformações geométricas, de modo a se refazer o processo histórico da definição e obtenção desses conceitos. Além disso apresenta algumas atividades de aplicação de matrizes, onde a composição e iteração de transformações geométricas no software Shapari geram algumas figuras fractais. Como metodologia de trabalho adotamos a engenharia didática para a elaboração, implementação e avaliação da didática proposta. O texto também apresenta a análise das referências sobre o ensino de matrizes e tranformações geométricas. Começando pelas orientações dos documentos oficiais e passando pela apresentação de diversos estudos sobre o tema delimitamos e justificamos a nossa proposta de ensino. Além disso, apresentamos um extrato sobre o conhecimento matemático envolvido no tema, de modo que sirva de base para o docente que implementar a seuência didática em sala de aula. |
id |
URGS_fdfab2551f07cc6d87ee6c281383fbb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14965 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Stormowski, VandoirBrietzke, Eduardo Henrique de Mattos2009-01-21T04:12:56Z2008http://hdl.handle.net/10183/14965000673105Este trabalho tem como objetivo central a elaboração, implementação e reflexão sobre uma sequência didática para o estudo de matrizes a partir de tranformações geométricas. A sequência didática pretende propiciar ao aluno um estudo que justifique as definições das operações entre matrizes e suas respectivas propriedades, a partir da observação e análise de algumas transformações geométricas, de modo a se refazer o processo histórico da definição e obtenção desses conceitos. Além disso apresenta algumas atividades de aplicação de matrizes, onde a composição e iteração de transformações geométricas no software Shapari geram algumas figuras fractais. Como metodologia de trabalho adotamos a engenharia didática para a elaboração, implementação e avaliação da didática proposta. O texto também apresenta a análise das referências sobre o ensino de matrizes e tranformações geométricas. Começando pelas orientações dos documentos oficiais e passando pela apresentação de diversos estudos sobre o tema delimitamos e justificamos a nossa proposta de ensino. Além disso, apresentamos um extrato sobre o conhecimento matemático envolvido no tema, de modo que sirva de base para o docente que implementar a seuência didática em sala de aula.This work has as its main goal the formulation, implementation and contemplation of a didactie sequence to the study of matrices from geometric transformations. The didactic sequence intends to propitiate the student a study which justifies the definitions of operations between matrices and their respective properties, from the observation and analysis of some geometrie transformations, so that they are able to redo the historical process of the definition and the acquisition of these concepts. Besides that, it shows some activities to the application of matrices, in which the composition and interation of geometric transformations in the Shapari software generate some fractals. We have adopted Didactic Engineering as a methodology to the elaboration, implementation and evaluation of the proposed didactic sequence. The text also shows an analysis of the references about the teaching of matrices and the geometric transformations. We delimited and justified our teaching proposal by staring with orientations of official documents and showing a series of studies about the theme. Besides that, we show an excerpt about the mathematical knowledge involved in the theme, so that, it can be used as basis to the teacher who decides to implement the didactic sequence in the classroom.application/pdfporPrática de ensinoMatrizesTransformações geométricasTeachingMatricesOperation between matricesGeometric transformationsFractalsEstudando matrizes a partir de transformações geométricasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2008mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000673105.pdf000673105.pdfTexto completoapplication/pdf3128155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14965/1/000673105.pdf2df4eaa83dadbb2befd9f974b9ab779aMD51TEXT000673105.pdf.txt000673105.pdf.txtExtracted Texttext/plain258145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14965/2/000673105.pdf.txtda6487561dd12b2abdf3ca096f2f1fa3MD52THUMBNAIL000673105.pdf.jpg000673105.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14965/3/000673105.pdf.jpg2c732bf18cd7a008b7a27e1582c9dc57MD5310183/149652018-10-05 08:44:02.469oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14965Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudando matrizes a partir de transformações geométricas |
title |
Estudando matrizes a partir de transformações geométricas |
spellingShingle |
Estudando matrizes a partir de transformações geométricas Stormowski, Vandoir Prática de ensino Matrizes Transformações geométricas Teaching Matrices Operation between matrices Geometric transformations Fractals |
title_short |
Estudando matrizes a partir de transformações geométricas |
title_full |
Estudando matrizes a partir de transformações geométricas |
title_fullStr |
Estudando matrizes a partir de transformações geométricas |
title_full_unstemmed |
Estudando matrizes a partir de transformações geométricas |
title_sort |
Estudando matrizes a partir de transformações geométricas |
author |
Stormowski, Vandoir |
author_facet |
Stormowski, Vandoir |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stormowski, Vandoir |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brietzke, Eduardo Henrique de Mattos |
contributor_str_mv |
Brietzke, Eduardo Henrique de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino Matrizes Transformações geométricas |
topic |
Prática de ensino Matrizes Transformações geométricas Teaching Matrices Operation between matrices Geometric transformations Fractals |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Matrices Operation between matrices Geometric transformations Fractals |
description |
Este trabalho tem como objetivo central a elaboração, implementação e reflexão sobre uma sequência didática para o estudo de matrizes a partir de tranformações geométricas. A sequência didática pretende propiciar ao aluno um estudo que justifique as definições das operações entre matrizes e suas respectivas propriedades, a partir da observação e análise de algumas transformações geométricas, de modo a se refazer o processo histórico da definição e obtenção desses conceitos. Além disso apresenta algumas atividades de aplicação de matrizes, onde a composição e iteração de transformações geométricas no software Shapari geram algumas figuras fractais. Como metodologia de trabalho adotamos a engenharia didática para a elaboração, implementação e avaliação da didática proposta. O texto também apresenta a análise das referências sobre o ensino de matrizes e tranformações geométricas. Começando pelas orientações dos documentos oficiais e passando pela apresentação de diversos estudos sobre o tema delimitamos e justificamos a nossa proposta de ensino. Além disso, apresentamos um extrato sobre o conhecimento matemático envolvido no tema, de modo que sirva de base para o docente que implementar a seuência didática em sala de aula. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-01-21T04:12:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/14965 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000673105 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/14965 |
identifier_str_mv |
000673105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14965/1/000673105.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14965/2/000673105.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14965/3/000673105.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2df4eaa83dadbb2befd9f974b9ab779a da6487561dd12b2abdf3ca096f2f1fa3 2c732bf18cd7a008b7a27e1582c9dc57 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064920753242112 |