Estudando matrizes a partir de transformações geométricas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Stormowski, Vandoir
Orientador(a): Brietzke, Eduardo Henrique de Mattos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/14965
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central a elaboração, implementação e reflexão sobre uma sequência didática para o estudo de matrizes a partir de tranformações geométricas. A sequência didática pretende propiciar ao aluno um estudo que justifique as definições das operações entre matrizes e suas respectivas propriedades, a partir da observação e análise de algumas transformações geométricas, de modo a se refazer o processo histórico da definição e obtenção desses conceitos. Além disso apresenta algumas atividades de aplicação de matrizes, onde a composição e iteração de transformações geométricas no software Shapari geram algumas figuras fractais. Como metodologia de trabalho adotamos a engenharia didática para a elaboração, implementação e avaliação da didática proposta. O texto também apresenta a análise das referências sobre o ensino de matrizes e tranformações geométricas. Começando pelas orientações dos documentos oficiais e passando pela apresentação de diversos estudos sobre o tema delimitamos e justificamos a nossa proposta de ensino. Além disso, apresentamos um extrato sobre o conhecimento matemático envolvido no tema, de modo que sirva de base para o docente que implementar a seuência didática em sala de aula.
id URGS_fdfab2551f07cc6d87ee6c281383fbb4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14965
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Stormowski, VandoirBrietzke, Eduardo Henrique de Mattos2009-01-21T04:12:56Z2008http://hdl.handle.net/10183/14965000673105Este trabalho tem como objetivo central a elaboração, implementação e reflexão sobre uma sequência didática para o estudo de matrizes a partir de tranformações geométricas. A sequência didática pretende propiciar ao aluno um estudo que justifique as definições das operações entre matrizes e suas respectivas propriedades, a partir da observação e análise de algumas transformações geométricas, de modo a se refazer o processo histórico da definição e obtenção desses conceitos. Além disso apresenta algumas atividades de aplicação de matrizes, onde a composição e iteração de transformações geométricas no software Shapari geram algumas figuras fractais. Como metodologia de trabalho adotamos a engenharia didática para a elaboração, implementação e avaliação da didática proposta. O texto também apresenta a análise das referências sobre o ensino de matrizes e tranformações geométricas. Começando pelas orientações dos documentos oficiais e passando pela apresentação de diversos estudos sobre o tema delimitamos e justificamos a nossa proposta de ensino. Além disso, apresentamos um extrato sobre o conhecimento matemático envolvido no tema, de modo que sirva de base para o docente que implementar a seuência didática em sala de aula.This work has as its main goal the formulation, implementation and contemplation of a didactie sequence to the study of matrices from geometric transformations. The didactic sequence intends to propitiate the student a study which justifies the definitions of operations between matrices and their respective properties, from the observation and analysis of some geometrie transformations, so that they are able to redo the historical process of the definition and the acquisition of these concepts. Besides that, it shows some activities to the application of matrices, in which the composition and interation of geometric transformations in the Shapari software generate some fractals. We have adopted Didactic Engineering as a methodology to the elaboration, implementation and evaluation of the proposed didactic sequence. The text also shows an analysis of the references about the teaching of matrices and the geometric transformations. We delimited and justified our teaching proposal by staring with orientations of official documents and showing a series of studies about the theme. Besides that, we show an excerpt about the mathematical knowledge involved in the theme, so that, it can be used as basis to the teacher who decides to implement the didactic sequence in the classroom.application/pdfporPrática de ensinoMatrizesTransformações geométricasTeachingMatricesOperation between matricesGeometric transformationsFractalsEstudando matrizes a partir de transformações geométricasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2008mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000673105.pdf000673105.pdfTexto completoapplication/pdf3128155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14965/1/000673105.pdf2df4eaa83dadbb2befd9f974b9ab779aMD51TEXT000673105.pdf.txt000673105.pdf.txtExtracted Texttext/plain258145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14965/2/000673105.pdf.txtda6487561dd12b2abdf3ca096f2f1fa3MD52THUMBNAIL000673105.pdf.jpg000673105.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14965/3/000673105.pdf.jpg2c732bf18cd7a008b7a27e1582c9dc57MD5310183/149652018-10-05 08:44:02.469oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14965Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudando matrizes a partir de transformações geométricas
title Estudando matrizes a partir de transformações geométricas
spellingShingle Estudando matrizes a partir de transformações geométricas
Stormowski, Vandoir
Prática de ensino
Matrizes
Transformações geométricas
Teaching
Matrices
Operation between matrices
Geometric transformations
Fractals
title_short Estudando matrizes a partir de transformações geométricas
title_full Estudando matrizes a partir de transformações geométricas
title_fullStr Estudando matrizes a partir de transformações geométricas
title_full_unstemmed Estudando matrizes a partir de transformações geométricas
title_sort Estudando matrizes a partir de transformações geométricas
author Stormowski, Vandoir
author_facet Stormowski, Vandoir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stormowski, Vandoir
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brietzke, Eduardo Henrique de Mattos
contributor_str_mv Brietzke, Eduardo Henrique de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Matrizes
Transformações geométricas
topic Prática de ensino
Matrizes
Transformações geométricas
Teaching
Matrices
Operation between matrices
Geometric transformations
Fractals
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Matrices
Operation between matrices
Geometric transformations
Fractals
description Este trabalho tem como objetivo central a elaboração, implementação e reflexão sobre uma sequência didática para o estudo de matrizes a partir de tranformações geométricas. A sequência didática pretende propiciar ao aluno um estudo que justifique as definições das operações entre matrizes e suas respectivas propriedades, a partir da observação e análise de algumas transformações geométricas, de modo a se refazer o processo histórico da definição e obtenção desses conceitos. Além disso apresenta algumas atividades de aplicação de matrizes, onde a composição e iteração de transformações geométricas no software Shapari geram algumas figuras fractais. Como metodologia de trabalho adotamos a engenharia didática para a elaboração, implementação e avaliação da didática proposta. O texto também apresenta a análise das referências sobre o ensino de matrizes e tranformações geométricas. Começando pelas orientações dos documentos oficiais e passando pela apresentação de diversos estudos sobre o tema delimitamos e justificamos a nossa proposta de ensino. Além disso, apresentamos um extrato sobre o conhecimento matemático envolvido no tema, de modo que sirva de base para o docente que implementar a seuência didática em sala de aula.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-01-21T04:12:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14965
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000673105
url http://hdl.handle.net/10183/14965
identifier_str_mv 000673105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14965/1/000673105.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14965/2/000673105.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14965/3/000673105.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2df4eaa83dadbb2befd9f974b9ab779a
da6487561dd12b2abdf3ca096f2f1fa3
2c732bf18cd7a008b7a27e1582c9dc57
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064920753242112