O gênero anúncio publicitário em sala de aula : uma proposta de leitura crítica para o 8º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: MATIAS, Maria de Fátima Veras Ramos Campos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Acadêmica de Garanhuns
Brasil
UFRPE
Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8048
Resumo: O principal intuito desta pesquisa foi implementar uma proposta pedagógica que contribuísse para a superação das dificuldades de leitura e compreensão de textos pertencentes ao gênero anúncio publicitário, visando à formação do leitor crítico e autônomo. O público-alvo da intervenção foi o 8.º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública de Ensino do Estado de Pernambuco, situada na Ilha de Itamaracá. A escolha do gênero anúncio publicitário como objeto de ensino ocorreu por ser bastante comum na esfera social, muito recorrente nas atividades de leitura e escrita dos livros didáticos e por dialogar com a realidade dos estudantes foco da ação interventiva. A proposta educativa foi elaborada a partir das competências em leitura e compreensão orientadas pela Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Pernambuco – Língua Portuguesa – BCC/PE (2009) no que se refere ao eixo de ensino de leitura, sobretudo as específicas para os textos do domínio publicitário. O modelo metodológico de Sequência Didática (SD) definido por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) subsidiou a idealização dos módulos didáticos de leitura e produção de textos vivenciados na sala de aula. Nossa intervenção foi fundamentada na concepção sociocognitivo-interacional de leitura, baseando-se nos estudos de Leffa (1996); Koch (2013); Koch & Elias (2015). Ainda como aporte teórico dentro da vertente, os apontamentos de Silva (2009) e Kuenzer (2002) sobre a abordagem crítica da leitura mereceram destaque. As contribuições de Solé (1998); Menegassi (2010) e Hila (2009) no que diz respeito às etapas do processamento do texto e ao ensino das estratégias para uma aula de leitura foram imprescindíveis para a elaboração das atividades colaborativas na perspectiva das interações sociais. Para atender aos propósitos de nossa ação interventiva, promovemos situações de ensino-aprendizagem, por meio de atividades compartilhadas de leitura, em que os estudantes foram desafiados a figurarem como operadores ativos que concretizam e significam a leitura na interação com o texto. A análise dos dados obtidos nos permitiu concluir que o ensino sistematizado do gênero textual, de forma organizada e articulada em torno de estratégias, foi capaz de auxiliar os participantes a superarem algumas das dificuldades de leitura e compreensão de textos identificadas no diagnóstico inicial. Diante disso, os resultados sugeriram que nossa intervenção pedagógica contribuiu para ampliar as competências leitoras e para o desenvolvimento de um olhar mais crítico frente aos textos publicitários aos quais os estudantes estão expostos cotidianamente.
id URPE_df1b3cd89778e280c1c59f42f4287951
oai_identifier_str oai:tede2:tede2/8048
network_acronym_str URPE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
repository_id_str
spelling O gênero anúncio publicitário em sala de aula : uma proposta de leitura crítica para o 8º ano do ensino fundamentalLeitura críticaInterpretação de textoAnúncio publicitárioEnsino fundamentalLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO principal intuito desta pesquisa foi implementar uma proposta pedagógica que contribuísse para a superação das dificuldades de leitura e compreensão de textos pertencentes ao gênero anúncio publicitário, visando à formação do leitor crítico e autônomo. O público-alvo da intervenção foi o 8.º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública de Ensino do Estado de Pernambuco, situada na Ilha de Itamaracá. A escolha do gênero anúncio publicitário como objeto de ensino ocorreu por ser bastante comum na esfera social, muito recorrente nas atividades de leitura e escrita dos livros didáticos e por dialogar com a realidade dos estudantes foco da ação interventiva. A proposta educativa foi elaborada a partir das competências em leitura e compreensão orientadas pela Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Pernambuco – Língua Portuguesa – BCC/PE (2009) no que se refere ao eixo de ensino de leitura, sobretudo as específicas para os textos do domínio publicitário. O modelo metodológico de Sequência Didática (SD) definido por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) subsidiou a idealização dos módulos didáticos de leitura e produção de textos vivenciados na sala de aula. Nossa intervenção foi fundamentada na concepção sociocognitivo-interacional de leitura, baseando-se nos estudos de Leffa (1996); Koch (2013); Koch & Elias (2015). Ainda como aporte teórico dentro da vertente, os apontamentos de Silva (2009) e Kuenzer (2002) sobre a abordagem crítica da leitura mereceram destaque. As contribuições de Solé (1998); Menegassi (2010) e Hila (2009) no que diz respeito às etapas do processamento do texto e ao ensino das estratégias para uma aula de leitura foram imprescindíveis para a elaboração das atividades colaborativas na perspectiva das interações sociais. Para atender aos propósitos de nossa ação interventiva, promovemos situações de ensino-aprendizagem, por meio de atividades compartilhadas de leitura, em que os estudantes foram desafiados a figurarem como operadores ativos que concretizam e significam a leitura na interação com o texto. A análise dos dados obtidos nos permitiu concluir que o ensino sistematizado do gênero textual, de forma organizada e articulada em torno de estratégias, foi capaz de auxiliar os participantes a superarem algumas das dificuldades de leitura e compreensão de textos identificadas no diagnóstico inicial. Diante disso, os resultados sugeriram que nossa intervenção pedagógica contribuiu para ampliar as competências leitoras e para o desenvolvimento de um olhar mais crítico frente aos textos publicitários aos quais os estudantes estão expostos cotidianamente.The main objective of this research was to implement a pedagogical proposal that contributes to overcoming the difficulties of reading and understanding texts belonging to the advertising genre, aiming at the formation of the critical and autonomous reader. The target audience for the intervention was the 8th year of Elementary School of a school of the Public Education Network of the State of Pernambuco, located in the Itamaracá Island. The choice of advertising genre as object of teaching occurred because it is quite common in the social sphere, very recurrent in the activities of reading and writing textbooks and for dialoguing with the reality of the student’s focus of the intervention action. The educational proposal was elaborated based on the reading and comprehension skills guided by the Common Curricular Base for the Public Networks of Pernambuco - Portuguese Language - BCC/PE (2009) regarding the axis of reading teaching, especially those specific for the texts of the advertising domain. The methodological model of Didactic Sequence (SD) defined by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) subsidized the idealization of the didactic modules of reading and production of texts lived in the classroom. Our intervention was based on the sociocognitive-interactive conception of reading, based on the studies of Leffa (1996); Koch (2013); Koch and Elias (2015). Still as a theoretical contribution within the strand, the notes of Silva (2009) and Kuenzer (2002) on the critical approach to reading deserved prominence. The contributions of Solé (1998); Menegassi (2010) and Hila (2009) with regard to the stages of the text processing and the teaching of strategies for a reading class were essential for the elaboration of shared activities, in the perspective of social interactions. In order to meet the purposes of our intervention, we promoted teaching-learning situations through shared reading activities, in which students were challenged to appear as active operators that concretized and meant reading in the interaction with the text. The analysis of the data allowed us to conclude that the systematized teaching of the textual genre, organized and articulated around strategies, was able to help the participants to overcome some of the reading difficulties and comprehension of texts identified in the initial diagnosis. Therefore, the results suggested that our pedagogical intervention contributed to the expansion of reading skills and the development of a more critical view of the publicity texts to which students are exposed on a daily basis.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal Rural de PernambucoUnidade Acadêmica de GaranhunsBrasilUFRPEPrograma de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de MeloLARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de MeloPAES, Iêdo de OliveiraVILA NOVA, Julio César FernandesMATIAS, Maria de Fátima Veras Ramos Campos2019-05-23T15:31:14Z2018-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATIAS, Maria de Fátima Veras Ramos Campos. O gênero anúncio publicitário em sala de aula : uma proposta de leitura crítica para o 8º ano do ensino fundamental. 2018. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8048ark:/57462/0013000009fw9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPEinstname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2019-05-23T15:31:14Zoai:tede2:tede2/8048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/PUBhttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/oai/requestbdtd@ufrpe.br ||bdtd@ufrpe.bropendoar:2019-05-23T15:31:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero anúncio publicitário em sala de aula : uma proposta de leitura crítica para o 8º ano do ensino fundamental
title O gênero anúncio publicitário em sala de aula : uma proposta de leitura crítica para o 8º ano do ensino fundamental
spellingShingle O gênero anúncio publicitário em sala de aula : uma proposta de leitura crítica para o 8º ano do ensino fundamental
MATIAS, Maria de Fátima Veras Ramos Campos
Leitura crítica
Interpretação de texto
Anúncio publicitário
Ensino fundamental
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short O gênero anúncio publicitário em sala de aula : uma proposta de leitura crítica para o 8º ano do ensino fundamental
title_full O gênero anúncio publicitário em sala de aula : uma proposta de leitura crítica para o 8º ano do ensino fundamental
title_fullStr O gênero anúncio publicitário em sala de aula : uma proposta de leitura crítica para o 8º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O gênero anúncio publicitário em sala de aula : uma proposta de leitura crítica para o 8º ano do ensino fundamental
title_sort O gênero anúncio publicitário em sala de aula : uma proposta de leitura crítica para o 8º ano do ensino fundamental
author MATIAS, Maria de Fátima Veras Ramos Campos
author_facet MATIAS, Maria de Fátima Veras Ramos Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo
LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo
PAES, Iêdo de Oliveira
VILA NOVA, Julio César Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv MATIAS, Maria de Fátima Veras Ramos Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura crítica
Interpretação de texto
Anúncio publicitário
Ensino fundamental
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Leitura crítica
Interpretação de texto
Anúncio publicitário
Ensino fundamental
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description O principal intuito desta pesquisa foi implementar uma proposta pedagógica que contribuísse para a superação das dificuldades de leitura e compreensão de textos pertencentes ao gênero anúncio publicitário, visando à formação do leitor crítico e autônomo. O público-alvo da intervenção foi o 8.º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública de Ensino do Estado de Pernambuco, situada na Ilha de Itamaracá. A escolha do gênero anúncio publicitário como objeto de ensino ocorreu por ser bastante comum na esfera social, muito recorrente nas atividades de leitura e escrita dos livros didáticos e por dialogar com a realidade dos estudantes foco da ação interventiva. A proposta educativa foi elaborada a partir das competências em leitura e compreensão orientadas pela Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Pernambuco – Língua Portuguesa – BCC/PE (2009) no que se refere ao eixo de ensino de leitura, sobretudo as específicas para os textos do domínio publicitário. O modelo metodológico de Sequência Didática (SD) definido por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) subsidiou a idealização dos módulos didáticos de leitura e produção de textos vivenciados na sala de aula. Nossa intervenção foi fundamentada na concepção sociocognitivo-interacional de leitura, baseando-se nos estudos de Leffa (1996); Koch (2013); Koch & Elias (2015). Ainda como aporte teórico dentro da vertente, os apontamentos de Silva (2009) e Kuenzer (2002) sobre a abordagem crítica da leitura mereceram destaque. As contribuições de Solé (1998); Menegassi (2010) e Hila (2009) no que diz respeito às etapas do processamento do texto e ao ensino das estratégias para uma aula de leitura foram imprescindíveis para a elaboração das atividades colaborativas na perspectiva das interações sociais. Para atender aos propósitos de nossa ação interventiva, promovemos situações de ensino-aprendizagem, por meio de atividades compartilhadas de leitura, em que os estudantes foram desafiados a figurarem como operadores ativos que concretizam e significam a leitura na interação com o texto. A análise dos dados obtidos nos permitiu concluir que o ensino sistematizado do gênero textual, de forma organizada e articulada em torno de estratégias, foi capaz de auxiliar os participantes a superarem algumas das dificuldades de leitura e compreensão de textos identificadas no diagnóstico inicial. Diante disso, os resultados sugeriram que nossa intervenção pedagógica contribuiu para ampliar as competências leitoras e para o desenvolvimento de um olhar mais crítico frente aos textos publicitários aos quais os estudantes estão expostos cotidianamente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-25
2019-05-23T15:31:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATIAS, Maria de Fátima Veras Ramos Campos. O gênero anúncio publicitário em sala de aula : uma proposta de leitura crítica para o 8º ano do ensino fundamental. 2018. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8048
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/57462/0013000009fw9
identifier_str_mv MATIAS, Maria de Fátima Veras Ramos Campos. O gênero anúncio publicitário em sala de aula : uma proposta de leitura crítica para o 8º ano do ensino fundamental. 2018. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
ark:/57462/0013000009fw9
url http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Acadêmica de Garanhuns
Brasil
UFRPE
Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Acadêmica de Garanhuns
Brasil
UFRPE
Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@ufrpe.br ||bdtd@ufrpe.br
_version_ 1831315746598158336