O design de embalagens e a consciência crítico-ecológica dos(as) consumidores(as)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: KOIKE, Hiroshi
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Ciências Domésticas
Brasil
UFRPE
Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5207
Resumo: Este pesquisa, exploratória e de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar as embalagens (compreendidas, aqui, como conjuntos formados pelo rótulo, recipiente e produto) que possuem apelos ambientais e seus impactos na consciência crítico-ecológica dos(das) consumidores(as). Nesta pesquisa, toma-se por base a concepção de desenvolvimento sustentável no contexto das relações de produção capitalistas. O consumismo elevado da sociedade contemporânea tem gerado graves problemas ao meio ambiente. Como resultado, tem-se o uso indiscriminado dos recursos naturais. O estímulo ao consumo se dá de várias maneiras, sendo a embalagem uma importante ferramenta de persuasão nesse contexto. Os referenciais teóricos e metodológicos da pesquisa situam-se no campo da lógica dialética, referencial que orienta o rumo da investigação, e que possibilita uma apreensão crítica das relações sócio-históricas existentes entre aparência e essência nos fenômenos estudados. A pesquisa se deu em três partes: a) análise do discurso dos(as) consumidores(as) sobre as embalagens com apelos ambientais; b)análise em uma perspectiva semiótica destas embalagens e, por fim, a partir das embalagens, c) análise do discurso dos(as) consumidores(as), por meio da qual se buscou apreender aspectos da sua consciência crítico-ecológica.
id URPE_e98d66737e34ade71276bf2ed0c865d0
oai_identifier_str oai:tede2:tede2/5207
network_acronym_str URPE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
repository_id_str
spelling O design de embalagens e a consciência crítico-ecológica dos(as) consumidores(as)EmbalagemSustentabilidadeRótulo ambientalConsumoProdução capitalistaPackagingEnvironmental labelSustainabilityConsumptionCapitalist productionCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICAEste pesquisa, exploratória e de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar as embalagens (compreendidas, aqui, como conjuntos formados pelo rótulo, recipiente e produto) que possuem apelos ambientais e seus impactos na consciência crítico-ecológica dos(das) consumidores(as). Nesta pesquisa, toma-se por base a concepção de desenvolvimento sustentável no contexto das relações de produção capitalistas. O consumismo elevado da sociedade contemporânea tem gerado graves problemas ao meio ambiente. Como resultado, tem-se o uso indiscriminado dos recursos naturais. O estímulo ao consumo se dá de várias maneiras, sendo a embalagem uma importante ferramenta de persuasão nesse contexto. Os referenciais teóricos e metodológicos da pesquisa situam-se no campo da lógica dialética, referencial que orienta o rumo da investigação, e que possibilita uma apreensão crítica das relações sócio-históricas existentes entre aparência e essência nos fenômenos estudados. A pesquisa se deu em três partes: a) análise do discurso dos(as) consumidores(as) sobre as embalagens com apelos ambientais; b)análise em uma perspectiva semiótica destas embalagens e, por fim, a partir das embalagens, c) análise do discurso dos(as) consumidores(as), por meio da qual se buscou apreender aspectos da sua consciência crítico-ecológica.This research project, exploratory and qualitative character, aims to analyze the packages (sets formed by the label, product and its container) with environmental appeal and its impact on eco-criticism consciousness of the consumers. This research is based on a conception of sustainable development in the context of capitalist relations of production. High consumerism of contemporary society has generated serious problems for the environment. As a result there is the indiscriminate use of natural resources. The stimulus to consumption takes place in various ways, being the packaging an important tool of persuasion in this context. Methodological research procedures are situated on the field of dialectical logic, reference that guides the course of research, making it a critical understanding of the socio-historical relations existing between appearance and essence in the studied phenomena. The survey is basically divided in three parts: a discourse analysis of the consumers about packaging with environmental appeals, an analysis in a semiotic perspective of these packages and finally, a discourse analysis of the consumers, looking for their critical ecological consciousness, from the packaging.Universidade Federal Rural de PernambucoDepartamento de Ciências DomésticasBrasilUFRPEPrograma de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento SocialARRAZOLA, Laura Susana DuqueARAÚJO, Katia MedeirosJESUS, Paulo deMARTINS, Marcelo MachadoKOIKE, Hiroshi2016-08-08T12:04:56Z2015-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKOIKE, Hiroshi. O design de embalagens e a consciência crítico-ecológica dos(as) consumidores(as). 2015. 179 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5207ark:/57462/00130000066jbporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPEinstname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2016-08-08T12:31:52Zoai:tede2:tede2/5207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/PUBhttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/oai/requestbdtd@ufrpe.br ||bdtd@ufrpe.bropendoar:2016-08-08T12:31:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O design de embalagens e a consciência crítico-ecológica dos(as) consumidores(as)
title O design de embalagens e a consciência crítico-ecológica dos(as) consumidores(as)
spellingShingle O design de embalagens e a consciência crítico-ecológica dos(as) consumidores(as)
KOIKE, Hiroshi
Embalagem
Sustentabilidade
Rótulo ambiental
Consumo
Produção capitalista
Packaging
Environmental label
Sustainability
Consumption
Capitalist production
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA
title_short O design de embalagens e a consciência crítico-ecológica dos(as) consumidores(as)
title_full O design de embalagens e a consciência crítico-ecológica dos(as) consumidores(as)
title_fullStr O design de embalagens e a consciência crítico-ecológica dos(as) consumidores(as)
title_full_unstemmed O design de embalagens e a consciência crítico-ecológica dos(as) consumidores(as)
title_sort O design de embalagens e a consciência crítico-ecológica dos(as) consumidores(as)
author KOIKE, Hiroshi
author_facet KOIKE, Hiroshi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARRAZOLA, Laura Susana Duque
ARAÚJO, Katia Medeiros
JESUS, Paulo de
MARTINS, Marcelo Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv KOIKE, Hiroshi
dc.subject.por.fl_str_mv Embalagem
Sustentabilidade
Rótulo ambiental
Consumo
Produção capitalista
Packaging
Environmental label
Sustainability
Consumption
Capitalist production
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA
topic Embalagem
Sustentabilidade
Rótulo ambiental
Consumo
Produção capitalista
Packaging
Environmental label
Sustainability
Consumption
Capitalist production
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA
description Este pesquisa, exploratória e de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar as embalagens (compreendidas, aqui, como conjuntos formados pelo rótulo, recipiente e produto) que possuem apelos ambientais e seus impactos na consciência crítico-ecológica dos(das) consumidores(as). Nesta pesquisa, toma-se por base a concepção de desenvolvimento sustentável no contexto das relações de produção capitalistas. O consumismo elevado da sociedade contemporânea tem gerado graves problemas ao meio ambiente. Como resultado, tem-se o uso indiscriminado dos recursos naturais. O estímulo ao consumo se dá de várias maneiras, sendo a embalagem uma importante ferramenta de persuasão nesse contexto. Os referenciais teóricos e metodológicos da pesquisa situam-se no campo da lógica dialética, referencial que orienta o rumo da investigação, e que possibilita uma apreensão crítica das relações sócio-históricas existentes entre aparência e essência nos fenômenos estudados. A pesquisa se deu em três partes: a) análise do discurso dos(as) consumidores(as) sobre as embalagens com apelos ambientais; b)análise em uma perspectiva semiótica destas embalagens e, por fim, a partir das embalagens, c) análise do discurso dos(as) consumidores(as), por meio da qual se buscou apreender aspectos da sua consciência crítico-ecológica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-07
2016-08-08T12:04:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KOIKE, Hiroshi. O design de embalagens e a consciência crítico-ecológica dos(as) consumidores(as). 2015. 179 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5207
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/57462/00130000066jb
identifier_str_mv KOIKE, Hiroshi. O design de embalagens e a consciência crítico-ecológica dos(as) consumidores(as). 2015. 179 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
ark:/57462/00130000066jb
url http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Ciências Domésticas
Brasil
UFRPE
Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Ciências Domésticas
Brasil
UFRPE
Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@ufrpe.br ||bdtd@ufrpe.br
_version_ 1831315718332743680