Desenvolvimento de novos produtos em cooperativas: análise da participação dos associados para o processo de inovação
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
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Departamento: |
Escola de Gestão e Negócios
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10058 |
Resumo: | Os associados de cooperativas representam a essência deste tipo de organização, seu duplo papel como dono e usuário, levantam questões importantes sobre como este ator e sua organização interagem para criação de inovações. Os estudos existentes exploram de forma ampla a inovação em cooperativas, porém poucos dão a devida ênfase ao papel dos associados neste contexto. Propõe-se neste estudo avaliar as possibilidades de envolvimento dos associados no processo de inovação e desenvolvimento de novos produtos das cooperativas. O estudo, alinhado à área de atuação de marketing e mercados globais, fez uso de uma abordagem qualitativa exploratória. A obtenção dos dados se deu pela condução de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados profissionais de seis cooperativas em papeis de liderança e coordenação da gestão da inovação, marketing e desenvolvimento de produtos. A compreensão do material obtido foi realizada pela análise de conteúdo. Os resultados são apresentados por um modelo, proposto neste estudo e chamado de modelo elementar de associação cooperativa (MEAC), que classifica as cooperativas de acordo com o tipo de relação econômica comercial que os associados possuem com a cooperativa - cooperativas de vendedores e cooperativas de consumidores. Os resultados demonstram que as cooperativas que elaboram estratégias claras de inovação, criam estruturas adequadas para suportar a estratégia e os associados colaboram ativamente (cocriam soluções) no processo de inovação da cooperativa, já nas cooperativas que não implementam estratégias os associados, quando envolvidos, colaboram de forma passiva (validam soluções). Além disso, o MEAC demonstrou ser consistente para apresentar de forma clara as possibilidades de envolvimento dos associados para cada tipo de cooperativa, associados vendedores de serviços, vendedores de produtos e consumidores. Os achados do estudo contribuem para uma visão mais aprofundada sobre as contribuições dos associados nas cooperativas, demonstram as diferenças existentes entre os tipos elementares de cooperativas conforme o MEAC e pavimentam o caminho para que estudos futuros possam fazer uso do mesmo modelo para responder outros fenômenos das cooperativas. |
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2021-08-25T18:01:28Z2021-08-25T18:01:28Z2021-07-01Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-08-25T18:01:28Z No. of bitstreams: 1 Milton Morais Linck_.pdf: 2451597 bytes, checksum: 08a7335e4ca4f599414eedce00c13006 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-25T18:01:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Milton Morais Linck_.pdf: 2451597 bytes, checksum: 08a7335e4ca4f599414eedce00c13006 (MD5) Previous issue date: 2021-07-01Os associados de cooperativas representam a essência deste tipo de organização, seu duplo papel como dono e usuário, levantam questões importantes sobre como este ator e sua organização interagem para criação de inovações. Os estudos existentes exploram de forma ampla a inovação em cooperativas, porém poucos dão a devida ênfase ao papel dos associados neste contexto. Propõe-se neste estudo avaliar as possibilidades de envolvimento dos associados no processo de inovação e desenvolvimento de novos produtos das cooperativas. O estudo, alinhado à área de atuação de marketing e mercados globais, fez uso de uma abordagem qualitativa exploratória. A obtenção dos dados se deu pela condução de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados profissionais de seis cooperativas em papeis de liderança e coordenação da gestão da inovação, marketing e desenvolvimento de produtos. A compreensão do material obtido foi realizada pela análise de conteúdo. Os resultados são apresentados por um modelo, proposto neste estudo e chamado de modelo elementar de associação cooperativa (MEAC), que classifica as cooperativas de acordo com o tipo de relação econômica comercial que os associados possuem com a cooperativa - cooperativas de vendedores e cooperativas de consumidores. Os resultados demonstram que as cooperativas que elaboram estratégias claras de inovação, criam estruturas adequadas para suportar a estratégia e os associados colaboram ativamente (cocriam soluções) no processo de inovação da cooperativa, já nas cooperativas que não implementam estratégias os associados, quando envolvidos, colaboram de forma passiva (validam soluções). Além disso, o MEAC demonstrou ser consistente para apresentar de forma clara as possibilidades de envolvimento dos associados para cada tipo de cooperativa, associados vendedores de serviços, vendedores de produtos e consumidores. Os achados do estudo contribuem para uma visão mais aprofundada sobre as contribuições dos associados nas cooperativas, demonstram as diferenças existentes entre os tipos elementares de cooperativas conforme o MEAC e pavimentam o caminho para que estudos futuros possam fazer uso do mesmo modelo para responder outros fenômenos das cooperativas.Cooperative members are the most relevant role in that kind of organization, they are at the same time owners and user, and this characteristic particularly raise up important questions about how they interact with their organization to foster innovation. Existing studies widely explore innovation theme in cooperative environments, but few emphasizes the role of members within this context. This research aims to explore the members involvement possibilities in the cooperative’s innovation processes. Through a qualitative and exploratory approach and aligned with the field of marketing and global markets, interviews were conducted with innovation management, marketing, and product development leaders from six different cooperatives. Research material was interpreted by performing content analysis. Results were categorized and are presented according to the elementary model of cooperative association (EMCA), so called and proposed in this study, which organizes the cooperatives based in main reason for the association of its members, associated members who aim to sell their goods and services and the ones who aims to buy, providers and consumers cooperatives respectively. Results suggests that the cooperatives which clearly foster innovation strategy goals, also arrange proper organization structures to bear the innovation strategy and the member do actively collaborate (cocreate) in the cooperative’s innovation process, on the other hand, in cooperatives where there is no clearly strategy implemented, members collaborate in a passive way (validation and feedback) when they are involved. Moreover, the EMCA has demonstrated consistency to clearly show up the members involvement possibilities for cooperatives of any kind, service provider, product providers and consumers. The findings contribute to create a deep view upon the contributions of members for the cooperative’s innovation processes, demonstrate the differences among the cooperatives according EMCA and pave the way for future studies to make use of the EMCA to investigate and answer different cooperative’s phenomenon.NenhumaLinck, Milton Moraishttp://lattes.cnpq.br/1546118902885558Forgiarini, Deivid Ileckihttp://lattes.cnpq.br/0489731902548576Trez, GuilhermeUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosDesenvolvimento de novos produtos em cooperativas: análise da participação dos associados para o processo de inovaçãoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoInovação em cooperativasGestão da inovaçãoDesenvolvimento de novos produtosCocriaçãoCooperative innovationInnovation managementNew product developmentCocreationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10058info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMilton Morais Linck_.pdfMilton Morais Linck_.pdfapplication/pdf2451597http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10058/1/Milton+Morais+Linck_.pdf08a7335e4ca4f599414eedce00c13006MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10058/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/100582021-08-25 15:01:53.743oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-08-25T18:01:53Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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