Mosis LAB: uma solução interativa em realidade virtual imersiva
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada
|
Departamento: |
Escola Politécnica
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9358 |
Resumo: | A evolução tecnológica dos últimos anos trouxe uma série de avanços para a área da computação. Computadores se tornaram menores e com maior poder de processamento, telas tiveram suas resoluções ampliadas e ficaram mais leves, o valor e disponibilidade de componentes os tornaram mais acessíveis. Dentro deste cenário, o estudo e uso da RV (Realidade Virtual) tiveram um salto, uma vez que os HMDs (Head Mounted Display) se tornaram compactos e acessíveis. Por conta disto, esta dissertação de mestrado tem como objetivo propor uma forma de interação em ambientes de realidade virtual que ocorra da forma mais diegética possível, usando elementos inerentes ao ambiente que o usuário se encontra. Ou seja, apresentar interações que façam uso da tridimensionalidade que a RV oferece, com um olhar mais analítico, evitando replicar as telas de computador convencionais para dentro de um espaço tridimensional. Assim sendo, esta pesquisa apresenta a busca pelo estado da arte em interações imersivas e o processo de desenvolvimento do Mosis LAB, software de realidade virtual para interação com diferentes tipos de dados a partir de um ferramental intuitivo e com uso dos princípios de interação humano-máquina. A diegética, dentro deste processo, norteia a pesquisa com o objetivo de realizar a amarra do processo criativo no desenvolvimento dos softwares, assim como para abrir as portas para o pensamento crítico no uso de elementos de interface gráfica em aplicações de Realidade Virtual. Os resultados do uso deste sistema foram validados com o uso de duas metodologias, o SUS (System Usability Scale) para analisar a usabilidade e o TAM (Technology acceptance model) para verificação de aceitação do software pelos usuários. |
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2020-10-14T14:58:42Z2020-10-14T14:58:42Z2020-08-20Submitted by Tatiane Vieira da Costa (tatianec) on 2020-10-14T14:58:42Z No. of bitstreams: 1 Pedro Rossa_.pdf: 7430567 bytes, checksum: f29a5e3fb18912e8187e9db25b6e9375 (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-14T14:58:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pedro Rossa_.pdf: 7430567 bytes, checksum: f29a5e3fb18912e8187e9db25b6e9375 (MD5) Previous issue date: 2020-08-20A evolução tecnológica dos últimos anos trouxe uma série de avanços para a área da computação. Computadores se tornaram menores e com maior poder de processamento, telas tiveram suas resoluções ampliadas e ficaram mais leves, o valor e disponibilidade de componentes os tornaram mais acessíveis. Dentro deste cenário, o estudo e uso da RV (Realidade Virtual) tiveram um salto, uma vez que os HMDs (Head Mounted Display) se tornaram compactos e acessíveis. Por conta disto, esta dissertação de mestrado tem como objetivo propor uma forma de interação em ambientes de realidade virtual que ocorra da forma mais diegética possível, usando elementos inerentes ao ambiente que o usuário se encontra. Ou seja, apresentar interações que façam uso da tridimensionalidade que a RV oferece, com um olhar mais analítico, evitando replicar as telas de computador convencionais para dentro de um espaço tridimensional. Assim sendo, esta pesquisa apresenta a busca pelo estado da arte em interações imersivas e o processo de desenvolvimento do Mosis LAB, software de realidade virtual para interação com diferentes tipos de dados a partir de um ferramental intuitivo e com uso dos princípios de interação humano-máquina. A diegética, dentro deste processo, norteia a pesquisa com o objetivo de realizar a amarra do processo criativo no desenvolvimento dos softwares, assim como para abrir as portas para o pensamento crítico no uso de elementos de interface gráfica em aplicações de Realidade Virtual. Os resultados do uso deste sistema foram validados com o uso de duas metodologias, o SUS (System Usability Scale) para analisar a usabilidade e o TAM (Technology acceptance model) para verificação de aceitação do software pelos usuários.The technological evolution of the last few years has brought a series of advances to the area of computing. Computers became smaller and with greater processing power, screens had their resolutions increased and became lighter, the value and availability of components made them more accessible. Within this scenario, the study and use of VR (Virtual Reality) took a leap, since HMDs ( Head Mounted Display) became compact and accessible. Because of this, this master’s thesis aims to propose a form of interaction in virtual reality environments that occurs in the most diegetic way possible, using elements inherent to the environment that the user is in. In other words, to present interactions that make use of the three-dimensionality that VR offers, with a more analytical look, avoiding replicating conventional computer screens into a three-dimensional space. Therefore, this research presents the search for the state of the art in immersive interactions and the development process of Mosis LAB, virtual reality software for interacting with different types of data using an intuitive tool and using the principles of humanmachine. Diegetics, within this process, guides the research with the objective of carrying out the creative process in software development, as well as to open the doors for critical thinking in the use of graphic interface elements in Virtual Reality applications. The results of using this system were validated using two methodologies, SUS (System Usability Scale) to analyze usability and TAM (Technology acceptance model) to verify software acceptance by users.NenhumaRossa, Pedrohttp://lattes.cnpq.br/8600200220209812http://lattes.cnpq.br/4109110009789771Veronez, Mauricio Robertohttp://lattes.cnpq.br/0157177135951013Silveira Junior, Luiz Gonzaga daUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Computação AplicadaUnisinosBrasilEscola PolitécnicaMosis LAB: uma solução interativa em realidade virtual imersivaACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da ComputaçãoRealidade virtualSistemas imersivosVirtual realityX-realityImmersive systemsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9358info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALPedro Rossa_.pdfPedro Rossa_.pdfapplication/pdf7430567http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9358/1/Pedro+Rossa_.pdff29a5e3fb18912e8187e9db25b6e9375MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9358/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/93582020-10-14 11:59:15.483oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2020-10-14T14:59:15Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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