Graduation Mentoring Recommender: um modelo de sistema de recomendação de atividades complementares para capacitação profissional do aluno de graduação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Marques, Gerson Adriano
Orientador(a): Rigo, Sandro José
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada
Departamento: Escola Politécnica
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11548
Resumo: A busca por uma formação personalizada para os alunos tem sido objeto de estudo há muitos anos. A partir do uso de plataformas digitais, as instituições de ensino possuem recursos para oferecer suporte para que o percurso formativo dos alunos seja flexível, com maior foco em áreas de seu interesse. Como contribuição para um processo de aprendizagem personalizado, este trabalho propõe um modelo de Sistema de Recomendação híbrido para recomendar ao aluno de graduação atividades complementares de acordo com seus objetivos profissionais e pessoais, que complementem ou ampliem o seu atual percurso formativo, aproximando o aluno das áreas profissionais e das atividades complementares, requisitos que constam nas diretrizes do MEC. Como parte da construção do modelo, foram realizados quatro experimentos com dados reais onde foi possível analisar e obter percepções de cada uma das técnicas. Após cada experimento são apresentados resultados e comentários sobre cada técnica. O primeiro experimento utilizou técnicas de Filtragem Colaborativa (FC), onde o objetivo foi gerar recomendações ao aluno com base no histórico de acessos do aluno. No segundo experimento, a técnica utilizada foi a Baseada em Conteúdo (BC) e buscou-se encontrar atividades similares com base no conteúdo das atividades. O terceiro experimento foi composto pelas técnicas dos experimentos anteriores FC e BC compondo uma abordagem híbrida de recomendação. O último experimento foi composto pela técnica Baseada em Grafos (BG). O desenvolvimento deste trabalho teve como principais contribuições: avaliar os benefícios que os Sistemas de Recomendação podem oferecer para o percurso formativo do aluno; realizar estudos de diferentes técnicas de recomendação; propor um modelo de Sistema de Recomendação para ampliação do percurso formativo do aluno de graduação por meio de atividades complementares de acordo com suas preferências profissionais.
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Como contribuição para um processo de aprendizagem personalizado, este trabalho propõe um modelo de Sistema de Recomendação híbrido para recomendar ao aluno de graduação atividades complementares de acordo com seus objetivos profissionais e pessoais, que complementem ou ampliem o seu atual percurso formativo, aproximando o aluno das áreas profissionais e das atividades complementares, requisitos que constam nas diretrizes do MEC. Como parte da construção do modelo, foram realizados quatro experimentos com dados reais onde foi possível analisar e obter percepções de cada uma das técnicas. Após cada experimento são apresentados resultados e comentários sobre cada técnica. O primeiro experimento utilizou técnicas de Filtragem Colaborativa (FC), onde o objetivo foi gerar recomendações ao aluno com base no histórico de acessos do aluno. No segundo experimento, a técnica utilizada foi a Baseada em Conteúdo (BC) e buscou-se encontrar atividades similares com base no conteúdo das atividades. O terceiro experimento foi composto pelas técnicas dos experimentos anteriores FC e BC compondo uma abordagem híbrida de recomendação. O último experimento foi composto pela técnica Baseada em Grafos (BG). O desenvolvimento deste trabalho teve como principais contribuições: avaliar os benefícios que os Sistemas de Recomendação podem oferecer para o percurso formativo do aluno; realizar estudos de diferentes técnicas de recomendação; propor um modelo de Sistema de Recomendação para ampliação do percurso formativo do aluno de graduação por meio de atividades complementares de acordo com suas preferências profissionais.The search for a personalized education for students has been the subject of study for many years. Through the use of digital platforms, educational institutions have facilities to offer support so that the educational path of students is flexible, with greater focus on areas of interest. As a contribution to a personalized learning process, this paper proposes a recommendation system model to recommend undergraduate students complementary activities according to their professional and personal goals, which complement or extend their current educational path, bringing the student closer to professional areas and complementary activities, requirements that are contained in the MEC guidelines. As part of the construction of the model, two experiments were conducted to better understand the scenario of the recommendations and obtain information. The first experiment used Collaborative Filtering (FC) techniques, where the objective was to generate recommendations to the student based on the student's access history. In the second experiment, the technique used was Content Based (BC) which the goal to find similar activities based on the contents of the activities. The third experiment was composed by the techniques of the previous experiments, FC and BC, composing a hybrid approach of recommendation. The last experiment was composed by the Graph Based (BG) technique. The development of this work will have as main contributions: to evaluate the benefits that Recommendation Systems, composed with multiple techniques, can offer to the student's formative path; to propose a model of recommendation system for the expansion of the formative path of the undergraduate student through complementary activities according to their professional preferences.UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos SinosMarques, Gerson Adrianohttp://lattes.cnpq.br/3725215396742943http://lattes.cnpq.br/3914159735707328Alves, Isa Mara da Rosahttp://lattes.cnpq.br/4118926626764248Rigo, Sandro JoséUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Computação AplicadaUnisinosBrasilEscola PolitécnicaGraduation Mentoring Recommender: um modelo de sistema de recomendação de atividades complementares para capacitação profissional do aluno de graduaçãoACCNPQ::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da ComputaçãoSistemas de recomendaçãoEducaçãoPercurso formativoGraduaçãoAtividades complementaresRecommendation systemsEducationTraining pathGraduationComplementary activitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11548info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALGerson Adriano Marques_.pdfGerson Adriano Marques_.pdfapplication/pdf6996370http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11548/1/Gerson+Adriano+Marques_.pdf6be9bd52436630334c034a4cb051ce7cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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