Avaliação da compreensão da representação gráfica das informações nutricionais de rótulos de alimentos em adolescentes
Ano de defesa: | 2015 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos
|
Departamento: |
Escola de Saúde
|
País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3819 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo avaliar a compreensão da representação gráfica das informações nutricionais presentes nos rótulos de alimentos por adolescentes escolares. Foi realizado um estudo transversal com 56 adolescentes escolares (n=56), com idades compreendidas entre 15 e 17 anos, matriculados em uma escola particular de Porto Alegre/RS. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário específico estruturado com nove perguntas fechadas dicotômicas e de múltipla escolha. Os resultados mostram que 41% dos adolescentes escolares costumam ler os rótulos antes da compra, 71% afirmam conhecer o significado de valor energético dos alimentos, 63% declaram compreender as informações escritas nos rótulos e 61% confiam nas informações escritas nas embalagens de alimentos. A maioria dos adolescentes compreende os componentes nutricionais presentes nos rótulos de alimentos brasileiros, e apenas 45% entendeu as informações nutricionais presentes no modelo de rótulo Traffic Light Labelling ou “Semáforo Nutricional”, evidenciando que a rotulagem utilizada no Brasil apresentou resultados mais positivos de compreensão. Os resultados do estudo indicam que um número relevante de adolescentes (63%) compreende os componentes nutricionais presentes nos rótulos de alimentos brasileiros e um número significativo de indivíduos compreendeu e identificou a informação nutricional mais saudável descritas nos rótulos; no entanto, sugere-se o desenvolvimento de programas de educação nutricional para potencializar a compreensão das informações nutricionais contidas nos rótulos para este perfil de consumidor. |
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2015-06-11T18:29:09Z2015-06-11T18:29:09Z2015-03-06Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2015-06-11T18:29:09Z No. of bitstreams: 1 Maria Cristina Furtado da Silva.pdf: 764706 bytes, checksum: 895ab39648c68f2f22cf494c989f77e0 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-11T18:29:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Cristina Furtado da Silva.pdf: 764706 bytes, checksum: 895ab39648c68f2f22cf494c989f77e0 (MD5) Previous issue date: 2015-03-06Este trabalho tem como objetivo avaliar a compreensão da representação gráfica das informações nutricionais presentes nos rótulos de alimentos por adolescentes escolares. Foi realizado um estudo transversal com 56 adolescentes escolares (n=56), com idades compreendidas entre 15 e 17 anos, matriculados em uma escola particular de Porto Alegre/RS. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário específico estruturado com nove perguntas fechadas dicotômicas e de múltipla escolha. Os resultados mostram que 41% dos adolescentes escolares costumam ler os rótulos antes da compra, 71% afirmam conhecer o significado de valor energético dos alimentos, 63% declaram compreender as informações escritas nos rótulos e 61% confiam nas informações escritas nas embalagens de alimentos. A maioria dos adolescentes compreende os componentes nutricionais presentes nos rótulos de alimentos brasileiros, e apenas 45% entendeu as informações nutricionais presentes no modelo de rótulo Traffic Light Labelling ou “Semáforo Nutricional”, evidenciando que a rotulagem utilizada no Brasil apresentou resultados mais positivos de compreensão. Os resultados do estudo indicam que um número relevante de adolescentes (63%) compreende os componentes nutricionais presentes nos rótulos de alimentos brasileiros e um número significativo de indivíduos compreendeu e identificou a informação nutricional mais saudável descritas nos rótulos; no entanto, sugere-se o desenvolvimento de programas de educação nutricional para potencializar a compreensão das informações nutricionais contidas nos rótulos para este perfil de consumidor.This paper aims at evaluating the understanding of graphical representation of nutritional information on food labels by young adolescent students. Therefore, it was carried out a cross-sectional study with 56 young adolescent students (n = 56), aged between 15 and 17 years, enrolled in a private school in Porto Alegre / RS. A specific questionnaire containing nine dichotomous and multiple choice closed questions was used for data gathering. The results showed that 41% of young adolescent students usually read the labels before purchasing, 71% of them claim to know the meaning of the energetic value of food, 63% say they understand the information written on the labels, and 61 % trust the information written on food packages. Most adolescents understand the nutritional components present on the labels of Brazilian foods, and only 45% understood the nutrition information on the Traffic Light labelling system, showing that the labels used in Brazil are better understood. The results indicate that a meaningful number of adolescents (63%) understands the nutritional components on the labels of Brazilian food, and a meaningful number of individuals understood and identified the healthiest nutritional information given on labels; however, it is suggested the development of nutrition education programs to enhance the understanding of the nutritional information on the labels for this consumer profile.NenhumaSilva, Maria Cristina Furtado dahttp://lattes.cnpq.br/1046209782824036http://lattes.cnpq.br/9200817607076236Olinto, Maria Teresa Anselmohttp://lattes.cnpq.br/9039273079632174Ramos, Renata Cristina de SouzaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Nutrição e AlimentosUnisinosBrasilEscola de SaúdeAvaliação da compreensão da representação gráfica das informações nutricionais de rótulos de alimentos em adolescentesAssessment of the adolescent's understanding of graphic representation of nutritional information on food labelsACCNPQ::Ciências da Saúde::NutriçãoCompreensãoInformação nutricionalRótulo de alimentosAdolescentesTraffic light labellingUnderstandingNutritional informationLabel foodAdolescentsTraffic light labelling systeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3819info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMaria Cristina Furtado da Silva.pdfMaria Cristina Furtado da Silva.pdfapplication/pdf764706http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3819/1/Maria+Cristina+Furtado+da+Silva.pdf895ab39648c68f2f22cf494c989f77e0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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