As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã
Ano de defesa: | 2002 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio do Sinos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Escola de Humanidades
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2005 |
Resumo: | A presente investigação tem raízes na minha história de vida. Rememorando acontecimentos do período escolar, então escola primária, ginasial e ensino técnico e, após, pelo exercício da docência em Escolas Públicas e Privadas, procurei reconstruir essa trajetória, articulando etapas e reflexões. Diante da necessidade urgente de mudanças no atual sistema de ensino, altamente conteudista, dirigido principalmente para o armazenamento de conhecimentos e com pouca preocupação em relação às reais necessidades do ser humano e com o meio onde vive, procurei localizar uma experiência que apresentasse alguma identidade com esses propósitos. Encontrei na Escola Cidadã do Município de Porto Alegre uma proposta voltada à mudanças, especialmente no sentido de formar o homem, percebendo-o como ser inconcluso, buscando primeiro conhecê-lo para, depois, atender às suas necessidades educativas. Estudando os princípios da Escola Cidadã, identifiquei um programa que visa proporcionar, na escola, um ambiente favorável ao dese |
id |
USIN_158ac19b283aa738b2add0b6c830c2bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2005 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T20:07:56Z2015-03-04T20:07:56Z2002-07-05Made available in DSpace on 2015-03-04T20:07:56Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 5A presente investigação tem raízes na minha história de vida. Rememorando acontecimentos do período escolar, então escola primária, ginasial e ensino técnico e, após, pelo exercício da docência em Escolas Públicas e Privadas, procurei reconstruir essa trajetória, articulando etapas e reflexões. Diante da necessidade urgente de mudanças no atual sistema de ensino, altamente conteudista, dirigido principalmente para o armazenamento de conhecimentos e com pouca preocupação em relação às reais necessidades do ser humano e com o meio onde vive, procurei localizar uma experiência que apresentasse alguma identidade com esses propósitos. Encontrei na Escola Cidadã do Município de Porto Alegre uma proposta voltada à mudanças, especialmente no sentido de formar o homem, percebendo-o como ser inconcluso, buscando primeiro conhecê-lo para, depois, atender às suas necessidades educativas. Estudando os princípios da Escola Cidadã, identifiquei um programa que visa proporcionar, na escola, um ambiente favorável ao deseThe present research fixes its roots in my life history. Remembering happenings of my schooling period, at those times primary school, gymnasium and technical school, and, later, the exercise of teaching both at Public and Private schools, I tried to reconstruct this trajectory, articulating stages and reflections. In face of the urgent need for changes in the present teaching system, highly preoccupied with subject matter contents, directed mainly to the storing of knowledges and with little preoccupation with the real needs of the human beings and the environment where they live, I tried to locate an experience which would present some identity with these aims. I discovered (found) in the Citizenship School of the county of Porto Alegre a proposal turned to changes, especially in the sense of forming man, perceiving him as an inconcluded being, trying first to know him in order to, later, heed his educational needs. Studying the principles of the Citizenship School, I identified a program which envisagesNenhumaGuzzo, Valdemirhttp://lattes.cnpq.br/3989438085108172http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesAs ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadãCiências Humanasescola cidadãdocentes ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2005info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALValdemirGuzzoEducacaoDissertacao.pdfValdemirGuzzoEducacaoDissertacao.pdfapplication/pdf755171http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2005/1/ValdemirGuzzoEducacaoDissertacao.pdfb17933302d9945e45a7881c3b688e7f8MD51UNISINOS/20052015-03-10 08:49:09.194oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2005Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T11:49:09Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã |
title |
As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã |
spellingShingle |
As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã Guzzo, Valdemir Ciências Humanas escola cidadã docentes ensino fundamental |
title_short |
As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã |
title_full |
As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã |
title_fullStr |
As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã |
title_full_unstemmed |
As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã |
title_sort |
As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã |
author |
Guzzo, Valdemir |
author_facet |
Guzzo, Valdemir |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3989438085108172 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0157149133885713 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guzzo, Valdemir |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
contributor_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas escola cidadã docentes ensino fundamental |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola cidadã docentes ensino fundamental |
description |
A presente investigação tem raízes na minha história de vida. Rememorando acontecimentos do período escolar, então escola primária, ginasial e ensino técnico e, após, pelo exercício da docência em Escolas Públicas e Privadas, procurei reconstruir essa trajetória, articulando etapas e reflexões. Diante da necessidade urgente de mudanças no atual sistema de ensino, altamente conteudista, dirigido principalmente para o armazenamento de conhecimentos e com pouca preocupação em relação às reais necessidades do ser humano e com o meio onde vive, procurei localizar uma experiência que apresentasse alguma identidade com esses propósitos. Encontrei na Escola Cidadã do Município de Porto Alegre uma proposta voltada à mudanças, especialmente no sentido de formar o homem, percebendo-o como ser inconcluso, buscando primeiro conhecê-lo para, depois, atender às suas necessidades educativas. Estudando os princípios da Escola Cidadã, identifiquei um programa que visa proporcionar, na escola, um ambiente favorável ao dese |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002-07-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T20:07:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T20:07:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2005 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2005/1/ValdemirGuzzoEducacaoDissertacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b17933302d9945e45a7881c3b688e7f8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797220849865981952 |