Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Moraes, Vera Lúcia Rodrigues de
Orientador(a): Molina, Rosane Maria Kreusburg
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1959
Resumo: O estudo em questão objetiva investigar o impacto que os Jogos Cooperativos, nas ações do Programa A União a Vida, vem produzindo nos saberes e nas práticas docentes dos professores do ensino público da Região do Médio Alto Uruguai/RS, na perspectiva deste coletivo docente. A pesquisa foi realizada em quatro municípios, que implantaram o programa até 2004, do qual o resultado apresenta-se a médio/longo prazo. Os pressupostos que circunscreveram a pesquisa são: a) vivemos tempos de pautas sociais que têm potencializado posições individuais e fragilizado a escola, como espaço de experiências significativas de aprendizagem; b) os “jogos cooperativos” expressam uma experiência em “pedagogia da cooperação”; c) os docentes significam suas práticas, a partir da própria experiência; d) motivações e desafios advindos de espaços localizados fora dos muros do sistema oficial de ensino podem modificar saberes e práticas docentes sempre que os incluam em todo o processo. Os marcos teóricos que sustentam a concepção de Jog
id USIN_1d958d34cc4db5ea3bbddd89b754faf8
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1959
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:04:55Z2015-03-04T20:04:55Z2008-12-19Made available in DSpace on 2015-03-04T20:04:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19O estudo em questão objetiva investigar o impacto que os Jogos Cooperativos, nas ações do Programa A União a Vida, vem produzindo nos saberes e nas práticas docentes dos professores do ensino público da Região do Médio Alto Uruguai/RS, na perspectiva deste coletivo docente. A pesquisa foi realizada em quatro municípios, que implantaram o programa até 2004, do qual o resultado apresenta-se a médio/longo prazo. Os pressupostos que circunscreveram a pesquisa são: a) vivemos tempos de pautas sociais que têm potencializado posições individuais e fragilizado a escola, como espaço de experiências significativas de aprendizagem; b) os “jogos cooperativos” expressam uma experiência em “pedagogia da cooperação”; c) os docentes significam suas práticas, a partir da própria experiência; d) motivações e desafios advindos de espaços localizados fora dos muros do sistema oficial de ensino podem modificar saberes e práticas docentes sempre que os incluam em todo o processo. Os marcos teóricos que sustentam a concepção de JogThe study in objective question to investigate the impact that the Cooperative Games, in the actions of the Program the Union the Life, comes producing in knowing them and the practical professors of the professors of the public education of the Region of the High Medium Uruguai/RS, in the perspective of this collective professor. The research was carried through in four cities, that had implanted the program up to 2004, of which the result presents average it/long stated period. Estimated that they had circumscribed the research is: a) we live times of social guidelines that have potencializado position individual and fragilizado the school, as space of significant experiences of learning; b) the “cooperative games” express an experience in “pedagogia of the cooperation”; c) the practical professors mean its, from the proper experience; d) motivations and happened challenges of spaces located outside of the walls of the official system of education can modify to know and practical professors whenever they alNenhumaMoraes, Vera Lúcia Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/5179820775202645http://lattes.cnpq.br/2571450851374800Molina, Rosane Maria KreusburgUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesOs jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RSCiências Humanaspráticas docentessaberes e fazeresjogos cooperativospractical professorsto know and to makecooperative gamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1959info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALVeraLuciaRodriguesdeMoraesEducacao.pdfVeraLuciaRodriguesdeMoraesEducacao.pdfapplication/pdf721761http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1959/1/VeraLuciaRodriguesdeMoraesEducacao.pdf5d7b27ecca8424b6ca1f630513085dd1MD51UNISINOS/19592015-03-09 17:05:11.019oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-09T20:05:11Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS
title Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS
spellingShingle Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS
Moraes, Vera Lúcia Rodrigues de
Ciências Humanas
práticas docentes
saberes e fazeres
jogos cooperativos
practical professors
to know and to make
cooperative games
title_short Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS
title_full Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS
title_fullStr Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS
title_full_unstemmed Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS
title_sort Os jogos cooperativos nas ações do Programa A União faz a Vida, na região do Médio Alto Uruguai/RS
author Moraes, Vera Lúcia Rodrigues de
author_facet Moraes, Vera Lúcia Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5179820775202645
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2571450851374800
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Vera Lúcia Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Molina, Rosane Maria Kreusburg
contributor_str_mv Molina, Rosane Maria Kreusburg
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
práticas docentes
saberes e fazeres
jogos cooperativos
practical professors
to know and to make
cooperative games
dc.subject.por.fl_str_mv práticas docentes
saberes e fazeres
jogos cooperativos
dc.subject.eng.fl_str_mv practical professors
to know and to make
cooperative games
description O estudo em questão objetiva investigar o impacto que os Jogos Cooperativos, nas ações do Programa A União a Vida, vem produzindo nos saberes e nas práticas docentes dos professores do ensino público da Região do Médio Alto Uruguai/RS, na perspectiva deste coletivo docente. A pesquisa foi realizada em quatro municípios, que implantaram o programa até 2004, do qual o resultado apresenta-se a médio/longo prazo. Os pressupostos que circunscreveram a pesquisa são: a) vivemos tempos de pautas sociais que têm potencializado posições individuais e fragilizado a escola, como espaço de experiências significativas de aprendizagem; b) os “jogos cooperativos” expressam uma experiência em “pedagogia da cooperação”; c) os docentes significam suas práticas, a partir da própria experiência; d) motivações e desafios advindos de espaços localizados fora dos muros do sistema oficial de ensino podem modificar saberes e práticas docentes sempre que os incluam em todo o processo. Os marcos teóricos que sustentam a concepção de Jog
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:04:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:04:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1959
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1959/1/VeraLuciaRodriguesdeMoraesEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d7b27ecca8424b6ca1f630513085dd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220849767415808