O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
|
Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11061 |
Resumo: | Esta pesquisa em Comunicação se dá na ambiência dos estudos da sociedade em midiatização e traz como objeto de estudo as campanhas comunicacionais, de fundo social, do Esporte Clube Bahia. Neste material abordamos os cruzamentos que se dão entre comunicação, futebol e sociedade. Buscamos entender as relações que acontecem entre o Esporte Clube Bahia e seus coletivos, permeando o esporte e o social, por vias estratégicas de midiatização, uma vez que a instituição esportiva atua na sociedade de maneira intra e extracampo. A dissertação está organizada em torno de três grandes partes: na primeira, falamos sobre as transformações do esporte na sociedade em midiatização. Na segunda parte, mostramos o Esporte Clube Bahia indo além das quatro linhas de campo: inicialmente, trazemos aspectos conceituais que mostram que o tricolor baiano nem sempre foi um clube democrático. Na terceira parte do trabalho, demonstramos dimensões empíricas da pesquisa, através do desenvolvimento do trabalho de campo. Analisamos duas campanhas realizadas pelo clube no segundo semestre de 2019: SOS Praia (que trata da questão ambiental) e Dedo na Ferida (que trata de racismo estrutural) e acompanhamos seus desdobramentos na rede social Twitter. As análises indicam que o Esporte Clube Bahia leva à sociedade debates sociais importantes, mas que as interações entre os coletivos se dão de maneira complexa, desordenada e difusa nas redes sociais. |
id |
USIN_2c2d5b0e759b5659f636f3fd61098c11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/11061 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-04-13T14:41:55Z2022-04-13T14:41:55Z2022-03-24Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2022-04-13T14:41:55Z No. of bitstreams: 1 Natália da Silva Carvalho_.pdf: 4191739 bytes, checksum: 4da7931f23077a06a8b267070d41acfb (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-13T14:41:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Natália da Silva Carvalho_.pdf: 4191739 bytes, checksum: 4da7931f23077a06a8b267070d41acfb (MD5) Previous issue date: 2022-03-24Esta pesquisa em Comunicação se dá na ambiência dos estudos da sociedade em midiatização e traz como objeto de estudo as campanhas comunicacionais, de fundo social, do Esporte Clube Bahia. Neste material abordamos os cruzamentos que se dão entre comunicação, futebol e sociedade. Buscamos entender as relações que acontecem entre o Esporte Clube Bahia e seus coletivos, permeando o esporte e o social, por vias estratégicas de midiatização, uma vez que a instituição esportiva atua na sociedade de maneira intra e extracampo. A dissertação está organizada em torno de três grandes partes: na primeira, falamos sobre as transformações do esporte na sociedade em midiatização. Na segunda parte, mostramos o Esporte Clube Bahia indo além das quatro linhas de campo: inicialmente, trazemos aspectos conceituais que mostram que o tricolor baiano nem sempre foi um clube democrático. Na terceira parte do trabalho, demonstramos dimensões empíricas da pesquisa, através do desenvolvimento do trabalho de campo. Analisamos duas campanhas realizadas pelo clube no segundo semestre de 2019: SOS Praia (que trata da questão ambiental) e Dedo na Ferida (que trata de racismo estrutural) e acompanhamos seus desdobramentos na rede social Twitter. As análises indicam que o Esporte Clube Bahia leva à sociedade debates sociais importantes, mas que as interações entre os coletivos se dão de maneira complexa, desordenada e difusa nas redes sociais.This research in Communication analyses the communicational campaigns of Esporte Clube Bahia, which have a social background, in the context of studies on society and mediatization. In this study we approach the intersections that occur between communication, soccer and society. We seek to understand the relationships that take place between Esporte Clube Bahia and its collectives, permeating sport and the social, through strategic mediatization ways once the sports institution acts in society in an intra and extra-field way. This dissertation is built upon three main parts: in the first, we discuss how mediatization has transformed sport in society. The second part focuses on Esporte Clube Bahia going beyond the four lines of the field, first bringing conceptual aspects that reveal that the Bahian tricolor has not always been democratic. We demonstrate empirical dimensions of the research through a field study in the third part of the paper. Our study focused on two campaigns conducted by the club during the second half of 2019: SOS Praia (which deals with environmental issues) and Dedo na Ferida (which deals with structural racism) and followed their progress on Twitter. Based on the analysis, Esporte Clube Bahia brings important social debates to society, but its interactions take place in a complex, disorderly, and diffuse manner on social media.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCarvalho, Natália da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6521652685043034http://lattes.cnpq.br/6946599956105105Fausto Neto, AntônioUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaO que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoComunicaçãoCaso midiatizadoFutebolColetivosEsporte Clube BahiaCommunicationMediatized caseSoccerCollectivesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11061info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALNatália da Silva Carvalho_.pdfNatália da Silva Carvalho_.pdfapplication/pdf4191739http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11061/1/Nat%C3%A1lia+da+Silva+Carvalho_.pdf4da7931f23077a06a8b267070d41acfbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11061/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/110612022-04-13 11:46:34.957oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2022-04-13T14:46:34Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019 |
title |
O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019 |
spellingShingle |
O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019 Carvalho, Natália da Silva ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação Comunicação Caso midiatizado Futebol Coletivos Esporte Clube Bahia Communication Mediatized case Soccer Collectives |
title_short |
O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019 |
title_full |
O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019 |
title_fullStr |
O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019 |
title_full_unstemmed |
O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019 |
title_sort |
O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019 |
author |
Carvalho, Natália da Silva |
author_facet |
Carvalho, Natália da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6521652685043034 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6946599956105105 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Natália da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fausto Neto, Antônio |
contributor_str_mv |
Fausto Neto, Antônio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação Comunicação Caso midiatizado Futebol Coletivos Esporte Clube Bahia Communication Mediatized case Soccer Collectives |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Caso midiatizado Futebol Coletivos Esporte Clube Bahia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication Mediatized case Soccer Collectives |
description |
Esta pesquisa em Comunicação se dá na ambiência dos estudos da sociedade em midiatização e traz como objeto de estudo as campanhas comunicacionais, de fundo social, do Esporte Clube Bahia. Neste material abordamos os cruzamentos que se dão entre comunicação, futebol e sociedade. Buscamos entender as relações que acontecem entre o Esporte Clube Bahia e seus coletivos, permeando o esporte e o social, por vias estratégicas de midiatização, uma vez que a instituição esportiva atua na sociedade de maneira intra e extracampo. A dissertação está organizada em torno de três grandes partes: na primeira, falamos sobre as transformações do esporte na sociedade em midiatização. Na segunda parte, mostramos o Esporte Clube Bahia indo além das quatro linhas de campo: inicialmente, trazemos aspectos conceituais que mostram que o tricolor baiano nem sempre foi um clube democrático. Na terceira parte do trabalho, demonstramos dimensões empíricas da pesquisa, através do desenvolvimento do trabalho de campo. Analisamos duas campanhas realizadas pelo clube no segundo semestre de 2019: SOS Praia (que trata da questão ambiental) e Dedo na Ferida (que trata de racismo estrutural) e acompanhamos seus desdobramentos na rede social Twitter. As análises indicam que o Esporte Clube Bahia leva à sociedade debates sociais importantes, mas que as interações entre os coletivos se dão de maneira complexa, desordenada e difusa nas redes sociais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-13T14:41:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-13T14:41:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11061 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11061/1/Nat%C3%A1lia+da+Silva+Carvalho_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11061/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4da7931f23077a06a8b267070d41acfb 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797220912764813312 |