O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Carvalho, Natália da Silva
Orientador(a): Fausto Neto, Antônio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11061
Resumo: Esta pesquisa em Comunicação se dá na ambiência dos estudos da sociedade em midiatização e traz como objeto de estudo as campanhas comunicacionais, de fundo social, do Esporte Clube Bahia. Neste material abordamos os cruzamentos que se dão entre comunicação, futebol e sociedade. Buscamos entender as relações que acontecem entre o Esporte Clube Bahia e seus coletivos, permeando o esporte e o social, por vias estratégicas de midiatização, uma vez que a instituição esportiva atua na sociedade de maneira intra e extracampo. A dissertação está organizada em torno de três grandes partes: na primeira, falamos sobre as transformações do esporte na sociedade em midiatização. Na segunda parte, mostramos o Esporte Clube Bahia indo além das quatro linhas de campo: inicialmente, trazemos aspectos conceituais que mostram que o tricolor baiano nem sempre foi um clube democrático. Na terceira parte do trabalho, demonstramos dimensões empíricas da pesquisa, através do desenvolvimento do trabalho de campo. Analisamos duas campanhas realizadas pelo clube no segundo semestre de 2019: SOS Praia (que trata da questão ambiental) e Dedo na Ferida (que trata de racismo estrutural) e acompanhamos seus desdobramentos na rede social Twitter. As análises indicam que o Esporte Clube Bahia leva à sociedade debates sociais importantes, mas que as interações entre os coletivos se dão de maneira complexa, desordenada e difusa nas redes sociais.
id USIN_2c2d5b0e759b5659f636f3fd61098c11
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/11061
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2022-04-13T14:41:55Z2022-04-13T14:41:55Z2022-03-24Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2022-04-13T14:41:55Z No. of bitstreams: 1 Natália da Silva Carvalho_.pdf: 4191739 bytes, checksum: 4da7931f23077a06a8b267070d41acfb (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-13T14:41:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Natália da Silva Carvalho_.pdf: 4191739 bytes, checksum: 4da7931f23077a06a8b267070d41acfb (MD5) Previous issue date: 2022-03-24Esta pesquisa em Comunicação se dá na ambiência dos estudos da sociedade em midiatização e traz como objeto de estudo as campanhas comunicacionais, de fundo social, do Esporte Clube Bahia. Neste material abordamos os cruzamentos que se dão entre comunicação, futebol e sociedade. Buscamos entender as relações que acontecem entre o Esporte Clube Bahia e seus coletivos, permeando o esporte e o social, por vias estratégicas de midiatização, uma vez que a instituição esportiva atua na sociedade de maneira intra e extracampo. A dissertação está organizada em torno de três grandes partes: na primeira, falamos sobre as transformações do esporte na sociedade em midiatização. Na segunda parte, mostramos o Esporte Clube Bahia indo além das quatro linhas de campo: inicialmente, trazemos aspectos conceituais que mostram que o tricolor baiano nem sempre foi um clube democrático. Na terceira parte do trabalho, demonstramos dimensões empíricas da pesquisa, através do desenvolvimento do trabalho de campo. Analisamos duas campanhas realizadas pelo clube no segundo semestre de 2019: SOS Praia (que trata da questão ambiental) e Dedo na Ferida (que trata de racismo estrutural) e acompanhamos seus desdobramentos na rede social Twitter. As análises indicam que o Esporte Clube Bahia leva à sociedade debates sociais importantes, mas que as interações entre os coletivos se dão de maneira complexa, desordenada e difusa nas redes sociais.This research in Communication analyses the communicational campaigns of Esporte Clube Bahia, which have a social background, in the context of studies on society and mediatization. In this study we approach the intersections that occur between communication, soccer and society. We seek to understand the relationships that take place between Esporte Clube Bahia and its collectives, permeating sport and the social, through strategic mediatization ways once the sports institution acts in society in an intra and extra-field way. This dissertation is built upon three main parts: in the first, we discuss how mediatization has transformed sport in society. The second part focuses on Esporte Clube Bahia going beyond the four lines of the field, first bringing conceptual aspects that reveal that the Bahian tricolor has not always been democratic. We demonstrate empirical dimensions of the research through a field study in the third part of the paper. Our study focused on two campaigns conducted by the club during the second half of 2019: SOS Praia (which deals with environmental issues) and Dedo na Ferida (which deals with structural racism) and followed their progress on Twitter. Based on the analysis, Esporte Clube Bahia brings important social debates to society, but its interactions take place in a complex, disorderly, and diffuse manner on social media.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCarvalho, Natália da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6521652685043034http://lattes.cnpq.br/6946599956105105Fausto Neto, AntônioUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaO que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoComunicaçãoCaso midiatizadoFutebolColetivosEsporte Clube BahiaCommunicationMediatized caseSoccerCollectivesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11061info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALNatália da Silva Carvalho_.pdfNatália da Silva Carvalho_.pdfapplication/pdf4191739http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11061/1/Nat%C3%A1lia+da+Silva+Carvalho_.pdf4da7931f23077a06a8b267070d41acfbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11061/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/110612022-04-13 11:46:34.957oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2022-04-13T14:46:34Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019
title O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019
spellingShingle O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019
Carvalho, Natália da Silva
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Comunicação
Caso midiatizado
Futebol
Coletivos
Esporte Clube Bahia
Communication
Mediatized case
Soccer
Collectives
title_short O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019
title_full O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019
title_fullStr O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019
title_full_unstemmed O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019
title_sort O que é que o Bahia tem? Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019
author Carvalho, Natália da Silva
author_facet Carvalho, Natália da Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6521652685043034
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6946599956105105
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Natália da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fausto Neto, Antônio
contributor_str_mv Fausto Neto, Antônio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Comunicação
Caso midiatizado
Futebol
Coletivos
Esporte Clube Bahia
Communication
Mediatized case
Soccer
Collectives
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Caso midiatizado
Futebol
Coletivos
Esporte Clube Bahia
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Mediatized case
Soccer
Collectives
description Esta pesquisa em Comunicação se dá na ambiência dos estudos da sociedade em midiatização e traz como objeto de estudo as campanhas comunicacionais, de fundo social, do Esporte Clube Bahia. Neste material abordamos os cruzamentos que se dão entre comunicação, futebol e sociedade. Buscamos entender as relações que acontecem entre o Esporte Clube Bahia e seus coletivos, permeando o esporte e o social, por vias estratégicas de midiatização, uma vez que a instituição esportiva atua na sociedade de maneira intra e extracampo. A dissertação está organizada em torno de três grandes partes: na primeira, falamos sobre as transformações do esporte na sociedade em midiatização. Na segunda parte, mostramos o Esporte Clube Bahia indo além das quatro linhas de campo: inicialmente, trazemos aspectos conceituais que mostram que o tricolor baiano nem sempre foi um clube democrático. Na terceira parte do trabalho, demonstramos dimensões empíricas da pesquisa, através do desenvolvimento do trabalho de campo. Analisamos duas campanhas realizadas pelo clube no segundo semestre de 2019: SOS Praia (que trata da questão ambiental) e Dedo na Ferida (que trata de racismo estrutural) e acompanhamos seus desdobramentos na rede social Twitter. As análises indicam que o Esporte Clube Bahia leva à sociedade debates sociais importantes, mas que as interações entre os coletivos se dão de maneira complexa, desordenada e difusa nas redes sociais.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-13T14:41:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-13T14:41:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11061
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11061/1/Nat%C3%A1lia+da+Silva+Carvalho_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11061/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4da7931f23077a06a8b267070d41acfb
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220912764813312