A relação entre previdência e consumo nos sistemas de marketing: as diferentes percepções no mercado imobiliário residencial de Porto Alegre - RS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Müller, Márcio Leandro
Orientador(a): Fonseca, Marcelo Jacques
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
Departamento: Escola de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9977
Resumo: O crescente interesse acadêmico pela relação entre Sistemas de Marketing e a sociedade, a qualidade de vida e a sustentabilidade, trazem novas provocações e reflexões sobre os motivos que levam as pessoas a realizarem trocas econômicas. Nesta linha, é crescente o número de estudos que que questionam a racionalidade absoluta das pessoas e a existência do Homo Economicus, e buscam uma abordagem mais realista dos fatores que as levam a fazer determinadas escolhas. A razão é limitada por uma série de fatores, e a percepção individual do mundo presente e futuro traz diferentes consequências para os membros de um Sistema de Marketing, bem como para a sua formação. Os indivíduos têm diferentes escalas de valor, e utilizam diferentes formas de mensuração e cálculo para planejar seus objetivos. Entretanto, muitas pessoas, ao ter dificuldade em perceber as reais condições, as mudanças temporais e metas para o futuro, acabam por não realizar planejamentos, o que acaba comprometendo, não só a si mesmos, mas também as gerações subsequentes. Desta forma, este trabalho de pesquisa, realizado no contexto do mercado imobiliário de Porto Alegre-RS, buscou, junto a moradores de diferentes bairros, dados que melhor ilustram a complexidade da tomada de decisões dentro de um Sistema de Marketing, no que se refere às diferentes percepções de consumo e previdência. A pesquisa, realizada através de multimétodos qualitativos e interpretação hermenêutico-dialética, apresenta dados empíricos e traz relações entre diferentes percepções, e a forma como elas podem ser percebidas na prática, através da formação do mercado imobiliário.
id USIN_46a6e280c2eecb49ce72625ab43d6c28
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9977
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-07-30T17:35:38Z2021-07-30T17:35:38Z2021-04-16Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-07-30T17:35:38Z No. of bitstreams: 1 Márcio Leandro Müller_.pdf: 1176691 bytes, checksum: f2386b8b3c1715093a869be07be1588a (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-30T17:35:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Márcio Leandro Müller_.pdf: 1176691 bytes, checksum: f2386b8b3c1715093a869be07be1588a (MD5) Previous issue date: 2021-04-16O crescente interesse acadêmico pela relação entre Sistemas de Marketing e a sociedade, a qualidade de vida e a sustentabilidade, trazem novas provocações e reflexões sobre os motivos que levam as pessoas a realizarem trocas econômicas. Nesta linha, é crescente o número de estudos que que questionam a racionalidade absoluta das pessoas e a existência do Homo Economicus, e buscam uma abordagem mais realista dos fatores que as levam a fazer determinadas escolhas. A razão é limitada por uma série de fatores, e a percepção individual do mundo presente e futuro traz diferentes consequências para os membros de um Sistema de Marketing, bem como para a sua formação. Os indivíduos têm diferentes escalas de valor, e utilizam diferentes formas de mensuração e cálculo para planejar seus objetivos. Entretanto, muitas pessoas, ao ter dificuldade em perceber as reais condições, as mudanças temporais e metas para o futuro, acabam por não realizar planejamentos, o que acaba comprometendo, não só a si mesmos, mas também as gerações subsequentes. Desta forma, este trabalho de pesquisa, realizado no contexto do mercado imobiliário de Porto Alegre-RS, buscou, junto a moradores de diferentes bairros, dados que melhor ilustram a complexidade da tomada de decisões dentro de um Sistema de Marketing, no que se refere às diferentes percepções de consumo e previdência. A pesquisa, realizada através de multimétodos qualitativos e interpretação hermenêutico-dialética, apresenta dados empíricos e traz relações entre diferentes percepções, e a forma como elas podem ser percebidas na prática, através da formação do mercado imobiliário.The growing academic interest in the relationship between Marketing Systems and society, quality of life and sustainability, brings new provocations and reflections on the reasons that lead people to make economic exchanges. In this vein, there is an increasing number of studies that question the absolute rationality of people and the existence of the Homo Economicus and seek a more realistic approach to the factors that lead them to make certain choices. The reason is limited by several factors, and the individual perception of the present and future world has different consequences for the members of a Marketing System, as well as for its formation. Individuals have different scales of value and use different forms of measurement and calculation to plan their goals. However, many people, having difficulty in realizing the real conditions, the temporal changes, and goals for the future, end up not carrying out plans, which ends up compromising, not only themselves, but also subsequent generations. Thus, this research work, carried out in the context of the real estate market in Porto Alegre-RS, sought, with residents of different neighborhoods, data that better illustrate the complexity of decision-making within a Marketing System, with regard to the different perceptions of consumption and social security. The research, carried out through qualitative multimethods and hermeneutic-dialectic interpretation, presents empirical data and brings relationships between different perceptions, and the way they can be perceived in practice, through the formation of the real estate market.NenhumaMüller, Márcio Leandrohttp://lattes.cnpq.br/3922994993536476http://lattes.cnpq.br/9456408287543544Fonseca, Marcelo JacquesUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosA relação entre previdência e consumo nos sistemas de marketing: as diferentes percepções no mercado imobiliário residencial de Porto Alegre - RSACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoConsumoPrevidênciaPercepçõesSistemas de marketingMacromarketingConsumptionSavingsPerceptionsMarketing systemsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9977info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMárcio Leandro Müller_.pdfMárcio Leandro Müller_.pdfapplication/pdf1176691http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9977/1/M%C3%A1rcio+Leandro+M%C3%BCller_.pdff2386b8b3c1715093a869be07be1588aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9977/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/99772021-08-13 12:21:43.138oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-08-13T15:21:43Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação entre previdência e consumo nos sistemas de marketing: as diferentes percepções no mercado imobiliário residencial de Porto Alegre - RS
title A relação entre previdência e consumo nos sistemas de marketing: as diferentes percepções no mercado imobiliário residencial de Porto Alegre - RS
spellingShingle A relação entre previdência e consumo nos sistemas de marketing: as diferentes percepções no mercado imobiliário residencial de Porto Alegre - RS
Müller, Márcio Leandro
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Consumo
Previdência
Percepções
Sistemas de marketing
Macromarketing
Consumption
Savings
Perceptions
Marketing systems
title_short A relação entre previdência e consumo nos sistemas de marketing: as diferentes percepções no mercado imobiliário residencial de Porto Alegre - RS
title_full A relação entre previdência e consumo nos sistemas de marketing: as diferentes percepções no mercado imobiliário residencial de Porto Alegre - RS
title_fullStr A relação entre previdência e consumo nos sistemas de marketing: as diferentes percepções no mercado imobiliário residencial de Porto Alegre - RS
title_full_unstemmed A relação entre previdência e consumo nos sistemas de marketing: as diferentes percepções no mercado imobiliário residencial de Porto Alegre - RS
title_sort A relação entre previdência e consumo nos sistemas de marketing: as diferentes percepções no mercado imobiliário residencial de Porto Alegre - RS
author Müller, Márcio Leandro
author_facet Müller, Márcio Leandro
author_role author
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3922994993536476
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9456408287543544
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Márcio Leandro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Marcelo Jacques
contributor_str_mv Fonseca, Marcelo Jacques
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Consumo
Previdência
Percepções
Sistemas de marketing
Macromarketing
Consumption
Savings
Perceptions
Marketing systems
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Previdência
Percepções
Sistemas de marketing
dc.subject.eng.fl_str_mv Macromarketing
Consumption
Savings
Perceptions
Marketing systems
description O crescente interesse acadêmico pela relação entre Sistemas de Marketing e a sociedade, a qualidade de vida e a sustentabilidade, trazem novas provocações e reflexões sobre os motivos que levam as pessoas a realizarem trocas econômicas. Nesta linha, é crescente o número de estudos que que questionam a racionalidade absoluta das pessoas e a existência do Homo Economicus, e buscam uma abordagem mais realista dos fatores que as levam a fazer determinadas escolhas. A razão é limitada por uma série de fatores, e a percepção individual do mundo presente e futuro traz diferentes consequências para os membros de um Sistema de Marketing, bem como para a sua formação. Os indivíduos têm diferentes escalas de valor, e utilizam diferentes formas de mensuração e cálculo para planejar seus objetivos. Entretanto, muitas pessoas, ao ter dificuldade em perceber as reais condições, as mudanças temporais e metas para o futuro, acabam por não realizar planejamentos, o que acaba comprometendo, não só a si mesmos, mas também as gerações subsequentes. Desta forma, este trabalho de pesquisa, realizado no contexto do mercado imobiliário de Porto Alegre-RS, buscou, junto a moradores de diferentes bairros, dados que melhor ilustram a complexidade da tomada de decisões dentro de um Sistema de Marketing, no que se refere às diferentes percepções de consumo e previdência. A pesquisa, realizada através de multimétodos qualitativos e interpretação hermenêutico-dialética, apresenta dados empíricos e traz relações entre diferentes percepções, e a forma como elas podem ser percebidas na prática, através da formação do mercado imobiliário.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-30T17:35:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-30T17:35:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9977
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9977/1/M%C3%A1rcio+Leandro+M%C3%BCller_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9977/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f2386b8b3c1715093a869be07be1588a
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220907920392192