Formação continuada de professoras da educação básica: produção discursiva na pesquisa acadêmica (1997-2018)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Pedro, Fabiane Bitello
Orientador(a): Dal'Igna, Maria Cláudia
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9490
Resumo: A presente dissertação analisa as discursividades que ancoram a produção acadêmica sobre formação continuada das professoras brasileiras da educação básica e de que modos essas discursividades constituem o que se entende como docência entre os anos de 1997 a 2018. A investigação está fundamentada nos campos dos estudos em docência, dos estudos sobre formação de professores e na perspectiva pós-estruturalista, e utiliza a pesquisa documental como procedimento metodológico para examinar o material empírico, composto seis trabalhos acadêmicos (cinco dissertações e um artigo vinculado a uma pesquisa em PPG). Para analisar a complexa trama das discursividades presentes no material empírico, foram organizadas três categorias analíticas: I – formação continuada no contexto do mercado, que está ancorada nos aspectos legais que regulam e, por vezes, burocratizam a educação brasileira, em especial o próprio contexto de formação continuada, fazendo emergir, dentre outros sentidos, a formação articulada ao empreendedorismo de si; II – em um contexto de formação continuada ad aeternum, é possível mostrar que menos de 40% das professoras brasileiras, segundo os dados do INEP do ano de 2017, tiveram acesso a algum tipo de formação continuada, o que ressalta ainda mais a ideia de que elas devem atuar sobre si mesmas e se responsabilizar individualmente pelo seu próprio processo de formação; III – como última categoria, a autoria e a (re)criação da formação continuada nos possibilita identificar e analisar outros modos das professoras se relacionarem com os espaços formativos aos quais tem acesso e como o ethos de formação é constituído nesta caminhada.
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A investigação está fundamentada nos campos dos estudos em docência, dos estudos sobre formação de professores e na perspectiva pós-estruturalista, e utiliza a pesquisa documental como procedimento metodológico para examinar o material empírico, composto seis trabalhos acadêmicos (cinco dissertações e um artigo vinculado a uma pesquisa em PPG). Para analisar a complexa trama das discursividades presentes no material empírico, foram organizadas três categorias analíticas: I – formação continuada no contexto do mercado, que está ancorada nos aspectos legais que regulam e, por vezes, burocratizam a educação brasileira, em especial o próprio contexto de formação continuada, fazendo emergir, dentre outros sentidos, a formação articulada ao empreendedorismo de si; II – em um contexto de formação continuada ad aeternum, é possível mostrar que menos de 40% das professoras brasileiras, segundo os dados do INEP do ano de 2017, tiveram acesso a algum tipo de formação continuada, o que ressalta ainda mais a ideia de que elas devem atuar sobre si mesmas e se responsabilizar individualmente pelo seu próprio processo de formação; III – como última categoria, a autoria e a (re)criação da formação continuada nos possibilita identificar e analisar outros modos das professoras se relacionarem com os espaços formativos aos quais tem acesso e como o ethos de formação é constituído nesta caminhada.This dissertation analyses the discourses that anchor the academic production on the continuing education of Brazilian female teachers of basic education and in what ways these discourses constitute what is understood as teaching between the years 1997 to 2018. The research is based on the fields of teaching studies, teacher training studies and the post-structuralist perspective. Documentary research is used as a methodological procedure to examine empirical material, consisting of six academic papers (five dissertations and one article linked to a PPG research). To analyse the complex web of discourses, present in the empirical material, three analytical categories were organised: I – continuing education in the context of the market, which is anchored in the legal aspects that regulate and sometimes bureaucratise Brazilian education, especially the very context of continuous professional development, bringing out, among other senses, the training articulated to entrepreneurship of the self; II - in a context of ad aeternum continuing education, it is possible to show that less than 40% of Brazilian female teachers, according to INEP data for the year 2017, had access to some type of continuing education, which further underscores the idea that they should act on themselves and take individual responsibility for their own training process; III - as a last category, the authorship and the (re)creation of continuing formation enables us to identify and analyse other ways in which female teachers relate to the formative spaces to which they have access and how the ethos of formation is constituted in this journey.NenhumaPedro, Fabiane Bitellohttp://lattes.cnpq.br/8033701747239558http://lattes.cnpq.br/9564879599544686Dal'Igna, Maria CláudiaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUnisinosBrasilEscola de HumanidadesFormação continuada de professoras da educação básica: produção discursiva na pesquisa acadêmica (1997-2018)ACCNPQ::Ciências Humanas::EducaçãoFormaçãoFormação continuadaDocênciaEducação básicaDiscursoTrainingContinuing educationTeachingBasic educationDiscourseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9490info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALFabiane Bitello Pedro_.pdfFabiane Bitello Pedro_.pdfapplication/pdf1530773http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9490/1/Fabiane+Bitello+Pedro_.pdf8709971d5e2d701ce038cde732b7dfbfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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