A retenção de talentos dos profissionais de tecnologia da informação à luz da experiência do empregado: uma proposição de artefato
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
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Departamento: |
Escola de Gestão e Negócios
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12643 |
Resumo: | Nos últimos anos, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) tem se mostrado acirrado na disputa por talentos. No Brasil, nem mesmo as demissões em massa nas big techs globais afetaram esse movimento. E a literatura demonstra que para atrair e reter seus talentos, as organizações deveriam repensar e aprimorar a experiência do empregado. Assim, o modelo de Morgan foi adotado nesta pesquisa para responder à pergunta “Como reter talentos dos profissionais de TI de uma empresa a partir da experiência do empregado?” O método utilizado para desenvolvimento da pesquisa foi o design science research (DSR). Primeiramente, foi realizada a validação estatística do questionário original, composto por 17 perguntas organizadas em três dimensões (ambiente, cultura e tecnologia). O resultado foi um questionário estatisticamente validado, em português, composto por 12 afirmações, organizadas nas mesmas três dimensões de Morgan. Na fase de conscientização do problema, do DSR, o questionário estatisticamente validado foi disponibilizado a todos os empregados da equipe de TI da América do Sul de uma empresa global e o mapeamento demonstrou que a empresa tem score de 84% na sua experiência do empregado, o que lhe confere classificação de empresa experiente. Seguindo as etapas de sugestão e desenvolvimento do DSR foi proposto artefato na forma de um painel de gestão da experiência do empregado para empregados terceirizados. Na etapa de avaliação, o painel foi avaliado em dois passos: um grupo focal e sua aplicação prática pelo período de um mês. A versão final do painel apresenta as três etapas da experiência do empregado desenhadas para a empresa pesquisada: integração, acompanhamento e offboard. As principais contribuições teórica e prática desta pesquisa são o incremento no arcabouço sobre experiência do empregado, a validação de um instrumento para mapeamento da experiência do empregado e a melhoria da gestão de pessoas pela adoção do artefato painel de gestão da experiência do empregado. |
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2023-08-04T18:32:25Z2023-08-04T18:32:25Z2023-05-24Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2023-08-04T18:32:25Z No. of bitstreams: 1 Sabrina Kassick Santos_.pdf: 1548468 bytes, checksum: 3cffe748c86dd1cd1e9bcd8f86d6c4a6 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-04T18:32:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sabrina Kassick Santos_.pdf: 1548468 bytes, checksum: 3cffe748c86dd1cd1e9bcd8f86d6c4a6 (MD5) Previous issue date: 2023-05-24Nos últimos anos, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) tem se mostrado acirrado na disputa por talentos. No Brasil, nem mesmo as demissões em massa nas big techs globais afetaram esse movimento. E a literatura demonstra que para atrair e reter seus talentos, as organizações deveriam repensar e aprimorar a experiência do empregado. Assim, o modelo de Morgan foi adotado nesta pesquisa para responder à pergunta “Como reter talentos dos profissionais de TI de uma empresa a partir da experiência do empregado?” O método utilizado para desenvolvimento da pesquisa foi o design science research (DSR). Primeiramente, foi realizada a validação estatística do questionário original, composto por 17 perguntas organizadas em três dimensões (ambiente, cultura e tecnologia). O resultado foi um questionário estatisticamente validado, em português, composto por 12 afirmações, organizadas nas mesmas três dimensões de Morgan. Na fase de conscientização do problema, do DSR, o questionário estatisticamente validado foi disponibilizado a todos os empregados da equipe de TI da América do Sul de uma empresa global e o mapeamento demonstrou que a empresa tem score de 84% na sua experiência do empregado, o que lhe confere classificação de empresa experiente. Seguindo as etapas de sugestão e desenvolvimento do DSR foi proposto artefato na forma de um painel de gestão da experiência do empregado para empregados terceirizados. Na etapa de avaliação, o painel foi avaliado em dois passos: um grupo focal e sua aplicação prática pelo período de um mês. A versão final do painel apresenta as três etapas da experiência do empregado desenhadas para a empresa pesquisada: integração, acompanhamento e offboard. As principais contribuições teórica e prática desta pesquisa são o incremento no arcabouço sobre experiência do empregado, a validação de um instrumento para mapeamento da experiência do empregado e a melhoria da gestão de pessoas pela adoção do artefato painel de gestão da experiência do empregado.The Information Technology (IT) sector is currently competing for its talents. In Brazil, not even the layoffs carried by global big techs changed this. Literature demonstrates that in order to attract and retain such talents, organizations should rethink and improve their employee experience. Thus, the Morgan model was adopted in this research to propose a dashboard for the employee experience of contractors in the South American IT team of a global company. The method adopted by the researcher was the design science research (DSR). Firstly, the original Morgan questionnaire was statistically validated. From this validation resulted a 12-affirmative questionnaire in Portuguese, organized in the three dimensions of Morgan. The validated instrument was then made available to all 107 professionals part of the South American IT team in a global company. The region reached a score of 84% in its employee experience, which classifies it as an experienced company. Following the DSR suggestion and development phases, a dashboard was proposed as the artifact resulting from the metod application. In the evaluation phase, the dashboard was validated by two steps: a focus group and its practical application for a period of one month. The final and validated version of the dashboard presents three stages of the employee experience designed for the researched organization: integration, follow-up and offboarding. Theoretical and practical contributions of this research are the increase in academic production on employee experience for the brazilian scenario, the validation of an instrument to measure employee experience and the improvement of people management by the adoption of an employee experience dashboard.NenhumaSantos, Sabrina KassickSabrina Kassick Santoshttp://lattes.cnpq.br/9070894806445071Freitas Junior, José CarlosUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosA retenção de talentos dos profissionais de tecnologia da informação à luz da experiência do empregado: uma proposição de artefatoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoRetenção de talentosExperiência do empregadoModelo de MorganValidação estatística de instrumentoPainel de gestãoTalent retentionEmployee experienceMorgan EX modelStatistical validation of instrumentManagement dashboardinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12643info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12643/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALSabrina Kassick Santos_.pdfSabrina Kassick Santos_.pdfapplication/pdf1548468http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12643/1/Sabrina+Kassick+Santos_.pdf3cffe748c86dd1cd1e9bcd8f86d6c4a6MD51UNISINOS/126432023-08-04 15:33:33.417oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T18:33:33Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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