Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Steffen, Euli Marlene
Orientador(a): Fischer, Maria Clara B.
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2076
Resumo: Esta tese é resultado da pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). A investigação situa-se no campo de estudos Trabalho-Educação, tendo como foco a educação profissional técnica de nível médio. A pesquisa teve como objetivo geral discutir a educação profissional dos técnicos, através da revisão do conceito de qualificação profissional, considerando: o processo de formação profissional, o processo de aprendizagem que ocorre no trabalho e a convergência com as exigências decorrentes do modelo de acumulação flexível. Visou-se, portanto, conhecer o processo de constituição das competências dos profissionais técnicos, que contribuem para o ingresso e manutenção, no mercado de trabalho. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, cujos sujeitos são egressos do curso técnico em plásticos, da UNED Sapucaia do Sul (CEFET/RS), no período de 1999 a 2004, assim como professores e gestores da Escola. As informações foram cole
id USIN_5fd2a42accc76b3a81ee67c3281041ab
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2076
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:16:00Z2015-03-04T21:16:00Z2008-02-26Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26Esta tese é resultado da pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). A investigação situa-se no campo de estudos Trabalho-Educação, tendo como foco a educação profissional técnica de nível médio. A pesquisa teve como objetivo geral discutir a educação profissional dos técnicos, através da revisão do conceito de qualificação profissional, considerando: o processo de formação profissional, o processo de aprendizagem que ocorre no trabalho e a convergência com as exigências decorrentes do modelo de acumulação flexível. Visou-se, portanto, conhecer o processo de constituição das competências dos profissionais técnicos, que contribuem para o ingresso e manutenção, no mercado de trabalho. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, cujos sujeitos são egressos do curso técnico em plásticos, da UNED Sapucaia do Sul (CEFET/RS), no período de 1999 a 2004, assim como professores e gestores da Escola. As informações foram coleThis thesis is the result of the research of Doctorate on the program of Education Postgraduate at "Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS". The research carries out studies about Work-Education and focuses on the High-technical school and professional education. The general purpose of the research was to discuss the professional education of the technical course, through a review of the concept of professional qualification, considering: the process of professional formation, the learning process which happens during work and the convergence with decurrent requirements from the model of flexible accumulation. Therefore, it was focused the importance of knowing the process of the constitution of the technical professionals competences, which contribute for the ingression and maintenance at the work market. The study is about a Case with qualitative nature on which the subjects are the graduated students from the technical course, at UNED in Sapucaia do Sul (CEFET-RS) during the period of 1999-2004Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSteffen, Euli Marlenehttp://lattes.cnpq.br/8754167523574927http://lattes.cnpq.br/3835786000876089Fischer, Maria Clara B.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEducação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexívelCiências Humanasacumulação flexívelcompetênciasdualismo estruturalensino médioensino técnicoformação integralqualificaçãoeducação profissionalcompetenciesflexible accumulationintegral formationintegration high-technical schoolqualificationstructural dualismprofessional educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2076info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALeducacao profissional.pdfeducacao profissional.pdfapplication/pdf1024045http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2076/1/educacao+profissional.pdfbc275c906452a4dbe52026de72c9b62fMD51UNISINOS/20762015-03-10 11:36:52.588oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2076Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:36:52Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível
title Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível
spellingShingle Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível
Steffen, Euli Marlene
Ciências Humanas
acumulação flexível
competências
dualismo estrutural
ensino médio
ensino técnico
formação integral
qualificação
educação profissional
competencies
flexible accumulation
integral formation
integration high-technical school
qualification
structural dualism
professional education
title_short Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível
title_full Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível
title_fullStr Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível
title_full_unstemmed Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível
title_sort Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível
author Steffen, Euli Marlene
author_facet Steffen, Euli Marlene
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8754167523574927
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3835786000876089
dc.contributor.author.fl_str_mv Steffen, Euli Marlene
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Maria Clara B.
contributor_str_mv Fischer, Maria Clara B.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
acumulação flexível
competências
dualismo estrutural
ensino médio
ensino técnico
formação integral
qualificação
educação profissional
competencies
flexible accumulation
integral formation
integration high-technical school
qualification
structural dualism
professional education
dc.subject.por.fl_str_mv acumulação flexível
competências
dualismo estrutural
ensino médio
ensino técnico
formação integral
qualificação
educação profissional
dc.subject.eng.fl_str_mv competencies
flexible accumulation
integral formation
integration high-technical school
qualification
structural dualism
professional education
description Esta tese é resultado da pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). A investigação situa-se no campo de estudos Trabalho-Educação, tendo como foco a educação profissional técnica de nível médio. A pesquisa teve como objetivo geral discutir a educação profissional dos técnicos, através da revisão do conceito de qualificação profissional, considerando: o processo de formação profissional, o processo de aprendizagem que ocorre no trabalho e a convergência com as exigências decorrentes do modelo de acumulação flexível. Visou-se, portanto, conhecer o processo de constituição das competências dos profissionais técnicos, que contribuem para o ingresso e manutenção, no mercado de trabalho. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, cujos sujeitos são egressos do curso técnico em plásticos, da UNED Sapucaia do Sul (CEFET/RS), no período de 1999 a 2004, assim como professores e gestores da Escola. As informações foram cole
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2076
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2076/1/educacao+profissional.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bc275c906452a4dbe52026de72c9b62f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220850351472640