Gestão da cadeia de fornecedores de serviços na saúde suplementar: elementos indutores ao credenciamento e diretrizes para o desenvolvimento da rede credenciada
Ano de defesa: | 2013 |
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Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas
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Departamento: |
Escola Politécnica
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3806 |
Resumo: | A regulamentação dos planos de saúde no Brasil trouxe avanços significativos em relação ao funcionamento das operadoras de planos de saúde, impondo normas de funcionamento e fiscalização. As operadoras, por sua vez, enfrentam pressões crescentes causadas pelo aumento dos seus custos operacionais. Os serviços da operadora são fornecidos por meio de uma rede de fornecedores a ela credenciados, que oferecem o cuidado aos beneficiários em todos os níveis de atenção à saúde. A partir do credenciamento, o fornecedor passa a representar a operadora na execução do atendimento ao beneficiário. Esta pesquisa tem por objetivo investigar os elementos que induzem os fornecedores ao credenciamento junto aos planos de saúde, e propor um conjunto de diretrizes para o desenvolvimento da gestão da cadeia de fornecedores de serviços na saúde suplementar. Dois estudos de caso foram executados e apresentados em artigos distintos. No primeiro estudo de caso, que investigou os elementos indutores ao credenciamento, foram entrevistados 12 fornecedores. No segundo estudo de caso, focado em propor diretrizes para o desenvolvimento da rede credenciada, foram entrevistados 10 fornecedores e 10 gestores atuantes junto a operadoras de planos de saúde. Os achados indicam que os principais elementos indutores ao credenciamento estão relacionados a garantia de demanda, garantia de pagamento e captação de novos clientes. A pesquisa também propôs um conjunto de diretrizes para o desenvolvimento da gestão da cadeia, considerando elementos como seleção e avaliação do fornecedor, orientações da operadora, remuneração, incentivo da operadora e indicadores. Os resultados apontam que assim como as operadoras, os fornecedores de serviços de saúde e as operadoras ainda carecem de desenvolvimento no que diz respeito à gestão da cadeia e aos serviços prestados. |
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2015-06-11T13:31:13Z2015-06-11T13:31:13Z2013-02-22Submitted by Nara Lays Domingues Viana Oliveira (naradv) on 2015-06-11T13:31:13Z No. of bitstreams: 1 carolineLimadeACosta.pdf: 537155 bytes, checksum: 199e3b5b634a0aeaaad09bc4fbf206f7 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-11T13:31:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 carolineLimadeACosta.pdf: 537155 bytes, checksum: 199e3b5b634a0aeaaad09bc4fbf206f7 (MD5) Previous issue date: 2013-02-22A regulamentação dos planos de saúde no Brasil trouxe avanços significativos em relação ao funcionamento das operadoras de planos de saúde, impondo normas de funcionamento e fiscalização. As operadoras, por sua vez, enfrentam pressões crescentes causadas pelo aumento dos seus custos operacionais. Os serviços da operadora são fornecidos por meio de uma rede de fornecedores a ela credenciados, que oferecem o cuidado aos beneficiários em todos os níveis de atenção à saúde. A partir do credenciamento, o fornecedor passa a representar a operadora na execução do atendimento ao beneficiário. Esta pesquisa tem por objetivo investigar os elementos que induzem os fornecedores ao credenciamento junto aos planos de saúde, e propor um conjunto de diretrizes para o desenvolvimento da gestão da cadeia de fornecedores de serviços na saúde suplementar. Dois estudos de caso foram executados e apresentados em artigos distintos. No primeiro estudo de caso, que investigou os elementos indutores ao credenciamento, foram entrevistados 12 fornecedores. No segundo estudo de caso, focado em propor diretrizes para o desenvolvimento da rede credenciada, foram entrevistados 10 fornecedores e 10 gestores atuantes junto a operadoras de planos de saúde. Os achados indicam que os principais elementos indutores ao credenciamento estão relacionados a garantia de demanda, garantia de pagamento e captação de novos clientes. A pesquisa também propôs um conjunto de diretrizes para o desenvolvimento da gestão da cadeia, considerando elementos como seleção e avaliação do fornecedor, orientações da operadora, remuneração, incentivo da operadora e indicadores. Os resultados apontam que assim como as operadoras, os fornecedores de serviços de saúde e as operadoras ainda carecem de desenvolvimento no que diz respeito à gestão da cadeia e aos serviços prestados.The government regulation of health plan operators in Brazil, with its operating and inspection standards, has brought about significantadvancements as regards the way health plans serve their customers. The health plan operators, however, are faced with the increasing pressure from soaring operating costs. The health plan operators use the services of a chain of accredited health care providers to serve their beneficiaries with a full range of health care services. When these health care providers join up with the health plan operators, they start acting as their representatives in providing the services beneficiaries require. This research work looks into the elements that induce the suppliers to join up with the health plan operators and proposes a set of guidelines for the development of a management system for the chain of non-governmental health service providers. Two casestudies were carried out and presented in distinct articles. In the first case study, which looks into the elements that lead health care providers to join the health plan operators, 12 health care providers were interviewed. In the second case study, aimed at proposing guidelines for the development of the chain of health care providers, 10 health care providers and 10 managers were interviewed who work closely with health plan operators. The findings indicate that the major elements that induce health care providers to join up are the prospect of an assured demand, assurance of payment and an increased customer base. The research proposed a set of guidelines for the development of a management system for the chain of providers, taking into account elements such as provider selection and evaluation, operator guidance, compensation, operator incentive and indicators. The results show that the health care providers andthe health plan operators still lack development as regards the management of the chain and the services rendered.UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos SinosCosta, Caroline Lima de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/9639698628193519http://lattes.cnpq.br/2943895512034908Borchardt, MiriamUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e SistemasUnisinosBrasilEscola PolitécnicaGestão da cadeia de fornecedores de serviços na saúde suplementar: elementos indutores ao credenciamento e diretrizes para o desenvolvimento da rede credenciadaACCNPQ::EngenhariasFornecedoresGestoresDiretrizesHealth care providersManagersHealth plan operatorsHealth servicesGuidelinesOperadoras de plano da saúdeServiços de saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3806info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALcarolineLimadeACosta.pdfcarolineLimadeACosta.pdfapplication/pdf537155http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3806/1/carolineLimadeACosta.pdf199e3b5b634a0aeaaad09bc4fbf206f7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3806/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/38062015-06-16 09:34:37.733oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-06-16T12:34:37Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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