Atmosfera em Amor à flor da pele de Wong Kar Wai: o filme como experiência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Heinz, Renata
Orientador(a): Kilpp, Suzana
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4353
Resumo: A pesquisa abrange a atmosfera fílmica enquanto construtora de ambientes, personagens e relações entre os elementos fílmicos de Amor à Flor da Pele (2000), de Wong Kar Wai. Propõe um olhar e sentir atento ao que pode acionar afecções e, dessa forma, disseca sua composição plástica e dramática, concreta e abstrata, articuladas a favor da alteração da sensibilidade e de um entendimento singular da narrativa. Sendo assim, ressalto que ao admitir a articulação das atmosferas plástica, dramática, concreta e abstrata na criação de personagens, estabelecimento de relações e composição de ambientes fílmicos, nos termos propostos, não pretendo decompor e dividir os elementos técnicos a elas relacionados na análise de Amor à Flor da Pele (2000), mas perceber como agem em cada um dos espaços/tempos do filme dentro do conceito de indivisibilidade da atmosfera de um filme. É a partir dessa fusão que, no todo e não somente em partes, a narrativa se transforma em experiência. Consequentemente, enquanto experiência, ainda é preciso considerar a relação desses elementos com o espectador. Nesta pesquisa, portanto, tomo como ponto de partida minhas próprias referências sobre essa vivência.
id USIN_8a313b0402b349ca8ae520014daf9494
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/4353
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-07-08T22:39:06Z2015-07-08T22:39:06Z2013-03-27Submitted by William Justo Figueiro (williamjf) on 2015-07-08T22:39:06Z No. of bitstreams: 1 12b.pdf: 12032065 bytes, checksum: 207605edd9e17792308a80725a48bf17 (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-08T22:39:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 12b.pdf: 12032065 bytes, checksum: 207605edd9e17792308a80725a48bf17 (MD5) Previous issue date: 2013-03-27A pesquisa abrange a atmosfera fílmica enquanto construtora de ambientes, personagens e relações entre os elementos fílmicos de Amor à Flor da Pele (2000), de Wong Kar Wai. Propõe um olhar e sentir atento ao que pode acionar afecções e, dessa forma, disseca sua composição plástica e dramática, concreta e abstrata, articuladas a favor da alteração da sensibilidade e de um entendimento singular da narrativa. Sendo assim, ressalto que ao admitir a articulação das atmosferas plástica, dramática, concreta e abstrata na criação de personagens, estabelecimento de relações e composição de ambientes fílmicos, nos termos propostos, não pretendo decompor e dividir os elementos técnicos a elas relacionados na análise de Amor à Flor da Pele (2000), mas perceber como agem em cada um dos espaços/tempos do filme dentro do conceito de indivisibilidade da atmosfera de um filme. É a partir dessa fusão que, no todo e não somente em partes, a narrativa se transforma em experiência. Consequentemente, enquanto experiência, ainda é preciso considerar a relação desses elementos com o espectador. Nesta pesquisa, portanto, tomo como ponto de partida minhas próprias referências sobre essa vivência.The research is about the film atmosphere as environment, characters and relations creator among the film elements of In the Mood for Love (2000) by Wong Kar Wai. It proposes and attentive look and feeling at what may start afections and, this way, dissects its plastic and dramatic, concrete and abstract composition articulated in favor of the alteration of the sensibility and of an unique understanding of the narrative. So, while admitting the articulation of the plastic, dramatic, concrete and abstract atmospheres in the characters creation, relations establishment and film environment composition on the proposed terms, I do not intend to decompose and devise the technical elements related to them in the analyses of In the Mood for Love (2000), but notice how they act in each one of the space/time of the film in the concept of invisibility of a film atmosphere. It is from this fusion that, in its whole and not only in parts, the narrative transforms itself in experience. Consequently, as experience, it is also necessary to consider the relation of these elements with the spectator. Therefore, in this research, I take as starting point my own references about this experience.NenhumaHeinz, Renatahttp://lattes.cnpq.br/5595071628947310http://lattes.cnpq.br/8987400261712739Kilpp, SuzanaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaAtmosfera em Amor à flor da pele de Wong Kar Wai: o filme como experiênciaACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoAtmosferaExperiênciaCinemaPersonagemAmbienteRelaçõesAtmosphereExperienceMovieCharacterEnvironmentRelationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4353info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINAL12b.pdf12b.pdfapplication/pdf12032065http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4353/1/12b.pdf207605edd9e17792308a80725a48bf17MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4353/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/43532015-07-08 19:39:43.503oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-07-08T22:39:43Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atmosfera em Amor à flor da pele de Wong Kar Wai: o filme como experiência
title Atmosfera em Amor à flor da pele de Wong Kar Wai: o filme como experiência
spellingShingle Atmosfera em Amor à flor da pele de Wong Kar Wai: o filme como experiência
Heinz, Renata
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Atmosfera
Experiência
Cinema
Personagem
Ambiente
Relações
Atmosphere
Experience
Movie
Character
Environment
Relations
title_short Atmosfera em Amor à flor da pele de Wong Kar Wai: o filme como experiência
title_full Atmosfera em Amor à flor da pele de Wong Kar Wai: o filme como experiência
title_fullStr Atmosfera em Amor à flor da pele de Wong Kar Wai: o filme como experiência
title_full_unstemmed Atmosfera em Amor à flor da pele de Wong Kar Wai: o filme como experiência
title_sort Atmosfera em Amor à flor da pele de Wong Kar Wai: o filme como experiência
author Heinz, Renata
author_facet Heinz, Renata
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5595071628947310
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8987400261712739
dc.contributor.author.fl_str_mv Heinz, Renata
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kilpp, Suzana
contributor_str_mv Kilpp, Suzana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Atmosfera
Experiência
Cinema
Personagem
Ambiente
Relações
Atmosphere
Experience
Movie
Character
Environment
Relations
dc.subject.por.fl_str_mv Atmosfera
Experiência
Cinema
Personagem
Ambiente
Relações
dc.subject.eng.fl_str_mv Atmosphere
Experience
Movie
Character
Environment
Relations
description A pesquisa abrange a atmosfera fílmica enquanto construtora de ambientes, personagens e relações entre os elementos fílmicos de Amor à Flor da Pele (2000), de Wong Kar Wai. Propõe um olhar e sentir atento ao que pode acionar afecções e, dessa forma, disseca sua composição plástica e dramática, concreta e abstrata, articuladas a favor da alteração da sensibilidade e de um entendimento singular da narrativa. Sendo assim, ressalto que ao admitir a articulação das atmosferas plástica, dramática, concreta e abstrata na criação de personagens, estabelecimento de relações e composição de ambientes fílmicos, nos termos propostos, não pretendo decompor e dividir os elementos técnicos a elas relacionados na análise de Amor à Flor da Pele (2000), mas perceber como agem em cada um dos espaços/tempos do filme dentro do conceito de indivisibilidade da atmosfera de um filme. É a partir dessa fusão que, no todo e não somente em partes, a narrativa se transforma em experiência. Consequentemente, enquanto experiência, ainda é preciso considerar a relação desses elementos com o espectador. Nesta pesquisa, portanto, tomo como ponto de partida minhas próprias referências sobre essa vivência.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-08T22:39:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-08T22:39:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4353
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4353/1/12b.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4353/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 207605edd9e17792308a80725a48bf17
e130fff006551e19abf270f718b7ab21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220871099645952