Antecedentes e consequências de satisfação dos alunos de graduação com o EAD: um estudo de caso na Unisinos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Silva, Diego
Orientador(a): Garrido, Ivan Lapuente
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Escola de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3436
Resumo: A educação superior privada no Brasil, especialmente na modalidade de Ensino a Distância (EAD), tem tido um grande crescimento nos últimos anos. Com o aumento do número de novos alunos e novas instituições ofertando o EAD, cresceu também a preocupação da sociedade e das próprias instituições em avaliar a satisfação de seus alunos. Na área de marketing a temática da satisfação com seus antecedentes e consequências continua sendo um dos assuntos mais pesquisados e discutidos. Esta dissertação, através de um estudo de caso, teve como objetivo identificar e analisar os antecedentes e as consequências da satisfação dos alunos de graduação de disciplinas na modalidade EAD da Unisinos. Para isso, a pesquisa adotou o modelo conceitual do ACSI (Índice de Satisfação do Consumidor Americano) que apresenta a qualidade, as expectativas, e o valor percebido como antecedentes de satisfação, e como suas consequências imediatas, a lealdade e a reclamação. Para adaptar os indicadores deste modelo ao contexto pesquisado do EAD, a metodologia da pesquisa passou por três fases principais: na primeira fase de caráter exploratório, foram coletados dados qualitativos com gestores, professores e alunos, além de ser realizada a revisão teórica. Após a apuração dos dados nesta fase, se obteve os indicadores iniciais. O enfoque da segunda fase foram os dados descritivos e quantitativos, buscando testar os indicadores encontrados na fase anterior e efetivamente mensurar os antecedentes e consequências da satisfação, analisando as relações entre os construtos de indicadores. Já na terceira fase, novamente com enfoque exploratório, os resultados quantitativos obtidos na fase anterior foram analisados por um grupo focal de forma qualitativa. Ao total foram mais de 500 questionários aplicados e mais de 850 minutos de gravações de grupos focais e entrevistas. Como resultado da pesquisa, foi possível validar o modelo ACSI, utilizando a técnica de Modelagem de Equações Estruturais, em que os resultados demonstraram a validade dos construtos, e seus indicadores precedentes e consequentes da satisfação no EAD. As análises indicam que a satisfação está relacionada diretamente ao fator qualidade; e esta, por sua vez, relaciona-se de modo principal com os fatores professor, aprendizagem e interação. Os índices de maior satisfação resultaram em indicadores mais elevados de lealdade, ou seja, na permanência dos alunos na Instituição. Estudos futuros poderão ser reaplicados utilizando o mesmo modelo, permitindo novos comparativos desses resultados.
id USIN_a1131504a7f08cc49e1573626a39e169
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/3436
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-05-05T19:29:05Z2015-05-05T19:29:05Z2010-09-28Submitted by Mariana Dornelles Vargas (marianadv) on 2015-05-05T19:29:05Z No. of bitstreams: 1 antecedentes_consequencias.pdf: 1712344 bytes, checksum: c67e4a69bccb51c54a6c847aef6ddd95 (MD5)Made available in DSpace on 2015-05-05T19:29:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 antecedentes_consequencias.pdf: 1712344 bytes, checksum: c67e4a69bccb51c54a6c847aef6ddd95 (MD5) Previous issue date: 2010-09-28A educação superior privada no Brasil, especialmente na modalidade de Ensino a Distância (EAD), tem tido um grande crescimento nos últimos anos. Com o aumento do número de novos alunos e novas instituições ofertando o EAD, cresceu também a preocupação da sociedade e das próprias instituições em avaliar a satisfação de seus alunos. Na área de marketing a temática da satisfação com seus antecedentes e consequências continua sendo um dos assuntos mais pesquisados e discutidos. Esta dissertação, através de um estudo de caso, teve como objetivo identificar e analisar os antecedentes e as consequências da satisfação dos alunos de graduação de disciplinas na modalidade EAD da Unisinos. Para isso, a pesquisa adotou o modelo conceitual do ACSI (Índice de Satisfação do Consumidor Americano) que apresenta a qualidade, as expectativas, e o valor percebido como antecedentes de satisfação, e como suas consequências imediatas, a lealdade e a reclamação. Para adaptar os indicadores deste modelo ao contexto pesquisado do EAD, a metodologia da pesquisa passou por três fases principais: na primeira fase de caráter exploratório, foram coletados dados qualitativos com gestores, professores e alunos, além de ser realizada a revisão teórica. Após a apuração dos dados nesta fase, se obteve os indicadores iniciais. O enfoque da segunda fase foram os dados descritivos e quantitativos, buscando testar os indicadores encontrados na fase anterior e efetivamente mensurar os antecedentes e consequências da satisfação, analisando as relações entre os construtos de indicadores. Já na terceira fase, novamente com enfoque exploratório, os resultados quantitativos obtidos na fase anterior foram analisados por um grupo focal de forma qualitativa. Ao total foram mais de 500 questionários aplicados e mais de 850 minutos de gravações de grupos focais e entrevistas. Como resultado da pesquisa, foi possível validar o modelo ACSI, utilizando a técnica de Modelagem de Equações Estruturais, em que os resultados demonstraram a validade dos construtos, e seus indicadores precedentes e consequentes da satisfação no EAD. As análises indicam que a satisfação está relacionada diretamente ao fator qualidade; e esta, por sua vez, relaciona-se de modo principal com os fatores professor, aprendizagem e interação. Os índices de maior satisfação resultaram em indicadores mais elevados de lealdade, ou seja, na permanência dos alunos na Instituição. Estudos futuros poderão ser reaplicados utilizando o mesmo modelo, permitindo novos comparativos desses resultados.Private undergraduation education in Brazil, regarding e-learning, has had great growing through last years. Because of the increasing number of new students and new Institutions, Institutions themselves have been worried to evaluate their students´ satisfaction for this method. In Marketing, satisfaction and all its surroundings in terms of background and consequences satisfaction has been one of the most researched and discussed topics. This dissertation, through a case study, aimed at identifying and analising background and consequences of student´s satisfaction in undergraduation courses, developed based on the e-learning method at Unisinos. For this purpose, the research adopted the ACSI conceptual model (Índice de Satisfação do Consumidor), which presents the quality, the expectations and the right value as backgrounds of satisfaction just like its immediate consequences, loyalty and complaints. In order to adapt indicators from this model to the e-learning context researched, the research methodology passed by three main steps: in the first one, which has an exploratory character, qualitative data were collected with managers, professors and students. Besides, a theoretical revision was made. After data collection, first indicators were reached. The focus of the second phase was the descriptive and qualitative data, which aimed at testing the indicators in the previous phase and measure background and consequences of satisfaction, analising the relation among the elements which built the indicators. In the third phase, again in an exploratory focus, quantitative results from the previous phase were analised by a group in a qualitative focus. Questionnaires summed more than 500 questions and more than 850 minutes of recordings from groups and interviews. From the results of the research, it was possible to analise the model ACSI by the use of the technique called Structural Equation Modeling, in which the results demonstrated how valid the elements of building were as well as their background and consequence indicators of satisfaction related to e-learning. The analysis indicate that satisfaction is related striclty to quality which is related to professors, learning and interaction. Rates of high satisfaction resulted in higher loyalty, which means the rate of permanence in an Institution. Future studies may be reapplied by the use of the same method, allowing new comparatives of these results.NenhumaSilva, Diegohttp://lattes.cnpq.br/3380418426063600http://lattes.cnpq.br/0319401801737464Garrido, Ivan LapuenteUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosAntecedentes e consequências de satisfação dos alunos de graduação com o EAD: um estudo de caso na UnisinosACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoServiçosEducação à distânciaSatisfaçãoQualidadeACSIServicesE-learningSatisfactionQualityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3436info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALantecedentes_consequencias.pdfantecedentes_consequencias.pdfapplication/pdf1712344http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3436/1/antecedentes_consequencias.pdfc67e4a69bccb51c54a6c847aef6ddd95MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82173http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3436/2/license.txt5f6f2e4c758f6f32e6a732cc5786e55fMD52UNISINOS/34362015-05-05 16:30:03.274oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/3436Tk9UQTogQ09MT1FVRSBBUVVJIEEgU1VBIFBSw5NQUklBIExJQ0VOw4dBCkVzdGEgbGljZW7Dp2EgZGUgZXhlbXBsbyDDqSBmb3JuZWNpZGEgYXBlbmFzIHBhcmEgZmlucyBpbmZvcm1hdGl2b3MuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSDDoCAKVW5pdmVyc2lkYWRlIGRvIFZhbGUgZG8gUmlvIGRvcyBTaW5vcyAoVU5JU0lOT1MpIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgCmRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgCmVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgU2lnbGEgZGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gCnBhcmEgcXVhbHF1ZXIgbWVpbyBvdSBmb3JtYXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgCmRpc3NlcnRhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIApuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSAKY29uaGVjaW1lbnRvLCBpbmZyaW5nZSBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkZSBuaW5ndcOpbS4KCkNhc28gYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YcOnw6NvIGNvbnRlbmhhIG1hdGVyaWFsIHF1ZSB2b2PDqiBuw6NvIHBvc3N1aSBhIHRpdHVsYXJpZGFkZSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHZvY8OqIApkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgU2lnbGEgZGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIApvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgCmlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgVEVTRSBPVSBESVNTRVJUQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIApBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyBPUkdBTklTTU8gUVVFIE7Dg08gU0VKQSBBIFNJR0xBIERFIApVTklWRVJTSURBREUsIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIApUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCkEgU2lnbGEgZGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSAKZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgCmNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-05-05T19:30:03Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Antecedentes e consequências de satisfação dos alunos de graduação com o EAD: um estudo de caso na Unisinos
title Antecedentes e consequências de satisfação dos alunos de graduação com o EAD: um estudo de caso na Unisinos
spellingShingle Antecedentes e consequências de satisfação dos alunos de graduação com o EAD: um estudo de caso na Unisinos
Silva, Diego
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Serviços
Educação à distância
Satisfação
Qualidade
ACSI
Services
E-learning
Satisfaction
Quality
title_short Antecedentes e consequências de satisfação dos alunos de graduação com o EAD: um estudo de caso na Unisinos
title_full Antecedentes e consequências de satisfação dos alunos de graduação com o EAD: um estudo de caso na Unisinos
title_fullStr Antecedentes e consequências de satisfação dos alunos de graduação com o EAD: um estudo de caso na Unisinos
title_full_unstemmed Antecedentes e consequências de satisfação dos alunos de graduação com o EAD: um estudo de caso na Unisinos
title_sort Antecedentes e consequências de satisfação dos alunos de graduação com o EAD: um estudo de caso na Unisinos
author Silva, Diego
author_facet Silva, Diego
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3380418426063600
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0319401801737464
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diego
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garrido, Ivan Lapuente
contributor_str_mv Garrido, Ivan Lapuente
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Serviços
Educação à distância
Satisfação
Qualidade
ACSI
Services
E-learning
Satisfaction
Quality
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços
Educação à distância
Satisfação
Qualidade
ACSI
dc.subject.eng.fl_str_mv Services
E-learning
Satisfaction
Quality
description A educação superior privada no Brasil, especialmente na modalidade de Ensino a Distância (EAD), tem tido um grande crescimento nos últimos anos. Com o aumento do número de novos alunos e novas instituições ofertando o EAD, cresceu também a preocupação da sociedade e das próprias instituições em avaliar a satisfação de seus alunos. Na área de marketing a temática da satisfação com seus antecedentes e consequências continua sendo um dos assuntos mais pesquisados e discutidos. Esta dissertação, através de um estudo de caso, teve como objetivo identificar e analisar os antecedentes e as consequências da satisfação dos alunos de graduação de disciplinas na modalidade EAD da Unisinos. Para isso, a pesquisa adotou o modelo conceitual do ACSI (Índice de Satisfação do Consumidor Americano) que apresenta a qualidade, as expectativas, e o valor percebido como antecedentes de satisfação, e como suas consequências imediatas, a lealdade e a reclamação. Para adaptar os indicadores deste modelo ao contexto pesquisado do EAD, a metodologia da pesquisa passou por três fases principais: na primeira fase de caráter exploratório, foram coletados dados qualitativos com gestores, professores e alunos, além de ser realizada a revisão teórica. Após a apuração dos dados nesta fase, se obteve os indicadores iniciais. O enfoque da segunda fase foram os dados descritivos e quantitativos, buscando testar os indicadores encontrados na fase anterior e efetivamente mensurar os antecedentes e consequências da satisfação, analisando as relações entre os construtos de indicadores. Já na terceira fase, novamente com enfoque exploratório, os resultados quantitativos obtidos na fase anterior foram analisados por um grupo focal de forma qualitativa. Ao total foram mais de 500 questionários aplicados e mais de 850 minutos de gravações de grupos focais e entrevistas. Como resultado da pesquisa, foi possível validar o modelo ACSI, utilizando a técnica de Modelagem de Equações Estruturais, em que os resultados demonstraram a validade dos construtos, e seus indicadores precedentes e consequentes da satisfação no EAD. As análises indicam que a satisfação está relacionada diretamente ao fator qualidade; e esta, por sua vez, relaciona-se de modo principal com os fatores professor, aprendizagem e interação. Os índices de maior satisfação resultaram em indicadores mais elevados de lealdade, ou seja, na permanência dos alunos na Instituição. Estudos futuros poderão ser reaplicados utilizando o mesmo modelo, permitindo novos comparativos desses resultados.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-05T19:29:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-05T19:29:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3436
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3436/1/antecedentes_consequencias.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3436/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c67e4a69bccb51c54a6c847aef6ddd95
5f6f2e4c758f6f32e6a732cc5786e55f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220860772220928