A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Albuquerque, Ananda Zambi de
Orientador(a): Lopes, Tiago Ricciardi Correa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12733
Resumo: Durante os anos 1980, o rock brasileiro — ou “BRock” – tornou-se um relevante porta-voz pelo fim da ditadura civil-militar. Para além da esfera musical, o universo cultural do BRock foi também atrelado à sua dimensão visual, uma vez que artistas dependiam de encartes, cartazes, fotos, vídeos, roupas e outras materialidades para divulgação de seu trabalho e consolidação de sua identidade. Nesse contexto, o formato videoclipe se tornava um marco da visualidade do BRock desse período. Esta pesquisa pretende, portanto, compreender as audiovisualidades do rock brasileiro dos anos 1980, manifestadas, especificamente, em videoclipes de bandas lançados em 1986, ano mais próspero do movimento BRock. Epistemologicamente, a pesquisa insere-se em uma perspectiva tecnocultural, baseada no pensamento de autores como Shaw (2008) e Fischer (2013), e adota a cartografia benjaminiana como lastro metodológico das incursões sobre os materiais observados. As análises evidenciam as características principais das audiovisualidades dos videoclipes observados, apresentadas em três constelações: urbanidade, performance e reminiscência, em que foram identificados resquícios de traços contraculturais atualizados na tecnocultura audiovisual dos anos 1980. Assim, a pesquisa conclui que uma determinada tecno(contra)cultura que tomou forma no território nacional na década de 1980 foi decisiva para que a insatisfação com os sistemas normativos político e social vigentes pudesse ser manifestada através da música, tendo sido o movimento Brock – mesmo que incorporado ao show business – um importante agente causador de rupturas e desagregações estéticas no campo midiático, as quais contribuíram para moldar a identidade de uma época.
id USIN_a20174961322f47e8d1053534417ada3
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/12733
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2023-10-11T17:33:50Z2023-10-11T17:33:50Z2023-05-02Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2023-10-11T17:33:50Z No. of bitstreams: 1 Ananda Zambi de Albuquerque_PROTEGIDO.pdf: 7344643 bytes, checksum: 0be62865cf5e51b3a7f1e8a3f2a91179 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-11T17:33:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ananda Zambi de Albuquerque_PROTEGIDO.pdf: 7344643 bytes, checksum: 0be62865cf5e51b3a7f1e8a3f2a91179 (MD5) Previous issue date: 2023-05-02Durante os anos 1980, o rock brasileiro — ou “BRock” – tornou-se um relevante porta-voz pelo fim da ditadura civil-militar. Para além da esfera musical, o universo cultural do BRock foi também atrelado à sua dimensão visual, uma vez que artistas dependiam de encartes, cartazes, fotos, vídeos, roupas e outras materialidades para divulgação de seu trabalho e consolidação de sua identidade. Nesse contexto, o formato videoclipe se tornava um marco da visualidade do BRock desse período. Esta pesquisa pretende, portanto, compreender as audiovisualidades do rock brasileiro dos anos 1980, manifestadas, especificamente, em videoclipes de bandas lançados em 1986, ano mais próspero do movimento BRock. Epistemologicamente, a pesquisa insere-se em uma perspectiva tecnocultural, baseada no pensamento de autores como Shaw (2008) e Fischer (2013), e adota a cartografia benjaminiana como lastro metodológico das incursões sobre os materiais observados. As análises evidenciam as características principais das audiovisualidades dos videoclipes observados, apresentadas em três constelações: urbanidade, performance e reminiscência, em que foram identificados resquícios de traços contraculturais atualizados na tecnocultura audiovisual dos anos 1980. Assim, a pesquisa conclui que uma determinada tecno(contra)cultura que tomou forma no território nacional na década de 1980 foi decisiva para que a insatisfação com os sistemas normativos político e social vigentes pudesse ser manifestada através da música, tendo sido o movimento Brock – mesmo que incorporado ao show business – um importante agente causador de rupturas e desagregações estéticas no campo midiático, as quais contribuíram para moldar a identidade de uma época.During the 1980s, Brazilian rock — or “BRock” — became a relevant spokesperson in favor of the end of the civil-military dictatorship. In addition to the musical sphere, the cultural universe of BRock was also linked to its visual dimension, once artists depended on inserts, posters, photos, videos, clothes and other materials to publicize their work and consolidate their identity. In this context, the video clip format became a landmark of BRock’s visuality of that period. This research intends to understand the audiovisual aspects of Brazilian rock in the 1980s, manifested specifically in video clips released in 1986, the most prosperous year of the BRock movement. Epistemologically, the research is part of a technocultural perspective, based on the concepts of Shaw (2008) and Fischer (2013), and adopts the Benjaminian cartography as methodological ballast for the incursions on the observed materials. The analyzes highlight the main characteristics of the audiovisualities of the video clips in question, presented in three constellations: urbanity, performance and reminiscence, in which remnants of updated countercultural traits in the audiovisual technoculture of the 1980s were identified. So, the research concludes that a certain techno(counter)culture that took shape in the national territory in the 1980s was decisive for dissatisfaction with the current political and social normative systems to be manifested through music, with the BRock movement – even if incorporated into show business – an important agent causing aesthetic ruptures and breakdowns in the media field, which contributed to shaping the identity of an era.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAlbuquerque, Ananda Zambi dehttp://lattes.cnpq.br/4202304296490632http://lattes.cnpq.br/5596822950536203Lopes, Tiago Ricciardi CorreaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaA tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoContraculturaTecnoculturaRock brasileiroVideoclipeCartografiaCountercultureTechnocultureBrazilian rockVideo clipCartographyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12733info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12733/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALAnanda Zambi de Albuquerque_PROTEGIDO.pdfAnanda Zambi de Albuquerque_PROTEGIDO.pdfapplication/pdf7344643http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12733/1/Ananda+Zambi+de+Albuquerque_PROTEGIDO.pdf0be62865cf5e51b3a7f1e8a3f2a91179MD51UNISINOS/127332023-10-11 14:34:50.694oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-10-11T17:34:50Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986
title A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986
spellingShingle A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986
Albuquerque, Ananda Zambi de
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Contracultura
Tecnocultura
Rock brasileiro
Videoclipe
Cartografia
Counterculture
Technoculture
Brazilian rock
Video clip
Cartography
title_short A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986
title_full A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986
title_fullStr A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986
title_full_unstemmed A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986
title_sort A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986
author Albuquerque, Ananda Zambi de
author_facet Albuquerque, Ananda Zambi de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4202304296490632
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5596822950536203
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Ananda Zambi de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Tiago Ricciardi Correa
contributor_str_mv Lopes, Tiago Ricciardi Correa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Contracultura
Tecnocultura
Rock brasileiro
Videoclipe
Cartografia
Counterculture
Technoculture
Brazilian rock
Video clip
Cartography
dc.subject.por.fl_str_mv Contracultura
Tecnocultura
Rock brasileiro
Videoclipe
Cartografia
dc.subject.eng.fl_str_mv Counterculture
Technoculture
Brazilian rock
Video clip
Cartography
description Durante os anos 1980, o rock brasileiro — ou “BRock” – tornou-se um relevante porta-voz pelo fim da ditadura civil-militar. Para além da esfera musical, o universo cultural do BRock foi também atrelado à sua dimensão visual, uma vez que artistas dependiam de encartes, cartazes, fotos, vídeos, roupas e outras materialidades para divulgação de seu trabalho e consolidação de sua identidade. Nesse contexto, o formato videoclipe se tornava um marco da visualidade do BRock desse período. Esta pesquisa pretende, portanto, compreender as audiovisualidades do rock brasileiro dos anos 1980, manifestadas, especificamente, em videoclipes de bandas lançados em 1986, ano mais próspero do movimento BRock. Epistemologicamente, a pesquisa insere-se em uma perspectiva tecnocultural, baseada no pensamento de autores como Shaw (2008) e Fischer (2013), e adota a cartografia benjaminiana como lastro metodológico das incursões sobre os materiais observados. As análises evidenciam as características principais das audiovisualidades dos videoclipes observados, apresentadas em três constelações: urbanidade, performance e reminiscência, em que foram identificados resquícios de traços contraculturais atualizados na tecnocultura audiovisual dos anos 1980. Assim, a pesquisa conclui que uma determinada tecno(contra)cultura que tomou forma no território nacional na década de 1980 foi decisiva para que a insatisfação com os sistemas normativos político e social vigentes pudesse ser manifestada através da música, tendo sido o movimento Brock – mesmo que incorporado ao show business – um importante agente causador de rupturas e desagregações estéticas no campo midiático, as quais contribuíram para moldar a identidade de uma época.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-11T17:33:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-11T17:33:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12733
url http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12733/2/license.txt
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12733/1/Ananda+Zambi+de+Albuquerque_PROTEGIDO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 320e21f23402402ac4988605e1edd177
0be62865cf5e51b3a7f1e8a3f2a91179
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220920548392960