A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
|
Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12733 |
Resumo: | Durante os anos 1980, o rock brasileiro — ou “BRock” – tornou-se um relevante porta-voz pelo fim da ditadura civil-militar. Para além da esfera musical, o universo cultural do BRock foi também atrelado à sua dimensão visual, uma vez que artistas dependiam de encartes, cartazes, fotos, vídeos, roupas e outras materialidades para divulgação de seu trabalho e consolidação de sua identidade. Nesse contexto, o formato videoclipe se tornava um marco da visualidade do BRock desse período. Esta pesquisa pretende, portanto, compreender as audiovisualidades do rock brasileiro dos anos 1980, manifestadas, especificamente, em videoclipes de bandas lançados em 1986, ano mais próspero do movimento BRock. Epistemologicamente, a pesquisa insere-se em uma perspectiva tecnocultural, baseada no pensamento de autores como Shaw (2008) e Fischer (2013), e adota a cartografia benjaminiana como lastro metodológico das incursões sobre os materiais observados. As análises evidenciam as características principais das audiovisualidades dos videoclipes observados, apresentadas em três constelações: urbanidade, performance e reminiscência, em que foram identificados resquícios de traços contraculturais atualizados na tecnocultura audiovisual dos anos 1980. Assim, a pesquisa conclui que uma determinada tecno(contra)cultura que tomou forma no território nacional na década de 1980 foi decisiva para que a insatisfação com os sistemas normativos político e social vigentes pudesse ser manifestada através da música, tendo sido o movimento Brock – mesmo que incorporado ao show business – um importante agente causador de rupturas e desagregações estéticas no campo midiático, as quais contribuíram para moldar a identidade de uma época. |
id |
USIN_a20174961322f47e8d1053534417ada3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/12733 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-10-11T17:33:50Z2023-10-11T17:33:50Z2023-05-02Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2023-10-11T17:33:50Z No. of bitstreams: 1 Ananda Zambi de Albuquerque_PROTEGIDO.pdf: 7344643 bytes, checksum: 0be62865cf5e51b3a7f1e8a3f2a91179 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-11T17:33:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ananda Zambi de Albuquerque_PROTEGIDO.pdf: 7344643 bytes, checksum: 0be62865cf5e51b3a7f1e8a3f2a91179 (MD5) Previous issue date: 2023-05-02Durante os anos 1980, o rock brasileiro — ou “BRock” – tornou-se um relevante porta-voz pelo fim da ditadura civil-militar. Para além da esfera musical, o universo cultural do BRock foi também atrelado à sua dimensão visual, uma vez que artistas dependiam de encartes, cartazes, fotos, vídeos, roupas e outras materialidades para divulgação de seu trabalho e consolidação de sua identidade. Nesse contexto, o formato videoclipe se tornava um marco da visualidade do BRock desse período. Esta pesquisa pretende, portanto, compreender as audiovisualidades do rock brasileiro dos anos 1980, manifestadas, especificamente, em videoclipes de bandas lançados em 1986, ano mais próspero do movimento BRock. Epistemologicamente, a pesquisa insere-se em uma perspectiva tecnocultural, baseada no pensamento de autores como Shaw (2008) e Fischer (2013), e adota a cartografia benjaminiana como lastro metodológico das incursões sobre os materiais observados. As análises evidenciam as características principais das audiovisualidades dos videoclipes observados, apresentadas em três constelações: urbanidade, performance e reminiscência, em que foram identificados resquícios de traços contraculturais atualizados na tecnocultura audiovisual dos anos 1980. Assim, a pesquisa conclui que uma determinada tecno(contra)cultura que tomou forma no território nacional na década de 1980 foi decisiva para que a insatisfação com os sistemas normativos político e social vigentes pudesse ser manifestada através da música, tendo sido o movimento Brock – mesmo que incorporado ao show business – um importante agente causador de rupturas e desagregações estéticas no campo midiático, as quais contribuíram para moldar a identidade de uma época.During the 1980s, Brazilian rock — or “BRock” — became a relevant spokesperson in favor of the end of the civil-military dictatorship. In addition to the musical sphere, the cultural universe of BRock was also linked to its visual dimension, once artists depended on inserts, posters, photos, videos, clothes and other materials to publicize their work and consolidate their identity. In this context, the video clip format became a landmark of BRock’s visuality of that period. This research intends to understand the audiovisual aspects of Brazilian rock in the 1980s, manifested specifically in video clips released in 1986, the most prosperous year of the BRock movement. Epistemologically, the research is part of a technocultural perspective, based on the concepts of Shaw (2008) and Fischer (2013), and adopts the Benjaminian cartography as methodological ballast for the incursions on the observed materials. The analyzes highlight the main characteristics of the audiovisualities of the video clips in question, presented in three constellations: urbanity, performance and reminiscence, in which remnants of updated countercultural traits in the audiovisual technoculture of the 1980s were identified. So, the research concludes that a certain techno(counter)culture that took shape in the national territory in the 1980s was decisive for dissatisfaction with the current political and social normative systems to be manifested through music, with the BRock movement – even if incorporated into show business – an important agent causing aesthetic ruptures and breakdowns in the media field, which contributed to shaping the identity of an era.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAlbuquerque, Ananda Zambi dehttp://lattes.cnpq.br/4202304296490632http://lattes.cnpq.br/5596822950536203Lopes, Tiago Ricciardi CorreaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaA tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoContraculturaTecnoculturaRock brasileiroVideoclipeCartografiaCountercultureTechnocultureBrazilian rockVideo clipCartographyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12733info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12733/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALAnanda Zambi de Albuquerque_PROTEGIDO.pdfAnanda Zambi de Albuquerque_PROTEGIDO.pdfapplication/pdf7344643http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12733/1/Ananda+Zambi+de+Albuquerque_PROTEGIDO.pdf0be62865cf5e51b3a7f1e8a3f2a91179MD51UNISINOS/127332023-10-11 14:34:50.694oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-10-11T17:34:50Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986 |
title |
A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986 |
spellingShingle |
A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986 Albuquerque, Ananda Zambi de ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação Contracultura Tecnocultura Rock brasileiro Videoclipe Cartografia Counterculture Technoculture Brazilian rock Video clip Cartography |
title_short |
A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986 |
title_full |
A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986 |
title_fullStr |
A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986 |
title_full_unstemmed |
A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986 |
title_sort |
A tecno(contra)cultura do rock brasileiro em 1986 |
author |
Albuquerque, Ananda Zambi de |
author_facet |
Albuquerque, Ananda Zambi de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4202304296490632 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5596822950536203 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Ananda Zambi de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Tiago Ricciardi Correa |
contributor_str_mv |
Lopes, Tiago Ricciardi Correa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação Contracultura Tecnocultura Rock brasileiro Videoclipe Cartografia Counterculture Technoculture Brazilian rock Video clip Cartography |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contracultura Tecnocultura Rock brasileiro Videoclipe Cartografia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Counterculture Technoculture Brazilian rock Video clip Cartography |
description |
Durante os anos 1980, o rock brasileiro — ou “BRock” – tornou-se um relevante porta-voz pelo fim da ditadura civil-militar. Para além da esfera musical, o universo cultural do BRock foi também atrelado à sua dimensão visual, uma vez que artistas dependiam de encartes, cartazes, fotos, vídeos, roupas e outras materialidades para divulgação de seu trabalho e consolidação de sua identidade. Nesse contexto, o formato videoclipe se tornava um marco da visualidade do BRock desse período. Esta pesquisa pretende, portanto, compreender as audiovisualidades do rock brasileiro dos anos 1980, manifestadas, especificamente, em videoclipes de bandas lançados em 1986, ano mais próspero do movimento BRock. Epistemologicamente, a pesquisa insere-se em uma perspectiva tecnocultural, baseada no pensamento de autores como Shaw (2008) e Fischer (2013), e adota a cartografia benjaminiana como lastro metodológico das incursões sobre os materiais observados. As análises evidenciam as características principais das audiovisualidades dos videoclipes observados, apresentadas em três constelações: urbanidade, performance e reminiscência, em que foram identificados resquícios de traços contraculturais atualizados na tecnocultura audiovisual dos anos 1980. Assim, a pesquisa conclui que uma determinada tecno(contra)cultura que tomou forma no território nacional na década de 1980 foi decisiva para que a insatisfação com os sistemas normativos político e social vigentes pudesse ser manifestada através da música, tendo sido o movimento Brock – mesmo que incorporado ao show business – um importante agente causador de rupturas e desagregações estéticas no campo midiático, as quais contribuíram para moldar a identidade de uma época. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-11T17:33:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-11T17:33:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-05-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12733 |
url |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12733/2/license.txt http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12733/1/Ananda+Zambi+de+Albuquerque_PROTEGIDO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
320e21f23402402ac4988605e1edd177 0be62865cf5e51b3a7f1e8a3f2a91179 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797220920548392960 |