Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich: perspectivas pedagógicas abertas frente aos dispositivos legais vigentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Ruedell, Pedro
Orientador(a): Kreutz, Lucio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2060
Resumo: Atento à problemática do ensino religioso, minha reflexão se insere num percurso histórico, do qual participo ativamente desde a década de 1960. Associando-me a outros profissionais do ensino, em âmbito estadual e nacional, refleti com eles sobre as mudanças contextuais, procurando ressignificar a compreensão do ensino religioso e reconfigurar a sua prática, dentro da realidade cambiante. Tais reflexões foram elaboradas em textos, parcialmente publicados, e levadas à prática em projetos de formação de professores e em subsídios para aulas de educação religiosa. Com esta atividade, também entrei em contato com autoridades de ensino, no sentido de promover programas de atualização dos professores na disciplina aqui em questão. Agora, no trabalho de tese, insiro-me neste processo, o qual constitui, por assim dizer, o chão de minhas considerações, que desenvolvo em três partes:1) um olhar histórico sobre a evolução do ensino religioso, com destaque às mudanças ocorridas, visando a uma melhor compreensão do mesmo,
id USIN_b12b1f05c06a42c66f2b06b0072d5aa7
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2060
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:14:58Z2015-03-04T21:14:58Z2006-01-16Made available in DSpace on 2015-03-04T21:14:58Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 16Atento à problemática do ensino religioso, minha reflexão se insere num percurso histórico, do qual participo ativamente desde a década de 1960. Associando-me a outros profissionais do ensino, em âmbito estadual e nacional, refleti com eles sobre as mudanças contextuais, procurando ressignificar a compreensão do ensino religioso e reconfigurar a sua prática, dentro da realidade cambiante. Tais reflexões foram elaboradas em textos, parcialmente publicados, e levadas à prática em projetos de formação de professores e em subsídios para aulas de educação religiosa. Com esta atividade, também entrei em contato com autoridades de ensino, no sentido de promover programas de atualização dos professores na disciplina aqui em questão. Agora, no trabalho de tese, insiro-me neste processo, o qual constitui, por assim dizer, o chão de minhas considerações, que desenvolvo em três partes:1) um olhar histórico sobre a evolução do ensino religioso, com destaque às mudanças ocorridas, visando a uma melhor compreensão do mesmo,Having in mind the problem with the religious teaching, my reflection is inserted in a historical course of which I have been participating actively since the 1960’s. By associating myself with other professionals of the teaching, in both state and national field of action, I reflected with them about the contextual changes, trying to give a new meaning to the understanding of the religious teaching and to reshape its practice within the changeable reality. Such reflections were elaborated in texts, partially published, and taken into practice in projects of formation of teachers and in subsidies for classes of religious education. With this activity, I also got in touch with teaching authorities, in the sense of promoting programs of the updating of the teachers in the subject of this matter. Now, in the work of thesis, I insert myself in this process, which constitutes, so to say, the ground of my considerations that I develop in three parts:1) a historical look on the evolution of the religious teaching, pNenhumaRuedell, Pedrohttp://lattes.cnpq.br/3764296359503749http://lattes.cnpq.br/3230171689798103Kreutz, LucioUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesFundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich: perspectivas pedagógicas abertas frente aos dispositivos legais vigentesCiências HumanasantropologiaBrasilhistórialegislaçãoensino religiosoanthropologycultureeducative processlegislationreligious teachingreligious dimensioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2060info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALfundamentacao antropologico cultural.pdffundamentacao antropologico cultural.pdfapplication/pdf752405http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2060/1/fundamentacao+antropologico+cultural.pdf7f6ca29db5129f03b1b0b102c250827fMD51UNISINOS/20602015-03-10 11:23:47.629oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2060Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:23:47Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich: perspectivas pedagógicas abertas frente aos dispositivos legais vigentes
title Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich: perspectivas pedagógicas abertas frente aos dispositivos legais vigentes
spellingShingle Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich: perspectivas pedagógicas abertas frente aos dispositivos legais vigentes
Ruedell, Pedro
Ciências Humanas
antropologia
Brasil
história
legislação
ensino religioso
anthropology
culture
educative process
legislation
religious teaching
religious dimension
title_short Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich: perspectivas pedagógicas abertas frente aos dispositivos legais vigentes
title_full Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich: perspectivas pedagógicas abertas frente aos dispositivos legais vigentes
title_fullStr Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich: perspectivas pedagógicas abertas frente aos dispositivos legais vigentes
title_full_unstemmed Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich: perspectivas pedagógicas abertas frente aos dispositivos legais vigentes
title_sort Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich: perspectivas pedagógicas abertas frente aos dispositivos legais vigentes
author Ruedell, Pedro
author_facet Ruedell, Pedro
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3764296359503749
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3230171689798103
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruedell, Pedro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kreutz, Lucio
contributor_str_mv Kreutz, Lucio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
antropologia
Brasil
história
legislação
ensino religioso
anthropology
culture
educative process
legislation
religious teaching
religious dimension
dc.subject.por.fl_str_mv antropologia
Brasil
história
legislação
ensino religioso
dc.subject.eng.fl_str_mv anthropology
culture
educative process
legislation
religious teaching
religious dimension
description Atento à problemática do ensino religioso, minha reflexão se insere num percurso histórico, do qual participo ativamente desde a década de 1960. Associando-me a outros profissionais do ensino, em âmbito estadual e nacional, refleti com eles sobre as mudanças contextuais, procurando ressignificar a compreensão do ensino religioso e reconfigurar a sua prática, dentro da realidade cambiante. Tais reflexões foram elaboradas em textos, parcialmente publicados, e levadas à prática em projetos de formação de professores e em subsídios para aulas de educação religiosa. Com esta atividade, também entrei em contato com autoridades de ensino, no sentido de promover programas de atualização dos professores na disciplina aqui em questão. Agora, no trabalho de tese, insiro-me neste processo, o qual constitui, por assim dizer, o chão de minhas considerações, que desenvolvo em três partes:1) um olhar histórico sobre a evolução do ensino religioso, com destaque às mudanças ocorridas, visando a uma melhor compreensão do mesmo,
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-01-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:14:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:14:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2060
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2060/1/fundamentacao+antropologico+cultural.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f6ca29db5129f03b1b0b102c250827f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220850314772480