A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
|
Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7969 |
Resumo: | A tese apresenta a proposta do conceito de imagem-comoção publicitária, que aborda o audiovisual publicitário da web como comunicação persuasiva geradora de comoção. Partindo das percepções e dos afetos sobre produtos audiovisuais, propomos pensar um fenômeno que se atualiza na construção – retórica, memorial, estética – que a publicidade faz da comoção. O conceito construído parte de autores como Bergson, Deleuze, Didi-Huberman, Eisenstein e Gumbrecht, entre outros. Utilizando os aportes metodológicos da desconstrução e dissecação, cartografamos imagens focalizando estéticas, técnicas, linguagem audiovisual e produção de sentidos discursivos em seis audiovisuais da marca Johnson & Johnson inseridos na plataforma YouTube. Discutimos as imagens enquanto imagens que evocam memória, imagens técnicas, imagens públicas, que falam sobre nós, e contam a nossa história sobre o que a cultura considera comovente e emocionante. Como resultados, vemos que tais imagens fazem parte de uma imagem maior do audiovisual publicitário, nos quais comparecem os gestos afetivos que se atualizam na imagem e retórica publicitária produtora de comoção. |
id |
USIN_bc736f2047c64bd341a9a9a97736c0ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/7969 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-05-10T12:22:47Z2019-05-10T12:22:47Z2019-01-10Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2019-05-10T12:22:46Z No. of bitstreams: 1 Luciana Pletsch Galhardi_.pdf: 7319281 bytes, checksum: 350c5eebce6d62c9e4ab50dc22e28da3 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-10T12:22:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana Pletsch Galhardi_.pdf: 7319281 bytes, checksum: 350c5eebce6d62c9e4ab50dc22e28da3 (MD5) Previous issue date: 2019-01-10A tese apresenta a proposta do conceito de imagem-comoção publicitária, que aborda o audiovisual publicitário da web como comunicação persuasiva geradora de comoção. Partindo das percepções e dos afetos sobre produtos audiovisuais, propomos pensar um fenômeno que se atualiza na construção – retórica, memorial, estética – que a publicidade faz da comoção. O conceito construído parte de autores como Bergson, Deleuze, Didi-Huberman, Eisenstein e Gumbrecht, entre outros. Utilizando os aportes metodológicos da desconstrução e dissecação, cartografamos imagens focalizando estéticas, técnicas, linguagem audiovisual e produção de sentidos discursivos em seis audiovisuais da marca Johnson & Johnson inseridos na plataforma YouTube. Discutimos as imagens enquanto imagens que evocam memória, imagens técnicas, imagens públicas, que falam sobre nós, e contam a nossa história sobre o que a cultura considera comovente e emocionante. Como resultados, vemos que tais imagens fazem parte de uma imagem maior do audiovisual publicitário, nos quais comparecem os gestos afetivos que se atualizam na imagem e retórica publicitária produtora de comoção.The thesis presents the proposal of the concept of image-commotion advertising, which approaches the audiovisual advertising of the web as persuasive communication that generates commotion. Starting from the perceptions and affections about audiovisual products, we propose to think about a phenomenon that is updated in the construction - rhetoric, memorial, aesthetics - that publicity makes of commotion, from a quality - the audiovisualities - present in advertising videos. The concept was built by authors such as Bergson, Deleuze, Didi-Huberman, Eisenstein and Gumbrecht, among others. Using the methodological contributions of deconstruction and dissection, we mapped images focusing on aesthetics, techniques, audiovisual language and the production of discursive meanings in six Johnson & Johnson brand audiovisuals inserted in the YouTube platform. We discuss the images as images that evoke memory, technical images, public images that speak about us, and tell our story about what culture feels moving and exciting. As results, we see that these images are part of a larger image of the audiovisual advertising, in which appear the affective gestures that are updated in the image and advertising rhetoric that produces commotion.NenhumaGalhardi, Luciana Pletschhttp://lattes.cnpq.br/1739913073018884http://lattes.cnpq.br/6063859084730300Fischer, Gustavo DaudtUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaA imagem-comoção publicitária no audiovisual da webACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoPublicidadeImagem-comoçãoRetóricaAudiovisual publicitárioJohnson & JohnsonPublicityImage-commotionRhetoricAudiovisual advertisingJohnson & Johnsoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7969info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLuciana Pletsch Galhardi_.pdfLuciana Pletsch Galhardi_.pdfapplication/pdf7319281http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7969/1/Luciana+Pletsch+Galhardi_.pdf350c5eebce6d62c9e4ab50dc22e28da3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7969/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/79692019-05-10 09:24:38.261oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2019-05-10T12:24:38Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web |
title |
A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web |
spellingShingle |
A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web Galhardi, Luciana Pletsch ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação Publicidade Imagem-comoção Retórica Audiovisual publicitário Johnson & Johnson Publicity Image-commotion Rhetoric Audiovisual advertising Johnson & Johnson |
title_short |
A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web |
title_full |
A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web |
title_fullStr |
A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web |
title_full_unstemmed |
A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web |
title_sort |
A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web |
author |
Galhardi, Luciana Pletsch |
author_facet |
Galhardi, Luciana Pletsch |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1739913073018884 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6063859084730300 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galhardi, Luciana Pletsch |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fischer, Gustavo Daudt |
contributor_str_mv |
Fischer, Gustavo Daudt |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação Publicidade Imagem-comoção Retórica Audiovisual publicitário Johnson & Johnson Publicity Image-commotion Rhetoric Audiovisual advertising Johnson & Johnson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Imagem-comoção Retórica Audiovisual publicitário Johnson & Johnson |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Publicity Image-commotion Rhetoric Audiovisual advertising Johnson & Johnson |
description |
A tese apresenta a proposta do conceito de imagem-comoção publicitária, que aborda o audiovisual publicitário da web como comunicação persuasiva geradora de comoção. Partindo das percepções e dos afetos sobre produtos audiovisuais, propomos pensar um fenômeno que se atualiza na construção – retórica, memorial, estética – que a publicidade faz da comoção. O conceito construído parte de autores como Bergson, Deleuze, Didi-Huberman, Eisenstein e Gumbrecht, entre outros. Utilizando os aportes metodológicos da desconstrução e dissecação, cartografamos imagens focalizando estéticas, técnicas, linguagem audiovisual e produção de sentidos discursivos em seis audiovisuais da marca Johnson & Johnson inseridos na plataforma YouTube. Discutimos as imagens enquanto imagens que evocam memória, imagens técnicas, imagens públicas, que falam sobre nós, e contam a nossa história sobre o que a cultura considera comovente e emocionante. Como resultados, vemos que tais imagens fazem parte de uma imagem maior do audiovisual publicitário, nos quais comparecem os gestos afetivos que se atualizam na imagem e retórica publicitária produtora de comoção. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-10T12:22:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-10T12:22:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-01-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7969 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7969/1/Luciana+Pletsch+Galhardi_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7969/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
350c5eebce6d62c9e4ab50dc22e28da3 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797220894777540608 |