A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Galhardi, Luciana Pletsch
Orientador(a): Fischer, Gustavo Daudt
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7969
Resumo: A tese apresenta a proposta do conceito de imagem-comoção publicitária, que aborda o audiovisual publicitário da web como comunicação persuasiva geradora de comoção. Partindo das percepções e dos afetos sobre produtos audiovisuais, propomos pensar um fenômeno que se atualiza na construção – retórica, memorial, estética – que a publicidade faz da comoção. O conceito construído parte de autores como Bergson, Deleuze, Didi-Huberman, Eisenstein e Gumbrecht, entre outros. Utilizando os aportes metodológicos da desconstrução e dissecação, cartografamos imagens focalizando estéticas, técnicas, linguagem audiovisual e produção de sentidos discursivos em seis audiovisuais da marca Johnson & Johnson inseridos na plataforma YouTube. Discutimos as imagens enquanto imagens que evocam memória, imagens técnicas, imagens públicas, que falam sobre nós, e contam a nossa história sobre o que a cultura considera comovente e emocionante. Como resultados, vemos que tais imagens fazem parte de uma imagem maior do audiovisual publicitário, nos quais comparecem os gestos afetivos que se atualizam na imagem e retórica publicitária produtora de comoção.
id USIN_bc736f2047c64bd341a9a9a97736c0ae
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/7969
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2019-05-10T12:22:47Z2019-05-10T12:22:47Z2019-01-10Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2019-05-10T12:22:46Z No. of bitstreams: 1 Luciana Pletsch Galhardi_.pdf: 7319281 bytes, checksum: 350c5eebce6d62c9e4ab50dc22e28da3 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-10T12:22:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana Pletsch Galhardi_.pdf: 7319281 bytes, checksum: 350c5eebce6d62c9e4ab50dc22e28da3 (MD5) Previous issue date: 2019-01-10A tese apresenta a proposta do conceito de imagem-comoção publicitária, que aborda o audiovisual publicitário da web como comunicação persuasiva geradora de comoção. Partindo das percepções e dos afetos sobre produtos audiovisuais, propomos pensar um fenômeno que se atualiza na construção – retórica, memorial, estética – que a publicidade faz da comoção. O conceito construído parte de autores como Bergson, Deleuze, Didi-Huberman, Eisenstein e Gumbrecht, entre outros. Utilizando os aportes metodológicos da desconstrução e dissecação, cartografamos imagens focalizando estéticas, técnicas, linguagem audiovisual e produção de sentidos discursivos em seis audiovisuais da marca Johnson & Johnson inseridos na plataforma YouTube. Discutimos as imagens enquanto imagens que evocam memória, imagens técnicas, imagens públicas, que falam sobre nós, e contam a nossa história sobre o que a cultura considera comovente e emocionante. Como resultados, vemos que tais imagens fazem parte de uma imagem maior do audiovisual publicitário, nos quais comparecem os gestos afetivos que se atualizam na imagem e retórica publicitária produtora de comoção.The thesis presents the proposal of the concept of image-commotion advertising, which approaches the audiovisual advertising of the web as persuasive communication that generates commotion. Starting from the perceptions and affections about audiovisual products, we propose to think about a phenomenon that is updated in the construction - rhetoric, memorial, aesthetics - that publicity makes of commotion, from a quality - the audiovisualities - present in advertising videos. The concept was built by authors such as Bergson, Deleuze, Didi-Huberman, Eisenstein and Gumbrecht, among others. Using the methodological contributions of deconstruction and dissection, we mapped images focusing on aesthetics, techniques, audiovisual language and the production of discursive meanings in six Johnson & Johnson brand audiovisuals inserted in the YouTube platform. We discuss the images as images that evoke memory, technical images, public images that speak about us, and tell our story about what culture feels moving and exciting. As results, we see that these images are part of a larger image of the audiovisual advertising, in which appear the affective gestures that are updated in the image and advertising rhetoric that produces commotion.NenhumaGalhardi, Luciana Pletschhttp://lattes.cnpq.br/1739913073018884http://lattes.cnpq.br/6063859084730300Fischer, Gustavo DaudtUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaA imagem-comoção publicitária no audiovisual da webACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoPublicidadeImagem-comoçãoRetóricaAudiovisual publicitárioJohnson & JohnsonPublicityImage-commotionRhetoricAudiovisual advertisingJohnson & Johnsoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7969info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLuciana Pletsch Galhardi_.pdfLuciana Pletsch Galhardi_.pdfapplication/pdf7319281http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7969/1/Luciana+Pletsch+Galhardi_.pdf350c5eebce6d62c9e4ab50dc22e28da3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7969/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/79692019-05-10 09:24:38.261oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2019-05-10T12:24:38Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web
title A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web
spellingShingle A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web
Galhardi, Luciana Pletsch
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Publicidade
Imagem-comoção
Retórica
Audiovisual publicitário
Johnson & Johnson
Publicity
Image-commotion
Rhetoric
Audiovisual advertising
Johnson & Johnson
title_short A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web
title_full A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web
title_fullStr A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web
title_full_unstemmed A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web
title_sort A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web
author Galhardi, Luciana Pletsch
author_facet Galhardi, Luciana Pletsch
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1739913073018884
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6063859084730300
dc.contributor.author.fl_str_mv Galhardi, Luciana Pletsch
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Gustavo Daudt
contributor_str_mv Fischer, Gustavo Daudt
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Publicidade
Imagem-comoção
Retórica
Audiovisual publicitário
Johnson & Johnson
Publicity
Image-commotion
Rhetoric
Audiovisual advertising
Johnson & Johnson
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Imagem-comoção
Retórica
Audiovisual publicitário
Johnson & Johnson
dc.subject.eng.fl_str_mv Publicity
Image-commotion
Rhetoric
Audiovisual advertising
Johnson & Johnson
description A tese apresenta a proposta do conceito de imagem-comoção publicitária, que aborda o audiovisual publicitário da web como comunicação persuasiva geradora de comoção. Partindo das percepções e dos afetos sobre produtos audiovisuais, propomos pensar um fenômeno que se atualiza na construção – retórica, memorial, estética – que a publicidade faz da comoção. O conceito construído parte de autores como Bergson, Deleuze, Didi-Huberman, Eisenstein e Gumbrecht, entre outros. Utilizando os aportes metodológicos da desconstrução e dissecação, cartografamos imagens focalizando estéticas, técnicas, linguagem audiovisual e produção de sentidos discursivos em seis audiovisuais da marca Johnson & Johnson inseridos na plataforma YouTube. Discutimos as imagens enquanto imagens que evocam memória, imagens técnicas, imagens públicas, que falam sobre nós, e contam a nossa história sobre o que a cultura considera comovente e emocionante. Como resultados, vemos que tais imagens fazem parte de uma imagem maior do audiovisual publicitário, nos quais comparecem os gestos afetivos que se atualizam na imagem e retórica publicitária produtora de comoção.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-10T12:22:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-10T12:22:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7969
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7969/1/Luciana+Pletsch+Galhardi_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7969/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 350c5eebce6d62c9e4ab50dc22e28da3
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220894777540608