Alunos do PROEJA: histórias de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio- Grandense, Campus Sapucaia do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Siqueira, André Boccasius
Orientador(a): Fischer, Beatriz T. D.
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2107
Resumo: O tema central deste estudo situa-se numa iniciativa que emerge entre as recentes políticas públicas de educação em nosso país - o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos/PROEJA. A pesquisa busca compreender trajetórias de estudantes trabalhadores que retomam a experiência de estudar, frequentando tal modalidade de escolarização, no intuito de completar se s estudos em nível de educação básica, aspirando ao mesmo tempo um ensino profissionalizante. Também constitui objetivo desta investigação verificar até que ponto novas políticas, como o PROEJA, têm processado práticas articuladas à form ção do sujeito cidadão. Tal programa, iniciado em 2006, procura resgatar uma deficiência de mão-de-obra no setor produtivo da economia e a cidadania de jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho desde tenra idade. A pesquisa foi realizada com alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus S
id USIN_c06d55caf9b8c50833d08caeaab7c1eb
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2107
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:16:49Z2015-03-04T21:16:49Z2010-02-26Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 26O tema central deste estudo situa-se numa iniciativa que emerge entre as recentes políticas públicas de educação em nosso país - o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos/PROEJA. A pesquisa busca compreender trajetórias de estudantes trabalhadores que retomam a experiência de estudar, frequentando tal modalidade de escolarização, no intuito de completar se s estudos em nível de educação básica, aspirando ao mesmo tempo um ensino profissionalizante. Também constitui objetivo desta investigação verificar até que ponto novas políticas, como o PROEJA, têm processado práticas articuladas à form ção do sujeito cidadão. Tal programa, iniciado em 2006, procura resgatar uma deficiência de mão-de-obra no setor produtivo da economia e a cidadania de jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho desde tenra idade. A pesquisa foi realizada com alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus SThe present study central theme lies in an initiative that rises among the recent public policies of education in our country - the Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos/PROEJA. The present research attempts to understand the path of working students who resume the experience of studying, attending such type of education, in order to complete their study in basic education level, at the same time longing for professionalizing teaching. It is also an objective of the present investigation verifying to what extent new policies, like PROEJA, have performed practices associated to the formation of the citizen subject. Such program, initiated in 2006, attempts to recover a labor deficit in the economy productive sector and the citizenship of young and adults who have entered the work life in their early ages. The research has been performed with students of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-GrandensCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSiqueira, André Boccasiushttp://lattes.cnpq.br/9218560086445947http://lattes.cnpq.br/4948105804186093Fischer, Beatriz T. D.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesAlunos do PROEJA: histórias de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio- Grandense, Campus Sapucaia do SulCiências Humanasensino técnicoprofissionalizantepolíticas públicas de educaçãotrabalhotrajetórias de vidaPROEJAlife historytechnical-professional teachingworkpublic policies of educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2107info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALAndreSiqueiraEducacao.pdfAndreSiqueiraEducacao.pdfapplication/pdf2846801http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2107/1/AndreSiqueiraEducacao.pdf2c6e344956c9f2ef12299d6c041f7b75MD51UNISINOS/21072015-03-10 13:40:18.874oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2107Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T16:40:18Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alunos do PROEJA: histórias de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio- Grandense, Campus Sapucaia do Sul
title Alunos do PROEJA: histórias de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio- Grandense, Campus Sapucaia do Sul
spellingShingle Alunos do PROEJA: histórias de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio- Grandense, Campus Sapucaia do Sul
Siqueira, André Boccasius
Ciências Humanas
ensino técnicoprofissionalizante
políticas públicas de educação
trabalho
trajetórias de vida
PROEJA
life history
technical-professional teaching
work
public policies of education
title_short Alunos do PROEJA: histórias de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio- Grandense, Campus Sapucaia do Sul
title_full Alunos do PROEJA: histórias de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio- Grandense, Campus Sapucaia do Sul
title_fullStr Alunos do PROEJA: histórias de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio- Grandense, Campus Sapucaia do Sul
title_full_unstemmed Alunos do PROEJA: histórias de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio- Grandense, Campus Sapucaia do Sul
title_sort Alunos do PROEJA: histórias de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio- Grandense, Campus Sapucaia do Sul
author Siqueira, André Boccasius
author_facet Siqueira, André Boccasius
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9218560086445947
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4948105804186093
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, André Boccasius
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Beatriz T. D.
contributor_str_mv Fischer, Beatriz T. D.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
ensino técnicoprofissionalizante
políticas públicas de educação
trabalho
trajetórias de vida
PROEJA
life history
technical-professional teaching
work
public policies of education
dc.subject.por.fl_str_mv ensino técnicoprofissionalizante
políticas públicas de educação
trabalho
trajetórias de vida
PROEJA
dc.subject.eng.fl_str_mv life history
technical-professional teaching
work
public policies of education
description O tema central deste estudo situa-se numa iniciativa que emerge entre as recentes políticas públicas de educação em nosso país - o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos/PROEJA. A pesquisa busca compreender trajetórias de estudantes trabalhadores que retomam a experiência de estudar, frequentando tal modalidade de escolarização, no intuito de completar se s estudos em nível de educação básica, aspirando ao mesmo tempo um ensino profissionalizante. Também constitui objetivo desta investigação verificar até que ponto novas políticas, como o PROEJA, têm processado práticas articuladas à form ção do sujeito cidadão. Tal programa, iniciado em 2006, procura resgatar uma deficiência de mão-de-obra no setor produtivo da economia e a cidadania de jovens e adultos inseridos no mercado de trabalho desde tenra idade. A pesquisa foi realizada com alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus S
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2107
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2107/1/AndreSiqueiraEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c6e344956c9f2ef12299d6c041f7b75
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220850418581504