Estratégias patêmicas em artigos de popularização da ciência para crianças no domínio midiático digital

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Nunes, Dieila dos Santos
Orientador(a): Giering, Maria Eduarda
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8930
Resumo: Este estudo busca investigar, em artigos de divulgação da ciência midiática dirigidos a crianças, marcas linguístico-discursivas que contribuem para a produção de efeitos de emoção, com vistas à visada de captação do discurso, própria do discurso de midiatização da ciência. Os efeitos patêmicos são analisados segundo os postulados da Teoria Semiolinguística de Discurso, de Patrick Charaudeau (2009; 2010, 2013; 2016), que trata das emoções como um efeito suposto e observa a intencionalidade e a representação social dos sujeitos implicados em situações particulares de comunicação. Analisar textos de divulgação científica midiática para crianças é uma forma de inclusão social, pois a popularização ao público não especializado pode ser fomentadora da cultura científica. Desse modo, ratifica-se a importância de compreender de que modo a presença da patemização – recurso que visa captar e seduzir o leitor – favorece a aproximação da ciência com todos os setores da sociedade. O corpus de estudo é composto de 40 artigos de divulgação científica midiática voltados ao público infantil e disponíveis aos não-assinantes; 20 publicados na revista on-line Ciência Hoje das Crianças e 20 na revista on-line Minas Faz Ciência Infantil, no período de janeiro de 2016 a maio de 2018. A metodologia empregada consiste na análise qualitativa, a partir da situação global e da situação específica de comunicação dos dois suportes midiáticos, da identificação de categorias linguístico-discursivas que contribuem para o apelo à emocionalidade e da verificação das tópicas de emoção, propostas por Charaudeau (2010). Em seguida, é realizada uma análise comparativa entre os dados qualitativos provenientes das análises de cada suporte. Assume-se que as estratégias patêmicas auxiliam o produtor do texto no processo de coconstrução de sentido e que, para além de facilitar a compreensão do texto e despertar o interesse da criança leitora, podem servir de ponte para o estabelecimento de uma cultura científica no país, pois divulgar ciência é também educar criticamente o cidadão que está em processo de formação.
id USIN_c295c31d39240516d0faf460b0718c52
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/8930
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2019-11-07T14:47:11Z2019-11-07T14:47:11Z2019-07-29Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2019-11-07T14:47:11Z No. of bitstreams: 1 Dieila dos Santos Nunes_.pdf: 7944423 bytes, checksum: c912b2c2948d1de90263dbf5cdec36f1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-07T14:47:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dieila dos Santos Nunes_.pdf: 7944423 bytes, checksum: c912b2c2948d1de90263dbf5cdec36f1 (MD5) Previous issue date: 2019-07-29Este estudo busca investigar, em artigos de divulgação da ciência midiática dirigidos a crianças, marcas linguístico-discursivas que contribuem para a produção de efeitos de emoção, com vistas à visada de captação do discurso, própria do discurso de midiatização da ciência. Os efeitos patêmicos são analisados segundo os postulados da Teoria Semiolinguística de Discurso, de Patrick Charaudeau (2009; 2010, 2013; 2016), que trata das emoções como um efeito suposto e observa a intencionalidade e a representação social dos sujeitos implicados em situações particulares de comunicação. Analisar textos de divulgação científica midiática para crianças é uma forma de inclusão social, pois a popularização ao público não especializado pode ser fomentadora da cultura científica. Desse modo, ratifica-se a importância de compreender de que modo a presença da patemização – recurso que visa captar e seduzir o leitor – favorece a aproximação da ciência com todos os setores da sociedade. O corpus de estudo é composto de 40 artigos de divulgação científica midiática voltados ao público infantil e disponíveis aos não-assinantes; 20 publicados na revista on-line Ciência Hoje das Crianças e 20 na revista on-line Minas Faz Ciência Infantil, no período de janeiro de 2016 a maio de 2018. A metodologia empregada consiste na análise qualitativa, a partir da situação global e da situação específica de comunicação dos dois suportes midiáticos, da identificação de categorias linguístico-discursivas que contribuem para o apelo à emocionalidade e da verificação das tópicas de emoção, propostas por Charaudeau (2010). Em seguida, é realizada uma análise comparativa entre os dados qualitativos provenientes das análises de cada suporte. Assume-se que as estratégias patêmicas auxiliam o produtor do texto no processo de coconstrução de sentido e que, para além de facilitar a compreensão do texto e despertar o interesse da criança leitora, podem servir de ponte para o estabelecimento de uma cultura científica no país, pois divulgar ciência é também educar criticamente o cidadão que está em processo de formação.This study seeks to investigate, in mediatic science popularization articles for kids, linguistic-discursive marks that produce effects of emotion, with views from the captivation intention of the discourse, characteristic that belongs to the science mediatization discourse. The pathemic effects are analyzed according to the postulates of the Discourse’s Semiolinguistics Theory, by Patrick Charaudeau (2009; 2010, 2013; 2016), which approaches the emotions as a supposed effect and observes the intentionality and social representation of the subjects involved within particular situations of communication. Analyzing mediatic science popularization texts for kids is a type of social inclusion, because the popularization to the non-specialized public may be a scientific culture promoter. This way, it is confirmed the importance of understanding how the presence of pathemization – resource that seeks to captivate and seduce the reader – favors the approximation of science with all other society sectors, mainly kids and school that are more touched by the exclusion process. The study corpus is composed by 40 mediatic science popularization articles that focus the infant public and that are available to non-signers; 20 published on the on-line magazine Ciência Hoje das Crianças and 20 on the on-line magazine Minas Faz Ciência Infantil, between January 2016 and May 2018. The methodology applied consists in the qualitative analysis, starting from the global and the specific situations of communication from both mediatic vehicles, the identification of linguistic-discursive categories that contribute to appealing to emotionality and the verification of the emotions topics, proposed by Charaudeau (2010). Then, it is done a comparative analysis between the qualitative data from the analysis of each vehicle. It is believed that pathemic strategies help the producer of the text in the process of co-creation of meaning and that, further than facilitating the comprehension of the text and provoking the interest of the reader kid, may serve as a bridge towards establishing a scientific culture in the country, because popularizing science is also teach the citizen in process of formation critically.NenhumaNunes, Dieila dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/2626809175147079http://lattes.cnpq.br/9369529788005920Giering, Maria EduardaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaEstratégias patêmicas em artigos de popularização da ciência para crianças no domínio midiático digitalACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::LingüísticaDivulgação da ciênciaPatemizaçãoCriançasMídiaScience popularizationPathemizationKidsMediainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8930info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALDieila dos Santos Nunes_.pdfDieila dos Santos Nunes_.pdfapplication/pdf7944423http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8930/1/Dieila+dos+Santos+Nunes_.pdfc912b2c2948d1de90263dbf5cdec36f1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8930/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/89302019-11-07 11:48:42.584oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T14:48:42Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias patêmicas em artigos de popularização da ciência para crianças no domínio midiático digital
title Estratégias patêmicas em artigos de popularização da ciência para crianças no domínio midiático digital
spellingShingle Estratégias patêmicas em artigos de popularização da ciência para crianças no domínio midiático digital
Nunes, Dieila dos Santos
ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística
Divulgação da ciência
Patemização
Crianças
Mídia
Science popularization
Pathemization
Kids
Media
title_short Estratégias patêmicas em artigos de popularização da ciência para crianças no domínio midiático digital
title_full Estratégias patêmicas em artigos de popularização da ciência para crianças no domínio midiático digital
title_fullStr Estratégias patêmicas em artigos de popularização da ciência para crianças no domínio midiático digital
title_full_unstemmed Estratégias patêmicas em artigos de popularização da ciência para crianças no domínio midiático digital
title_sort Estratégias patêmicas em artigos de popularização da ciência para crianças no domínio midiático digital
author Nunes, Dieila dos Santos
author_facet Nunes, Dieila dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2626809175147079
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9369529788005920
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Dieila dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giering, Maria Eduarda
contributor_str_mv Giering, Maria Eduarda
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística
topic ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística
Divulgação da ciência
Patemização
Crianças
Mídia
Science popularization
Pathemization
Kids
Media
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação da ciência
Patemização
Crianças
Mídia
dc.subject.eng.fl_str_mv Science popularization
Pathemization
Kids
Media
description Este estudo busca investigar, em artigos de divulgação da ciência midiática dirigidos a crianças, marcas linguístico-discursivas que contribuem para a produção de efeitos de emoção, com vistas à visada de captação do discurso, própria do discurso de midiatização da ciência. Os efeitos patêmicos são analisados segundo os postulados da Teoria Semiolinguística de Discurso, de Patrick Charaudeau (2009; 2010, 2013; 2016), que trata das emoções como um efeito suposto e observa a intencionalidade e a representação social dos sujeitos implicados em situações particulares de comunicação. Analisar textos de divulgação científica midiática para crianças é uma forma de inclusão social, pois a popularização ao público não especializado pode ser fomentadora da cultura científica. Desse modo, ratifica-se a importância de compreender de que modo a presença da patemização – recurso que visa captar e seduzir o leitor – favorece a aproximação da ciência com todos os setores da sociedade. O corpus de estudo é composto de 40 artigos de divulgação científica midiática voltados ao público infantil e disponíveis aos não-assinantes; 20 publicados na revista on-line Ciência Hoje das Crianças e 20 na revista on-line Minas Faz Ciência Infantil, no período de janeiro de 2016 a maio de 2018. A metodologia empregada consiste na análise qualitativa, a partir da situação global e da situação específica de comunicação dos dois suportes midiáticos, da identificação de categorias linguístico-discursivas que contribuem para o apelo à emocionalidade e da verificação das tópicas de emoção, propostas por Charaudeau (2010). Em seguida, é realizada uma análise comparativa entre os dados qualitativos provenientes das análises de cada suporte. Assume-se que as estratégias patêmicas auxiliam o produtor do texto no processo de coconstrução de sentido e que, para além de facilitar a compreensão do texto e despertar o interesse da criança leitora, podem servir de ponte para o estabelecimento de uma cultura científica no país, pois divulgar ciência é também educar criticamente o cidadão que está em processo de formação.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-07T14:47:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-07T14:47:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8930
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8930/1/Dieila+dos+Santos+Nunes_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/8930/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c912b2c2948d1de90263dbf5cdec36f1
e130fff006551e19abf270f718b7ab21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220897808973824