Planejamento estratégico no setor do transporte rodoviário de cargas: a proposta de um quadro referencial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Silva, Max Roberto da
Orientador(a): Kronmeyer Filho, Oscar Rudy
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
Departamento: Escola de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4371
Resumo: O segmento de transporte rodoviário de cargas se caracteriza pela competição acirrada, devido ao excesso de oferta de transportadores, ocasionada pelas baixas barreiras de entrada, fatores que contribuem para que as empresas do setor tenham uma baixa rentabilidade. Esta dissertação de mestrado tem por objetivo propor um quadro referencial no processo de planejamento e gestão estratégica para utilização por empresas do segmento de transporte rodoviário de cargas. Inicialmente, foram realizadas entrevistas com profissionais de empresas do setor para identificar as ferramentas de gestão e planejamento estratégico que essas empresas utilizam. Após, buscou-se identificar as características do setor com o objetivo de verificar ferramentas de gestão e planejamento estratégico que possuem maior aderência ao setor para a composição do quadro referencial. Analisando-se as ferramentas utilizadas pelas empresas pesquisadas, observou-se que essas empresas utilizam ferramentas tradicionais e consolidadas de gestão e planejamento estratégico, que não privilegiam a busca pela inovação de valor em suas propostas. Com a análise realizada nas empresas pesquisadas do setor, identificou-se a importância da utilização no processo de gestão e planejamento estratégico de ferramentas que propiciem inovação em seus modelos de negócios para que as empresas consigam diferenciar-se da concorrência na busca de novos mercados, de novas demandas e de novas ofertas de valor. A partir deste diagnóstico, utilizando-se um conjunto de ferramentas tradicionais e já conhecidas pelas empresas e de ferramentas que propiciam e privilegiam os processos de inovação de valor, propôs-se o quadro referencial de gestão e planejamento estratégico para empresas do segmento de transporte rodoviário de cargas. Este quadro referencial foi submetido a especialistas do setor e avaliado por esses em um processo de análise crítica, cujos resultados foram satisfatórios, reforçando a pertinência e validade do quadro referencial como elemento condutor para a inovação de valor nas empresas do transporte rodoviário de cargas.
id USIN_c69bf662eec04b4f27135a71657798e0
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/4371
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-07-09T17:28:48Z2015-07-09T17:28:48Z2013-04-26Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2015-07-09T17:28:48Z No. of bitstreams: 1 Max Roberto da Silva.pdf: 2364743 bytes, checksum: 3abbb691b2fc1672d72997a62b8d9213 (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-09T17:28:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Max Roberto da Silva.pdf: 2364743 bytes, checksum: 3abbb691b2fc1672d72997a62b8d9213 (MD5) Previous issue date: 2013-01-31O segmento de transporte rodoviário de cargas se caracteriza pela competição acirrada, devido ao excesso de oferta de transportadores, ocasionada pelas baixas barreiras de entrada, fatores que contribuem para que as empresas do setor tenham uma baixa rentabilidade. Esta dissertação de mestrado tem por objetivo propor um quadro referencial no processo de planejamento e gestão estratégica para utilização por empresas do segmento de transporte rodoviário de cargas. Inicialmente, foram realizadas entrevistas com profissionais de empresas do setor para identificar as ferramentas de gestão e planejamento estratégico que essas empresas utilizam. Após, buscou-se identificar as características do setor com o objetivo de verificar ferramentas de gestão e planejamento estratégico que possuem maior aderência ao setor para a composição do quadro referencial. Analisando-se as ferramentas utilizadas pelas empresas pesquisadas, observou-se que essas empresas utilizam ferramentas tradicionais e consolidadas de gestão e planejamento estratégico, que não privilegiam a busca pela inovação de valor em suas propostas. Com a análise realizada nas empresas pesquisadas do setor, identificou-se a importância da utilização no processo de gestão e planejamento estratégico de ferramentas que propiciem inovação em seus modelos de negócios para que as empresas consigam diferenciar-se da concorrência na busca de novos mercados, de novas demandas e de novas ofertas de valor. A partir deste diagnóstico, utilizando-se um conjunto de ferramentas tradicionais e já conhecidas pelas empresas e de ferramentas que propiciam e privilegiam os processos de inovação de valor, propôs-se o quadro referencial de gestão e planejamento estratégico para empresas do segmento de transporte rodoviário de cargas. Este quadro referencial foi submetido a especialistas do setor e avaliado por esses em um processo de análise crítica, cujos resultados foram satisfatórios, reforçando a pertinência e validade do quadro referencial como elemento condutor para a inovação de valor nas empresas do transporte rodoviário de cargas.The road transportation segment is characterized by fierce competition due to oversupply of carriers caused by low entry barriers, factors that contribute for the companies operating in this sector to have low profitability. The objective of this master’s dissertation is to propose a benchmark in the planning process as well as the strategic management to be eventually utilized by cargo transportation companies. At first, interviews were conducted with the industry professionals to identify which management and strategic planning tools such companies utilize. Then we attempted to identify the characteristics of the sector in order to identify which management and strategic planning tools have greater adherence to the sector in order to create the benchmark. When such tools utilized by the interviewed companies were analyzed it was noted that the companies utilize traditional and consolidated management and strategic planning tools and do not look for value innovation in their environments. With such analysis we noticed the importance to utilize tools in the companies’ management and strategic planning processes that lead to innovation in their business models, in order for such companies to gain a differential in relation to their competition when searching for new markets, new demands and new value offers. From such diagnosis, by utilizing a traditional set of tools already utilized by most companies as well as new tools that provide and privilege the value innovation processes, a benchmark for management and strategic planning for companies in the road transportation sector was proposed. This benchmark was submitted to and evaluated by industry specialists in a review process, which results were satisfactory, reinforcing the relevance and validity of the benchmark as conductive frame of reference to value innovation in enterprises of road cargo transportation.NenhumaSilva, Max Roberto dahttp://lattes.cnpq.br/6360239650349721http://lattes.cnpq.br/3594298886606583Kronmeyer Filho, Oscar RudyUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosPlanejamento estratégico no setor do transporte rodoviário de cargas: a proposta de um quadro referencialACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoEstratégiaPlanejamento estratégicoTransporte rodoviárioInovação de valorBusiness model generationStrategyStrategic planningRoad transportationValue innovationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4371info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMax Roberto da Silva.pdfMax Roberto da Silva.pdfapplication/pdf2364743http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4371/1/Max+Roberto+da+Silva.pdf3abbb691b2fc1672d72997a62b8d9213MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4371/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/43712022-02-24 12:17:16.76oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2022-02-24T15:17:16Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento estratégico no setor do transporte rodoviário de cargas: a proposta de um quadro referencial
title Planejamento estratégico no setor do transporte rodoviário de cargas: a proposta de um quadro referencial
spellingShingle Planejamento estratégico no setor do transporte rodoviário de cargas: a proposta de um quadro referencial
Silva, Max Roberto da
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Estratégia
Planejamento estratégico
Transporte rodoviário
Inovação de valor
Business model generation
Strategy
Strategic planning
Road transportation
Value innovation
title_short Planejamento estratégico no setor do transporte rodoviário de cargas: a proposta de um quadro referencial
title_full Planejamento estratégico no setor do transporte rodoviário de cargas: a proposta de um quadro referencial
title_fullStr Planejamento estratégico no setor do transporte rodoviário de cargas: a proposta de um quadro referencial
title_full_unstemmed Planejamento estratégico no setor do transporte rodoviário de cargas: a proposta de um quadro referencial
title_sort Planejamento estratégico no setor do transporte rodoviário de cargas: a proposta de um quadro referencial
author Silva, Max Roberto da
author_facet Silva, Max Roberto da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6360239650349721
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3594298886606583
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Max Roberto da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kronmeyer Filho, Oscar Rudy
contributor_str_mv Kronmeyer Filho, Oscar Rudy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Estratégia
Planejamento estratégico
Transporte rodoviário
Inovação de valor
Business model generation
Strategy
Strategic planning
Road transportation
Value innovation
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Planejamento estratégico
Transporte rodoviário
Inovação de valor
dc.subject.eng.fl_str_mv Business model generation
Strategy
Strategic planning
Road transportation
Value innovation
description O segmento de transporte rodoviário de cargas se caracteriza pela competição acirrada, devido ao excesso de oferta de transportadores, ocasionada pelas baixas barreiras de entrada, fatores que contribuem para que as empresas do setor tenham uma baixa rentabilidade. Esta dissertação de mestrado tem por objetivo propor um quadro referencial no processo de planejamento e gestão estratégica para utilização por empresas do segmento de transporte rodoviário de cargas. Inicialmente, foram realizadas entrevistas com profissionais de empresas do setor para identificar as ferramentas de gestão e planejamento estratégico que essas empresas utilizam. Após, buscou-se identificar as características do setor com o objetivo de verificar ferramentas de gestão e planejamento estratégico que possuem maior aderência ao setor para a composição do quadro referencial. Analisando-se as ferramentas utilizadas pelas empresas pesquisadas, observou-se que essas empresas utilizam ferramentas tradicionais e consolidadas de gestão e planejamento estratégico, que não privilegiam a busca pela inovação de valor em suas propostas. Com a análise realizada nas empresas pesquisadas do setor, identificou-se a importância da utilização no processo de gestão e planejamento estratégico de ferramentas que propiciem inovação em seus modelos de negócios para que as empresas consigam diferenciar-se da concorrência na busca de novos mercados, de novas demandas e de novas ofertas de valor. A partir deste diagnóstico, utilizando-se um conjunto de ferramentas tradicionais e já conhecidas pelas empresas e de ferramentas que propiciam e privilegiam os processos de inovação de valor, propôs-se o quadro referencial de gestão e planejamento estratégico para empresas do segmento de transporte rodoviário de cargas. Este quadro referencial foi submetido a especialistas do setor e avaliado por esses em um processo de análise crítica, cujos resultados foram satisfatórios, reforçando a pertinência e validade do quadro referencial como elemento condutor para a inovação de valor nas empresas do transporte rodoviário de cargas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-09T17:28:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-09T17:28:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4371
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4371/1/Max+Roberto+da+Silva.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4371/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3abbb691b2fc1672d72997a62b8d9213
e130fff006551e19abf270f718b7ab21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220871210795008