Escola e matemática escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Wanderer, Fernanda
Orientador(a): Knijnik, Gelsa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2061
Resumo: Esta tese é fruto de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar os discursos sobre a escola e a matemática escolar de um grupo de colonos, descendentes de alemães e evangélico-luteranos, que freqüentavam uma escola rural do município de Estrela-RS, quando da efetivação dos decretos que instituíram a Campanha de Nacionalização – uma das medidas do Estado Novo (1937-1945), implementado no Brasil por Getúlio Vargas. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são as teorizações pós-estruturalistas, na vertente vinculada ao pensamento de Michel Foucault, e o campo da Etnomatemática, em uma perspectiva construída com o apoio das formulações de Ludwig Wittgenstein em sua obra Investigações Filosóficas. O material de pesquisa examinado consiste em: narrativas produzidas por três mulheres e quatro homens que estudaram naquela escola no período enfocado; cartilhas de matemática e cadernos de cópia e ditado usados na referida instituição; e o texto, intitulado “As escolas do passado”, elaborado por um dos p
id USIN_d4059fbd04d6077b98060877a6af777e
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2061
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:14:58Z2015-03-04T21:14:58Z2007-03-12Made available in DSpace on 2015-03-04T21:14:58Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 12Esta tese é fruto de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar os discursos sobre a escola e a matemática escolar de um grupo de colonos, descendentes de alemães e evangélico-luteranos, que freqüentavam uma escola rural do município de Estrela-RS, quando da efetivação dos decretos que instituíram a Campanha de Nacionalização – uma das medidas do Estado Novo (1937-1945), implementado no Brasil por Getúlio Vargas. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são as teorizações pós-estruturalistas, na vertente vinculada ao pensamento de Michel Foucault, e o campo da Etnomatemática, em uma perspectiva construída com o apoio das formulações de Ludwig Wittgenstein em sua obra Investigações Filosóficas. O material de pesquisa examinado consiste em: narrativas produzidas por três mulheres e quatro homens que estudaram naquela escola no período enfocado; cartilhas de matemática e cadernos de cópia e ditado usados na referida instituição; e o texto, intitulado “As escolas do passado”, elaborado por um dos pThis thesis is the result of a research carried out with the aim to analyze the discourses on school and school mathematics of a group of German-descendant, Evangelic-Lutheran settlers who attended a rural school in Estrela-RS, at the time of the Nationalization Campaign – one of the actions taken during the Estado Novo (1937-1945), by Getúlio Vargas in Brazil. The theoretical grounds of the investigation are the post-structuralist theorizations, related to Michel Foucault’s thinking as well as to the field of Ethnomathematics, in a perspective constructed with the support of formulations of Ludwig Wittgenstein in his work Philosophical Investigations. The research material consisted of narratives produced by three women and four men who studied at the school during that period; mathematics textbooks and exercise books for copy and dictation used at the institution, and the text entitled “Schools of the past” , written by one of the participants of the research. The analytical exercise performed with the usBolsa para curso e programa de Pós GraduaçãoWanderer, Fernandahttp://lattes.cnpq.br/9250845249062534http://lattes.cnpq.br/8744369266395118Knijnik, GelsaUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEscola e matemática escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã no Rio Grande do SulCiências Humanascolono teuto-brasileiroensinohistóriaimigração alemãmatemáticanacionalizaçãoetnomatemáticaethnomathematicsnationalization campaignpost-structuralist theorizationsschool mathematicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2061info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALescola e matematica.pdfescola e matematica.pdfapplication/pdf1671571http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2061/1/escola+e+matematica.pdf318ad2128d990fffbf2c3be1a7a89ca4MD51UNISINOS/20612015-03-10 11:24:28.064oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2061Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:24:28Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola e matemática escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã no Rio Grande do Sul
title Escola e matemática escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã no Rio Grande do Sul
spellingShingle Escola e matemática escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã no Rio Grande do Sul
Wanderer, Fernanda
Ciências Humanas
colono teuto-brasileiro
ensino
história
imigração alemã
matemática
nacionalização
etnomatemática
ethnomathematics
nationalization campaign
post-structuralist theorizations
school mathematics
title_short Escola e matemática escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã no Rio Grande do Sul
title_full Escola e matemática escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã no Rio Grande do Sul
title_fullStr Escola e matemática escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Escola e matemática escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã no Rio Grande do Sul
title_sort Escola e matemática escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã no Rio Grande do Sul
author Wanderer, Fernanda
author_facet Wanderer, Fernanda
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9250845249062534
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8744369266395118
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Knijnik, Gelsa
contributor_str_mv Knijnik, Gelsa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
colono teuto-brasileiro
ensino
história
imigração alemã
matemática
nacionalização
etnomatemática
ethnomathematics
nationalization campaign
post-structuralist theorizations
school mathematics
dc.subject.por.fl_str_mv colono teuto-brasileiro
ensino
história
imigração alemã
matemática
nacionalização
etnomatemática
dc.subject.eng.fl_str_mv ethnomathematics
nationalization campaign
post-structuralist theorizations
school mathematics
description Esta tese é fruto de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar os discursos sobre a escola e a matemática escolar de um grupo de colonos, descendentes de alemães e evangélico-luteranos, que freqüentavam uma escola rural do município de Estrela-RS, quando da efetivação dos decretos que instituíram a Campanha de Nacionalização – uma das medidas do Estado Novo (1937-1945), implementado no Brasil por Getúlio Vargas. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são as teorizações pós-estruturalistas, na vertente vinculada ao pensamento de Michel Foucault, e o campo da Etnomatemática, em uma perspectiva construída com o apoio das formulações de Ludwig Wittgenstein em sua obra Investigações Filosóficas. O material de pesquisa examinado consiste em: narrativas produzidas por três mulheres e quatro homens que estudaram naquela escola no período enfocado; cartilhas de matemática e cadernos de cópia e ditado usados na referida instituição; e o texto, intitulado “As escolas do passado”, elaborado por um dos p
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:14:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:14:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2061
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2061/1/escola+e+matematica.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 318ad2128d990fffbf2c3be1a7a89ca4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220850317918208