Tempo e espaço no currículo escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Brandão, Arlita Rodrigues
Orientador(a): Lopes, Maura Corcini
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1989
Resumo: Problematizar o uso do tempo-espaço no currículo escolar na formação de sujeitos Modernos é a proposta desta dissertação. O material empírico foi organizado a partir da inserção em uma escola de tempo integral – CIEP, localizada na cidade de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul. Objetivando analisar enunciados produzidos sobre a escolarização de tempo integral, compus o material analítico de 22 registros fotográficos justificando sua escolha. Das recorrências dos enunciados foi definido o problema de pesquisa, assim como as três categorias de análises. A pergunta de pesquisa – “Como categorias de tempo e espaço estão implicadas em práticas curriculares que se voltam para a constituição de sujeitos escolares desejáveis dentro de uma dada ordem social em uma escola de tempo integral?”. E, por conseguinte, as categorias de análise que permitiram fazer percursos interpretativos: 1) espaço e tempo como elementos para a constituição dos alunos nas práticas curriculares; 2) práticas curriculares como envolvimento de todo
id USIN_d909f3b25500ed1ed34ee83645b89dc6
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1989
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:06:51Z2015-03-04T20:06:51Z2009-08-31Made available in DSpace on 2015-03-04T20:06:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 31Problematizar o uso do tempo-espaço no currículo escolar na formação de sujeitos Modernos é a proposta desta dissertação. O material empírico foi organizado a partir da inserção em uma escola de tempo integral – CIEP, localizada na cidade de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul. Objetivando analisar enunciados produzidos sobre a escolarização de tempo integral, compus o material analítico de 22 registros fotográficos justificando sua escolha. Das recorrências dos enunciados foi definido o problema de pesquisa, assim como as três categorias de análises. A pergunta de pesquisa – “Como categorias de tempo e espaço estão implicadas em práticas curriculares que se voltam para a constituição de sujeitos escolares desejáveis dentro de uma dada ordem social em uma escola de tempo integral?”. E, por conseguinte, as categorias de análise que permitiram fazer percursos interpretativos: 1) espaço e tempo como elementos para a constituição dos alunos nas práticas curriculares; 2) práticas curriculares como envolvimento de todoTo question the use of time-space in school curriculum in the formation of Modern subjects is the aim of this thesis. The empirical data was organized from the researcher insertion in a full-day school – CIEP, located in Santo Ângelo, Rio Grande do Sul. In order to analyze statements produced regarding full-day school-based, I assembled an analytic data of 22 photographic records justifying its choice. From the recurrence of statements it was defined the research question, as well as the three categories of analysis. The research question – “How time and space categories are implicated in curriculum practices concerned with the constitution of a desired school body inside certain social order in a full-day school?”. And, thereafter, the categories of analysis which allowed undergoing the interpretative paths: 1) time and space as elements for the constitution of the students in the curriculum practices; 2) curriculum practices as a collective involvement in school’s time-space; 3) pedagogical practices that rNenhumaBrandão, Arlita Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/6702099306865416http://lattes.cnpq.br/3876751682370290Lopes, Maura CorciniUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesTempo e espaço no currículo escolarCiências Humanascurrículoescola de tempo integralsubjetivaçãotempo-espaçocurriculumfull-time schoolingsubjetivationtime-spaceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1989info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALArlitaBrandaoEducacao.pdfArlitaBrandaoEducacao.pdfapplication/pdf10101935http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1989/1/ArlitaBrandaoEducacao.pdf31d32a0204c3b15908fbdac2539217f5MD51UNISINOS/19892015-03-10 08:32:58.958oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1989Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T11:32:58Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tempo e espaço no currículo escolar
title Tempo e espaço no currículo escolar
spellingShingle Tempo e espaço no currículo escolar
Brandão, Arlita Rodrigues
Ciências Humanas
currículo
escola de tempo integral
subjetivação
tempo-espaço
curriculum
full-time schooling
subjetivation
time-space
title_short Tempo e espaço no currículo escolar
title_full Tempo e espaço no currículo escolar
title_fullStr Tempo e espaço no currículo escolar
title_full_unstemmed Tempo e espaço no currículo escolar
title_sort Tempo e espaço no currículo escolar
author Brandão, Arlita Rodrigues
author_facet Brandão, Arlita Rodrigues
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6702099306865416
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3876751682370290
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Arlita Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Maura Corcini
contributor_str_mv Lopes, Maura Corcini
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
currículo
escola de tempo integral
subjetivação
tempo-espaço
curriculum
full-time schooling
subjetivation
time-space
dc.subject.por.fl_str_mv currículo
escola de tempo integral
subjetivação
tempo-espaço
dc.subject.eng.fl_str_mv curriculum
full-time schooling
subjetivation
time-space
description Problematizar o uso do tempo-espaço no currículo escolar na formação de sujeitos Modernos é a proposta desta dissertação. O material empírico foi organizado a partir da inserção em uma escola de tempo integral – CIEP, localizada na cidade de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul. Objetivando analisar enunciados produzidos sobre a escolarização de tempo integral, compus o material analítico de 22 registros fotográficos justificando sua escolha. Das recorrências dos enunciados foi definido o problema de pesquisa, assim como as três categorias de análises. A pergunta de pesquisa – “Como categorias de tempo e espaço estão implicadas em práticas curriculares que se voltam para a constituição de sujeitos escolares desejáveis dentro de uma dada ordem social em uma escola de tempo integral?”. E, por conseguinte, as categorias de análise que permitiram fazer percursos interpretativos: 1) espaço e tempo como elementos para a constituição dos alunos nas práticas curriculares; 2) práticas curriculares como envolvimento de todo
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:06:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:06:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1989
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1989/1/ArlitaBrandaoEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 31d32a0204c3b15908fbdac2539217f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220849831378944