Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Chaigar, Vânia Alves Martins
Orientador(a): Cunha, Maria Isabel da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2072
Resumo: A investigação foi realizada na cidade de Pelotas, RS, em três escolas públicas da rede municipal de ensino que, durante um período de três anos, entre 2000 e 2002, deram vida ao projeto ReDE – Repensar a Docência em Exercício. O Projeto destinado à formação (continuada) de professores as buscou aproximar diferentes escolas, mediante encontros organizados sob a forma de relatos de experiências, complementados por oficinas e palestras. Esses encontros, que ocorriam uma vez ao ano, refletiam processos formativos desenvolvidos pelas respectivas escolas em seus contextos educativos. A pesquisa teve como referência principal entrevistas com onze docentes que participaram do ReDE e possuiu dois objetivos principais: o primeiro, registrar a experiência formativa promovida por escolas públicas, dando visibilidade à produção escolar, sobretudo, a resultante do trabalho coletivo e seus atores; o segundo destinou-se a refletir os significados do ReDE e prováveis desdobramentos na constituição de docências em cada escola
id USIN_ee07291496dd7df7b0bc64f34612bd33
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2072
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:14:59Z2015-03-04T21:14:59Z2008-02-25Made available in DSpace on 2015-03-04T21:14:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 25A investigação foi realizada na cidade de Pelotas, RS, em três escolas públicas da rede municipal de ensino que, durante um período de três anos, entre 2000 e 2002, deram vida ao projeto ReDE – Repensar a Docência em Exercício. O Projeto destinado à formação (continuada) de professores as buscou aproximar diferentes escolas, mediante encontros organizados sob a forma de relatos de experiências, complementados por oficinas e palestras. Esses encontros, que ocorriam uma vez ao ano, refletiam processos formativos desenvolvidos pelas respectivas escolas em seus contextos educativos. A pesquisa teve como referência principal entrevistas com onze docentes que participaram do ReDE e possuiu dois objetivos principais: o primeiro, registrar a experiência formativa promovida por escolas públicas, dando visibilidade à produção escolar, sobretudo, a resultante do trabalho coletivo e seus atores; o segundo destinou-se a refletir os significados do ReDE e prováveis desdobramentos na constituição de docências em cada escolaAn investigation, during a period of three years, between 2000 and 2002, was carried out in the city of Pelotas, RS, in three public schools from the municipal network of education, work which gave life to the project ReDE – Rethinking In-service Teaching. The Project, destined to continued teacher development, had the intention of making different schools get nearer to each other through meetings organized in the form of reports on experience, complemented by workshops and lectures. These meetings, which occurred once a year, reflected formative processes developed by the respective schools in their own educational contexts. Interviews with eleven teachers who participated in ReDE were performed, being considered the main reference, as well as the research having two principal objectives: the first, to register the formative experience promoted by public schools, making the school production visible above all, the resulting collective work, and its actors. The second objective was destined to thinking aboutCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorChaigar, Vânia Alves Martinshttp://lattes.cnpq.br/8614178475380446http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesCom quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotensesCiências Humanasescolas públicasPelotasprática pedagógicaRio Grande do Sulformação de professorespublic schoolsteacher developmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2072info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALcom quantos nos.pdfcom quantos nos.pdfapplication/pdf1587643http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2072/1/com+quantos+nos.pdfd2922dc33774b95e8977db53a13cc037MD51UNISINOS/20722015-03-10 11:33:41.412oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2072Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:33:41Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses
title Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses
spellingShingle Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses
Chaigar, Vânia Alves Martins
Ciências Humanas
escolas públicas
Pelotas
prática pedagógica
Rio Grande do Sul
formação de professores
public schools
teacher development
title_short Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses
title_full Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses
title_fullStr Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses
title_full_unstemmed Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses
title_sort Com quantos nós se faz um ReDe? Um estudo sobre formação de professores/as no chão de escolas públicas pelotenses
author Chaigar, Vânia Alves Martins
author_facet Chaigar, Vânia Alves Martins
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8614178475380446
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0157149133885713
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaigar, Vânia Alves Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Maria Isabel da
contributor_str_mv Cunha, Maria Isabel da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
escolas públicas
Pelotas
prática pedagógica
Rio Grande do Sul
formação de professores
public schools
teacher development
dc.subject.por.fl_str_mv escolas públicas
Pelotas
prática pedagógica
Rio Grande do Sul
formação de professores
dc.subject.eng.fl_str_mv public schools
teacher development
description A investigação foi realizada na cidade de Pelotas, RS, em três escolas públicas da rede municipal de ensino que, durante um período de três anos, entre 2000 e 2002, deram vida ao projeto ReDE – Repensar a Docência em Exercício. O Projeto destinado à formação (continuada) de professores as buscou aproximar diferentes escolas, mediante encontros organizados sob a forma de relatos de experiências, complementados por oficinas e palestras. Esses encontros, que ocorriam uma vez ao ano, refletiam processos formativos desenvolvidos pelas respectivas escolas em seus contextos educativos. A pesquisa teve como referência principal entrevistas com onze docentes que participaram do ReDE e possuiu dois objetivos principais: o primeiro, registrar a experiência formativa promovida por escolas públicas, dando visibilidade à produção escolar, sobretudo, a resultante do trabalho coletivo e seus atores; o segundo destinou-se a refletir os significados do ReDE e prováveis desdobramentos na constituição de docências em cada escola
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:14:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:14:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2072
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2072/1/com+quantos+nos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d2922dc33774b95e8977db53a13cc037
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220850344132608