Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Fernandes, Sônia Regina de Souza
Orientador(a): M.B.Fernandes, Cleoni
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2083
Resumo: Esta tese é o resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido na Escola da Ponte de Portugal, sob o título Projetos Educativos Escolares e Práticas Alfabetizadoras Emancipatórias: os ‘contributos’ da Escola da Ponte de Portugal. No que diz respeito à dimensão empírica, a abordagem metodológica adotada para realizar este estudo configurou-se como Estudo de Caso do Tipo Etnográfico, a qual concretizou-se por processos de observação sistemática e, em alguns casos, participativa do cotidiano da escola (no período que compreendeu set/2006 a fev/2007), por entrevistas realizadas com diferentes sujeitos deste projeto, e pela análise de documentos que configuram o projeto pedagógico da escola, tais como o Projeto Educativo Fazer a Ponte, o Contrato de Autonomia e de documentos legais emanados do Ministério da Educação Português. A questão central gira em torno do que está na base de projetos educativos escolares emancipatórios, e quais condições/contextos facilitam ou não a sua existência, e como recorte, o processo/p
id USIN_f43eb4936d717723e36059f4e3474650
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2083
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:16:01Z2015-03-04T21:16:01Z2008-02-27Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 27Esta tese é o resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido na Escola da Ponte de Portugal, sob o título Projetos Educativos Escolares e Práticas Alfabetizadoras Emancipatórias: os ‘contributos’ da Escola da Ponte de Portugal. No que diz respeito à dimensão empírica, a abordagem metodológica adotada para realizar este estudo configurou-se como Estudo de Caso do Tipo Etnográfico, a qual concretizou-se por processos de observação sistemática e, em alguns casos, participativa do cotidiano da escola (no período que compreendeu set/2006 a fev/2007), por entrevistas realizadas com diferentes sujeitos deste projeto, e pela análise de documentos que configuram o projeto pedagógico da escola, tais como o Projeto Educativo Fazer a Ponte, o Contrato de Autonomia e de documentos legais emanados do Ministério da Educação Português. A questão central gira em torno do que está na base de projetos educativos escolares emancipatórios, e quais condições/contextos facilitam ou não a sua existência, e como recorte, o processo/pThe present thesis is a result of a research carried out at Escola da Ponte in Portugal, with the title “Educative School Projects and Emancipatory Literacy Practices: the contribution of the Escola da Ponte – Portugal”. Concerning to the empirical dimension, the methodology adopted was an Ethnographic Case Study which was accomplished by means of systematic processes of observation and, in some situations, a participative observation of the daily activities at the school (fron September 2006 to February 2007). Different subjects of this project were interviewed and I analyzed documents that shape the pedagogical project of the school, documents such as: The Educational Project Fazer a Ponte and the Contract of Autonomy in addition to legal documents provided by the Portuguese Educational Department. The central point in this study is based on emancipatory projects of education as well as, on the conditions/contexts which may facilitate their existence as a part of the literacy practice on its initial dimensiCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFernandes, Sônia Regina de Souzahttp://lattes.cnpq.br/8237828652738502http://lattes.cnpq.br/0233489763906464M.B.Fernandes, CleoniUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesProjetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de PortugalCiências Humanasalfabetizaçãoeducação libertadoraemancipaçãoescolaprojetos educativosemancipatoryliberating educationliteracyschooleducational projectsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2083info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALSoniaReginadeSouzaFernandesEducacao.pdfSoniaReginadeSouzaFernandesEducacao.pdfapplication/pdf2068983http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2083/1/SoniaReginadeSouzaFernandesEducacao.pdf466eae33f37e3e0ea7ce2bae302571c1MD51UNISINOS/20832015-03-10 11:52:16.553oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:52:16Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal
title Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal
spellingShingle Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal
Fernandes, Sônia Regina de Souza
Ciências Humanas
alfabetização
educação libertadora
emancipação
escola
projetos educativos
emancipatory
liberating education
literacy
school
educational projects
title_short Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal
title_full Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal
title_fullStr Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal
title_full_unstemmed Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal
title_sort Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal
author Fernandes, Sônia Regina de Souza
author_facet Fernandes, Sônia Regina de Souza
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8237828652738502
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0233489763906464
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Sônia Regina de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv M.B.Fernandes, Cleoni
contributor_str_mv M.B.Fernandes, Cleoni
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
alfabetização
educação libertadora
emancipação
escola
projetos educativos
emancipatory
liberating education
literacy
school
educational projects
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização
educação libertadora
emancipação
escola
projetos educativos
dc.subject.eng.fl_str_mv emancipatory
liberating education
literacy
school
educational projects
description Esta tese é o resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido na Escola da Ponte de Portugal, sob o título Projetos Educativos Escolares e Práticas Alfabetizadoras Emancipatórias: os ‘contributos’ da Escola da Ponte de Portugal. No que diz respeito à dimensão empírica, a abordagem metodológica adotada para realizar este estudo configurou-se como Estudo de Caso do Tipo Etnográfico, a qual concretizou-se por processos de observação sistemática e, em alguns casos, participativa do cotidiano da escola (no período que compreendeu set/2006 a fev/2007), por entrevistas realizadas com diferentes sujeitos deste projeto, e pela análise de documentos que configuram o projeto pedagógico da escola, tais como o Projeto Educativo Fazer a Ponte, o Contrato de Autonomia e de documentos legais emanados do Ministério da Educação Português. A questão central gira em torno do que está na base de projetos educativos escolares emancipatórios, e quais condições/contextos facilitam ou não a sua existência, e como recorte, o processo/p
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2083
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2083/1/SoniaReginadeSouzaFernandesEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 466eae33f37e3e0ea7ce2bae302571c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220850367201280