A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio do Sinos
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Escola de Humanidades
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2066 |
Resumo: | No presente estudo tomei como foco a formação inicial de professores de Matemática. Considerei os estudos que vêm evidenciando fragilidades nessa formação no que se refere à articulação entre teoria e prática, ao mesmo tempo em que identifico influências do movimento relacionado ao professor-investigador. No Brasil, esse movimento se instalou significativamente na década de 90, tanto em termos de formação inicial como continuada. No caso específico da Licenciatura em Matemática, problematizei a possibilidade da pesquisa, como atitude epistemológica, interferir na formação dos estudantes, através da melhor articulação da teoria com a prática. Considerei a legislação vigente e a reformulação curricular por ela desencadeada, no ano de 2004, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), como iniciativas de superação desta dicotomia no campo da formação de professores e tomei esse contexto como campo de pesquisa. No intuito de ampliar essa reflexão, cotejei os dados com a realidade argentina, favorecida por |
id |
USIN_fb4b648fa0314c084f5b91a80f9c6197 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2066 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:14:59Z2015-03-04T21:14:59Z2007-10-29Made available in DSpace on 2015-03-04T21:14:59Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 29No presente estudo tomei como foco a formação inicial de professores de Matemática. Considerei os estudos que vêm evidenciando fragilidades nessa formação no que se refere à articulação entre teoria e prática, ao mesmo tempo em que identifico influências do movimento relacionado ao professor-investigador. No Brasil, esse movimento se instalou significativamente na década de 90, tanto em termos de formação inicial como continuada. No caso específico da Licenciatura em Matemática, problematizei a possibilidade da pesquisa, como atitude epistemológica, interferir na formação dos estudantes, através da melhor articulação da teoria com a prática. Considerei a legislação vigente e a reformulação curricular por ela desencadeada, no ano de 2004, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), como iniciativas de superação desta dicotomia no campo da formação de professores e tomei esse contexto como campo de pesquisa. No intuito de ampliar essa reflexão, cotejei os dados com a realidade argentina, favorecida porIn the present study I took as focus the initial formation of teachers in Mathematics. I considered the studies that have evidenced fragilities in this formation, related to the link between practical theory and, at the same time where I identify influences of a related movement to the professor-investigator. In Brazil, this movement was settled significantly in the 90’s, as much in terms of initial formation as a continued one. In this specific case of Major in Mathematics, I problemized the possibility of the research, as an epistemological attitude, to interfere with the formation of students, through the best link of theory with practice. I considered the current law and the curricular reformularization which was unchained by it, in the year of 2004, at the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), as an initiatives to overcome this dichotomy in the field of formation of professors and took this context as field of research. Intending to extend this reflection, I compared the data with the realityCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorWolff, Rosanehttp://lattes.cnpq.br/3925410895884455http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Lucarelli,ElisaCunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e práticaCiências Humanasformação de professoresmatemáticapesquisateoria-práticaformation of teachersmathematicsresearchpractical theoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2066info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALformacao inicial.pdfformacao inicial.pdfapplication/pdf470119http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2066/1/formacao+inicial.pdf4bfe54bf94dd5a54419ec32a3526c224MD51UNISINOS/20662015-03-10 11:28:28.506oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2066Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:28:28Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática |
title |
A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática |
spellingShingle |
A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática Wolff, Rosane Ciências Humanas formação de professores matemática pesquisa teoria-prática formation of teachers mathematics research practical theory |
title_short |
A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática |
title_full |
A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática |
title_fullStr |
A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática |
title_full_unstemmed |
A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática |
title_sort |
A formação inicial de professores de matemática: a pesquisa como possibilidade de articulação entre teoria e prática |
author |
Wolff, Rosane |
author_facet |
Wolff, Rosane |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3925410895884455 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0157149133885713 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wolff, Rosane |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Lucarelli,Elisa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
contributor_str_mv |
Lucarelli,Elisa Cunha, Maria Isabel da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas formação de professores matemática pesquisa teoria-prática formation of teachers mathematics research practical theory |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores matemática pesquisa teoria-prática |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
formation of teachers mathematics research practical theory |
description |
No presente estudo tomei como foco a formação inicial de professores de Matemática. Considerei os estudos que vêm evidenciando fragilidades nessa formação no que se refere à articulação entre teoria e prática, ao mesmo tempo em que identifico influências do movimento relacionado ao professor-investigador. No Brasil, esse movimento se instalou significativamente na década de 90, tanto em termos de formação inicial como continuada. No caso específico da Licenciatura em Matemática, problematizei a possibilidade da pesquisa, como atitude epistemológica, interferir na formação dos estudantes, através da melhor articulação da teoria com a prática. Considerei a legislação vigente e a reformulação curricular por ela desencadeada, no ano de 2004, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), como iniciativas de superação desta dicotomia no campo da formação de professores e tomei esse contexto como campo de pesquisa. No intuito de ampliar essa reflexão, cotejei os dados com a realidade argentina, favorecida por |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-10-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:14:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:14:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2066 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2066/1/formacao+inicial.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4bfe54bf94dd5a54419ec32a3526c224 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797220850329452544 |